TAG dos 50% | os melhores e piores de 2019

Chegou aquela época do ano de fazer um balanço geral e repensar no que já foi lido até agora. Chegou a hora de responder a TAG dos 50%!

A maldição que recaiu sobre a minha pessoa em 2018 continua firme forte. Parece que quanto mais eu leio mais fica difícil ser cativada pelas histórias, por mais interessada que eu esteja com o tal livro em um primeiro momento. Nesse primeiro semestre de 2019 li bem mais livros do que eu esperava,  mas nenhuma dessas leituras foi extraordinária, na verdade, só uma delas me fez querer devorar o livro, por isso nem tenho resposta para algumas das quinze perguntas dessa TAG. Mas vamos lá.

Leia também: TAG dos 50% | os melhores e piores de 2016 TAG dos 50% | os melhores e piores de 2017
1. O melhor livro que você leu até agora, em 2019.
O Auto da Maga Josefa da Paola Siviero. Uma boa leitura para passar o tempo, na verdade, enquanto eu o lia nem via o tempo passar, fora que em meio a tantas leituras gringas, foi muito bom ver um pouco dos mitos, da cultura e linguajar brasileiros, especialmente a cultura do nordeste.

Toninho é um jovem caçador de demônios que com a ajuda da misteriosa da Maga Josefa, viaja pelas estradas áridas do Nordeste atrás de criaturas malignas. Em meio a vampiros, fantasmas, chupa cabras e outras criaturas, Toninho e Josefa terão que enfrentar seus próprios demônios enquanto tentam confiar um no outro.

2. A melhor continuação que você leu até agora, em 2019.
O Labirinto de Fogo do Rick Riordan. Esse livro me fisgou de uma forma maravilhosa, me fez rir e chorar horrores, fora que O Labirinto de Fogo é muito melhor que A Profecia das Sombras (que não foi lá essas coisas).

A jornada do ex-deus Apolo continua, para voltar a ser o glorioso deus do sol ele precisa, com a ajuda da jovem semideusa Meg McCaffrey e outros amigos, descer até o labirinto de Dédalo e impedir que o terceiro imperador destrua um dos oráculos.

Leia também: 5 motivos para ler O Oráculo Oculto, de Rick Riordan

3. Algum lançamento do primeiro semestre que você ainda não leu, mas quer muito.
Vilão da V. E. Schwab. Gosto bastante da escrita da Schwab e fiquei bem animada quando vi que esse livro estava sendo lançado.

Vilão é sobre dois ex melhores amigos e atuais inimigos, Eli e Victor, um tem a missão de eliminar todas as pessoas ExtraOrdinárias, já o outro caça seu inimigo em busca de vingança e um encontro onde apenas um dos dois deve sobreviver.
“Uma história sobre ambição, inveja, desejo e superpoderes” *
4. O livro mais aguardado do segundo semestre. 
A Conjuring of Light o terceiro livro da trilogia Tons de Magia da V. E. Schwab. A editora tinha dito que ele iria ser lançado no primeiro semestre do ano, mas até agora nada, então acredito que ele será lançado nessa segunda parte de 2019. Vamos torcer.

5. O livro que mais te decepcionou esse ano. 
Magia de Papel. Não que eu tenha achado o livro ruim, mas ele não é nada do que eu esperava que fosse. Não gostei da forma rápida com que a paixão da protagonista por outro personagem se formou, achei isso forçado, mas amei a magia abordada no livro.

Em um mundo onde magos podem controlar elementos criados por humanos (metal, papel, plástico e etc...) Ceony Twill sempre sonhou em poder enfeitiçar o metal mas sem querer teve que o escolher à Dobradura, a mais inofensiva das magias, a magia de papel. Com a ajuda do Mago Emery Thane, um professor excêntrico e bondoso, Ceony logo se surpreende ao ver que a magia de papel não é bem o que ela esperava, mas seus estudos são interrompidos quando a jovem estudante precisa enfrentar uma Excisora – praticante da proibida magia negra, aquela que usa o corpo humano – para salvar alguém querido.

6. O livro que mais te surpreendeu esse ano.
A Hora da Estrela da Clarice Lispector. Não me surpreendeu pela história mas pela escrita da autora, que é tão sublime e carregada de sentimentos. Agora eu entendo o porque falam tão bem da autora.

"A história da nordestina Macabéa é contada passo a passo por seu autor, o escritor Rodrigo S.M. (um alter-ego de Clarice Lispector), de um modo que os leitores acompanhem o seu processo de criação. À medida que mostra esta alagoana, órfã de pai e mãe, criada por uma tia, desprovida de qualquer encanto, incapaz de comunicar-se com os outros, ele conhece um pouco mais sua própria identidade. A descrição do dia-a-dia de Macabéa na cidade do Rio de Janeiro como datilógrafa, o namoro com Olímpico de Jesus, seu relacionamento com o patrão e com a colega Glória e o encontro final com a cartomante estão sempre acompanhados por convites constantes ao leitor para ver com o autor de que matéria é feita a vida de um ser humano."*

7. Novo autor favorito (que lançou seu primeiro livro nesse semestre, ou que você conheceu recentemente).
Para um autor se tornar meu favorito eu tenho que ler pelo menos dois livros dele, isso não aconteceu com nenhum autor que conheci recentemente.

8. A sua quedinha por personagem fictício mais recente.
Não tive nenhuma quedinha por personagem fictício recentemente.

9. Seu personagem favorito mais recente.
Nid do livro Sobreviventes do Holandês Voador do autor Brian Jacques. Apesar de não ter gostado muito do livro, gostei bastante do Nid, um cachorro inteligente carismático e melhor amigo do protagonista da história.

Sobreviventes do Holandês Voador narra a história de dois amigos inseparáveis, Ban e Nid, um garoto mudo desde que nasceu e um cachorro de rua. Depois que eles foram os únicos sobreviventes do naufrágio do temível Holandês Voador eles ganharam uma missão: ajudar quem estiver precisando.
10. Um livro que te fez chorar nesse primeiro semestre. 
De novo, O Labirinto de Fogo. Só de lembrar dele já dá vontade de chorar novamente...

11. Um livro que te deixou feliz nesse primeiro semestre. 
Rainha do Ar e da Escuridão da Cassandra Clare. Eu tenho uma relação de amor e ódio com os livros da Cassandra, mas sempre que algum livro dela é lançado eu fico empolgada para ler. Não foi diferente com Rainha do Ar e da Escuridão, que é a minha leitura atual, aliás.

Na conclusão da trilogia Os Artifícios das Trevas, Emma e Julian tentam lidar com seu amor proibido capaz de destruir tudo que amam. Enquanto ambos junto com a família Blackthorn e amigos lidam com o luto, ao mesmo tempo em que os feiticeiros adoecem cada vez mais por uma doença misteriosa, os caçadores de sombras correndo o risco de entrarem em uma guerra civil e o Reino Unseelie estando em posse do Volume Negro e uma arma capaz de destruir o mundo dos caçadores de sombras.

Leia também: Resenha | Dama da Meia-Noite e Resenha | O Senhor das Sombras

12. Melhor adaptação cinematográfica de um livro que você assistiu até agora, em 2019.
Posso estar enganada mas acho que esse ano não assisti nenhuma adaptação de livro que já tenha lido.

13. Sua resenha favorita desse primeiro semestre (escrita ou em vídeo).
Até agora, eu só consegui publicar uma resenha, que foi a do livro A Noite das Bruxas da Agatha Christie, mas a resenha está bem legal, modéstia a parte.

14. O livro mais bonito que você comprou ou ganhou esse ano.
Tiger Lily da Jodi Lynn Anderson. Acho muito bacana o trabalho gráfico dos livros da editora Morro Branco e a edição física de Tiger Lily é tão caprichada visualmente falando que dá até orgulho.

Antes de Wendy Darling chegar a Terra do Nunca, o coração de Peter pertencia a Tiger Lily, a rebelde e temida menina com penas de corvos em seus cabelos. Tiger Lily não acreditava em histórias de amor até conhecer Peter, o líder impulsivo e corajoso dos garotos perdidos, os mais temíveis habitantes da ilha. Tiger Lily estava disposta a arriscar seu futuro com sua família para ficar com Peter, até que Wendy muda a forma como Tiger Lily enxergava as coisas.
15. Quais livros você precisa ou quer muito ler até o final do ano?
Tem vários, mas vou citar quatro livros que eu já tenho aqui comigo: Drácula, A Abadia de Northanger, O Mágico de Oz e Eragon.

♦♦♦

Me conta aí nos comentários como foi para você o primeira semestre de 2019 no quesito leituras? Qual foi a sua favorita?

*: fonte: Skoob

11 Comentários

  1. No quesito leituras fui péssima, to com uma lista enorme de livros pra ler e ainda não consegui.
    Preciso mudar isso rs.

    Beijos

    camilaporai.com.br

    ResponderExcluir
  2. Achei ótima a ideia dessa tag, é uma boa maneira de criar um diário das nossas leituras. Vilão - V.E. SCHWAB já li alguns comentários bem positivo sobre o livro e o que li até agora da autora gostei bastante. Li o primeiro livro da trilogia Tons de Magia e já quero ler os dois últimos volumes.

    Alguns dos livros da sua lista não conhecia e fiquei curiosa, vou dar uma olhadinha depois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho, adoro essa TAG!
      Fico feliz que tenha ficado curiosa com alguns dos livros, espero que leia eles e goste ♥

      Excluir
  3. Essa tag é muito bacana! Nos proporciona conhecer muitos livros.Eu nesse primeiro semestre tenho lido livros de comentários bíblico!

    ResponderExcluir
  4. Neste primeiro semestre de 2019 não li nada que me surpreendesse, apesar de ler um livro por semana. Reli pela terceira vez o “Maestria” de Robert Greene que é um dos meus livros favoritos e estou neste momento a acabar o “Isto é Marketing” de Seth Godin, que aguardei ansiosamente que fosse traduzido para português, contudo, não estou surpreendido. O teu post fez-me perceber que está na altura de variar um pouco nos géneros literários, e devo dizer que fiquei bastante curioso com o “O Auto da Maga Josefa”, fez-me lembrar o imaginário do Neil Gaiman.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sonho é conseguir ler um livro por semana!
      Não conheço esses livros que você citou mas fiquei curiosa em relação a eles.
      É sempre bom sair da nossa zona de conforto e dar uma variada nos gêneros literários que costumamos consumir.
      Recomendo muito O Auto da Maga Josefa, é ótimo para passar o tempo além de bem bem divertido.

      Excluir
  5. Adorei ver as suas respostas pra essa TAG! Estou lendo Vilão e curtindo bastante.Espero que consiga ler todos os livros que pretende até o final do ano! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Vilão parece ser ótimo, estou louca para ele *-*
      Obrigada! ♥

      Excluir
  6. Olá sou nova por aqui prazer já me inscrevi no seu blog fique a vontade p da passada no meu bjsss

    ResponderExcluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Os comentários serão respondidos o mais rápido possível.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥