Dica de filme: Nausicaä do Vale do Vento | Cine Coletivo Studio Ghibli 1/22

Dica de filme: Nausicaä do Vale do Vento | Cine Coletivo Studio Ghibli
Nausicaä do Vale do Vento | Ano: 1984 | País: Japão | Duração: 117 minutos | Classificação indicativa: 12 anos.

Em um futuro onde o ecossistema da Terra foi destruído e os humanos vivem em pequenas populações e impérios, o Mar da Corrupção, uma floresta tóxica habitada por plantas e insetos gigantes, cresce cada vez mais. Nausicaä, a carismática princesa do Vale do Vento, tenta descobrir mais sobre a floresta nociva aos humanos e salvar seu povo de reinos vizinhos.
Dica de filme: Nausicaä do Vale do Vento | Cine Coletivo Studio Ghibli

Não, esse filme não pertence ao Studio Ghibli, na verdade, ele estreou um ano antes de o Studio Ghibli ser lançado, mas Nausicaä do Vale do Vento teve o que futuramente os filmes da Ghibli também teriam: uma estética encantadora, assuntos importantes sendo abortados de forma leve e os fundadores do Studio Ghibli: Hayao Miyazaki (direção, roteiro) e Isao Takahata (produção).

Devo dizer que esse filme me surpreendeu muito, comecei ele sem nenhuma expectativa e o terminei chocada, com um sorriso no rosto e quase chorando.

Acontece que ele me surpreendeu de várias formas, 1) a própria protagonista, que apesar da época em que o filme foi lançado, ela é uma guerreira cheia de coragem e curiosidade, disposta a lutar pelo que acredita e por aqueles que ela tem de proteger. 2) o tema abordado e a lição no final do filme: ter empatia é mais importante que ter armas de guerra. 3) é um filme atemporal tanto pelo tema abordado quanto por sua estética fantasiosa que nem dá para dizer que é uma animação de 1984.
Dica de filme: Nausicaä do Vale do Vento | Cine Coletivo Studio Ghibli
Com uma arte muito bonita em uma paleta de cores em tons mais frios, Nausicaä do Vale do Vento é um filme perfeito para todas as idades (com exceção dos menores de 12 anos), que fala sobre medo, ódio, amor, empatia e que mostra como o medo pode nos deixa cegos e é nocivo para todos, e como a empatia e curiosidade pelo desconhecido são importantes em tempos difíceis. É perfeito para assistir em tempos como os que estamos vivendo atualmente e refletirmos sobre o assunto.


Comentários

  1. Parece ser ótimo fiquei curiosa agr !! Beijosss

    Segredosdamarii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oie, não sou muito fã de filmes de animação, mas adoro me surpreender também. Parece ser o típico filme que você nem colocava tanta expectativa, mas que quando acaba você fica sem entender, rs.
    Adorei saber também que o filme aborda temas tão importantes para o ser humano no geral. Vale a reflexão, sem dúvidas.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ok, eu ando uma vergonha com a minha metade ver todos os filmes do Estúdio Ghibi, mas pretendo mudar isso em breve. Esse eu ainda não assisti, mas tenho certeza que é lindo, assim como todos que esse estúdio encantador faz <3

    ResponderExcluir
  4. Gente pelas poucas imagens que vi, já amei o traço do desenho. Irei dar uma olhada, ainda não o conhecia.

    ResponderExcluir
  5. eu não sou muito fã, mas quem gosta vai adorar. Já tentei assistir nesse estilo, mas não consegui me prender (desenhos no geral haha)

    ResponderExcluir
  6. Esse tipo de animação não é muito meu estilo, mas pela resenha pareceu ser bem interessante, vou por na minha lista de filmes para assistir e nesse período que estamos passando será bom conhecer novos filmes ^.^

    ResponderExcluir
  7. Oi! Tudo bom?

    Primeiro de tudo: me conta como eu faço pra participar do Cine Coletivo! Adorei demais a ideia.
    Eu não conhecia essa filme, mas ele realmente parece perfeito para assistir durante esse período de pandemia mundial: precisamos aprender a ter mais empatia e cuidar uns dos outros! Obrigada pela indicação.
    Abraços,
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!!!
      Gi, fico feliz que tenha gostado da ideia do projeto! Para participar é só entrar no grupo https://www.facebook.com/groups/587007735184068/ ♥
      Acho que eu sou suspeita para falar, pois amei demais esse filme, mas sim, ele é perfeito para ser assistido no momentos que estamos vivendo. Acho que você vai gostar desse filme :)

      abraços

      Excluir
  8. Qualquer hora eu vou fazer uma maratona de filmes do estúdio Ghibli. Nunca assisti nenhum, acredita? Quem sabe começo por esse :)

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar muito neste estúdio, mas nunca assisti nenhum filme ou desenho deles. Gosto de ver filmes com lição de moral, que nos fazem pensar e nos motiva a sermos melhores. Este filme parece ser assim.

    ResponderExcluir
  10. Só de olhar o trailer, vejo que é uma animação MUITO boa em questão de qualidade de imagem, pela época que foi lançada.
    Muito legal saber que ele aborda tópicos importantes e que a personagem principal é forte! Adoro filmes assim.

    ResponderExcluir
  11. Tô comentando com o rosto meio tampadinho de vergonha porque não consegui assistir NENHUM filme pro Cine Coletivo ainda... Mas não desisti, uma hora sai, hahaha!
    Eu nunca tinha ouvido falar desse, mas achei a estética realmente bem similar aos Ghibli... E que traço lindo, o da animação! Dá pra ficar encantada só de ver imagem, imagina em movimento. Adorei saber que tem toda uma lição sobre empatia, fiquei curiosa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Os comentários serão respondidos o mais rápido possível.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥