5 motivos para ler A Corrida de Escorpião 🏇

motivos para ler A Corrida de Escorpião - Maggie Stefvater
Thisby é uma pequena ilha onde todo fim de ano cavalos d’água emergem do oceano machucando ou até matando os desavisados que estiverem em seu caminho. Esses cavalos são capturados para participarem da Corrida de Escorpião, a corrida mortal para muitos e que gera lucro para a ilha por atrair muitos turistas.

Os jovens Puck Connolly e Sean Kendrick vão participar da corrida neste ano. Puck é a primeira mulher a competir na corrida. Sean já venceu a corrida por quatro vezes e é considerado o melhor domador de cavalos d’água da ilha. Ambos precisam vencer neste ano, mas só um deles pode fazer isso.

A Corrida de Escorpião | Autora: Maggie Stiefvater | Verus Editora | 378 páginas | Skoob
“Hoje é o primeiro dia de novembro, portanto alguém vai morrer.” página 9

Motivo 1. É um livro único

Ou seja, começo, meio e fim em um único livro. Você não vai precisar comprar mais dois, três ou até mais livros para saber o final dessa história, você não vai ver o autor enchendo linguiça ou viajando na maionese e se perdendo na própria história. Por isso que cada vez mais gosto tanto de livros únicos ♥

E a própria autora já disse que não pensa em dar uma continuação para esse livro, mesmo alguns fãs pedindo tanto.

2. A Ambientação

Maggie Stiefvater gosta de trabalhar com mitologias diferentonas ou pouco conhecidas e esse é um dos motivos pelo qual essa é uma das minhas autoras favoritas. A mitologia que ela resolve escrever sobre, sempre me surpreende, seja com florestas cujas árvores falam latim, ou lobisomens que se transformam no inverno ou então no caso de A Corrida de Escorpião onde são abordados cavalos carnívoros que vivem no mar.

Essa lenda é europeia, tem várias versões diferentes e com nomes complicados. Na Escócia esses cavalos são chamados de kelpies, na Irlanda de aughisky e glashtin na Ilha de Man, por exemplo.

Na versão da Maggie esses cavalos são chamados de capall uisce. Eles são maiores, mais rápidos e fortes que cavalos comuns, eles saem do mar quando este está agitado por conta das tempestades de outubro e novembro e tudo que querem é voltar para o oceano (depois de as vezes fazerem umas refeições na terra, comendo animais de fazenda ou humanos).
“Esses não são cavalos comuns. Cerque-os de encantos, esconda-os do mar, mas hoje, na praia, não dê as costas a eles.” página 10

3. É um livro sobre personagens e não sobre a fantasia

motivos para ler A Corrida de Escorpião - Maggie Stefvater
Fantasia é o meu gênero literário favorito e por isso gosto de ver autores lidando com a fantasia de modos diferentes. O elemento mágico em A Corrida de Escorpião são os capall uisce e por mais que tudo que aconteça na vida dos personagens (durante o livro) seja por causa desse elemento mágico a fantasia não é o foco da história e sim os personagens com seus problemas. Digamos que os capall uisce sejam apenas o pano de fundo da história.

E se tem outra coisa que amo na escrita da Maggie Stiefvater são os personagens. Dos protagonistas até os personagens secundários, são todos complexos, cheios de vida, com personalidades e histórias únicas. Até os cavalos tem uma personalidade própria.

Puck é teimosa, durona, tem a língua afiada, gosta de ficar reclamando dos outros mas está sempre disposta a ajuda-los, e claro, por ser a primeira mulher a disputar a corrida precisa lidar com a intimidação de muita gente (homens em suas maioria) sendo contra essa ideia, chegando até a alegar que a garota vai trazer má sorte para a ilha ou irritar os espíritos mesmo que não tenha nenhuma regra que impeça uma mulher de participar da corrida. Já o Sean é uma pessoa de poucas palavras, ele é visto como distante e frio pelas outras pessoas e até mesmo tenta afasta-las de sua vida (o que me fez lembrar um pouco o Ronan Lynsh) mas é sensível e gentil com quem ama (é muito bonitinho ver o relacionamento que ele tem com o Corr, um capall uisce).

O livro é narrado em primeira pessoa pela Puck e o Sean e é muito legal ver como cada um deles tem uma voz própria. Mesmo que não tivesse um aviso mostrando quem é o narrador daquele capítulo daria para saber quem está narrando.

4. O Romance

Eu tenho certa dificuldade em gostar de romance em livros de fantasia. Não gosto desses romances doces e enjoativos em livros de fantasia já que na maioria das vezes os autores fazem os personagens deixarem de viver suas vidas para enfiar eles em um triângulo amoroso ou em um romance impossível.

E foi por isso que eu amei o romance em A Corrida de Escorpião, porque ele é sutil e natural. Ele não começa do nada e nem é o foco nas vidas dos personagens já que os dois tem coisas mais importantes para se preocupar no momento. Não tem como não shippar os dois protagonistas.

5. Emocionante na medida certa

Quando digo isso quero dizer que ele me emocionou MUITO. A Corrida de Escorpião me deixou curiosa para saber qual seria o desfecho da história, com raiva de alguns personagens, triste ou orgulhosa com outros personagens, dei algumas risadas com o senso de humor e comentários da Puck e chorei no final da história que me surpreendeu, por mais previsível que ela tenha sido. A Corrida de Escorpião me prendeu tanto que nem parei para criar teorias ou qualquer coisa do tipo. Os livros da Maggie tem esse efeito sobre a minha pessoa ♥

“Ninguém lhe contou que a dor vive nestas areias, cavada e regada com nosso sangue?” página 98
motivos para ler A Corrida de Escorpião - Maggie Stefvater
E aí, já leu ou ouviu falar desse livro? Já leu alguns livro único esse ano?

Postar um comentário

12 Comentários

  1. Eu amo posts assim, onde a "resenha" é feita num outro formato. Não conhecia o livro, mas só pela sinopse eu já fiquei curiosa.
    Alguns dos meus livros preferidos tratam justamente sobre os personagens, seus sentimento e como lidam com a vida, e não sobre o a situação ou local no qual eles estão. É fascinante *-*
    beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de "resenhas" nesse estilo!
      Fico feliz que tenha se interessado pelo livro! Ele é ótimo, acho que você iria gostar dele :)

      beijo!

      Excluir
  2. Oii! :)
    Não conhecia o livro, mas adorei a história! Também tenho dificuldade em gostar de juntar o romance com a fantasia, porque muitas autores sempre deixam um lado mais fraco e estraga a história. Então, com certeza, esse é um ponto para adicioná-lo a minha lista! *-*

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é! Em muitos casos os autores não conseguem conciliar o romance com um outro gênero :/
      Fico feliz que tenha se interessado pelo livro!

      beijo!

      Excluir
  3. Olá!

    Não conhecia este livro, mas digo que ao ver, a capa já me encantou hehe aliás, foto lindaaaa! Parece ser uma leitura diferente viu, pelo menos dos que eu estou acostumada a ler; achei bem interessante, já irei procura-lo hahah Parabéns pelo post <3

    Bjss

    ResponderExcluir
  4. Algo que eu procuro muito: livros únicos de e realmente bons. Pronto, acho que encontrei o termômetro pra me indicar o que ler agora kkk essa ênfase nos personagens e não inteiramente na magia da historia me faz querer ler, porque se embasa como se fosse algo real e não mostrando pra gente que aquilo não existe e é apenas uma historia, traz mais realismo. Vou procurar agorinha pra comprar o quanto antes, agradeço pela indicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livros únicos são tudo de bom ♥
      Fico feliz que tenha se interessado pelo livro, ele é ótimo! Espero que quando o ler, você goste dele :)

      beijos!

      Excluir
  5. Adorei seu estilo de resenha, ficou muito legal, parabéns! Eu não conheço nenhum livro com essa temática, parece ser bem único mesmo, interessante focar nos personagens e não ter uma continuação em um próximo livro, adorei! Kissus

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho gostado muito de ler livros únicos... Ando lendo pouco, e pensar que vai precisar de mais de um volume pra conhecer a história desanima um pouco mais... Esse ponto já me animou! Também já gostei bastante da personalidade da Puck pela sua descrição, ela parece ser super forte e queria "conhecê-la"!

    Acho que nunca tinha ouvido falar dele, fiquei curiosa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, acaba desanimando demais saber que tal livro faz parte de uma série. Eu tenho sentido cada vez mais preguiça de começar trilogias ou séries de livros hehehe
      A Puck é fantástica! É uma ótima protagonista feminina.
      Fico feliz que tenha ficado curiosa com o livro :)

      beijos!

      Excluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Os comentários serão respondidos o mais rápido possível.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥