Desafios literários para 2019 + TBR Maratona Literária de Verão (#MLVAllStar) 📚

quinta-feira, janeiro 03, 2019

Desafios literários para 2019 + TBR Maratona Literária de Verão (#AllStar)
Começo de 2019, aquela época maravilhosa onde eu fico animada criando metas e desafios para daqui alguns meses eu esquecer que criei elas... Como 2018 foi uma decepção no quesito leituras (basicamente, em 2017 eu dei um passo para frente e em 2018 dei dois passos para trás), eu vou fingir que ele não existiu e maneirar nos desafios literários de 2019. Me propus vários desafios mas que não é nada que vai exigir muito de mim, só força de vontade e um pouco de pesquisa.

E já que janeiro é a época em que eu me sinto mais animada para ler também decidi participar de uma maratona literária para tentar ler mais do que eu andei lendo nos últimos meses, estou confiante com isso.

Desafios literários para 2019:

Ler pelo menos 6 livros clássicos. Já tem um tempo que tenho tentado ler mais livros clássicos, eu sou curiosa e gosto de entender o porque tal livro se tornou um clássico ou o porque dele ser tão comentado. Para 2019 estou de olho nos clássicos da editora Zahar e os da DarkSide (eu tenho uma queda por livros de capa dura).

Ler pelos menos 6 livros nacionais. A meta de 2018 era ler pelo menos 12 nacionais, meta essa que foi fracassada com sucesso. 6 livros não é muito mas já vai ser mais livros nacionais do que li em 2018.

Um livro de um autor (a) egípcio. Pedi para a minha irmã me propor um desafio e essa foi a escolha dela. Ainda não parei para pesquisar sobre autores egípcios, mas gostei bastante da ideia e ela nos leva ao próximo desafio.

Ler mais livros de autores não estadunidenses. Eu tenho assistido várias séries não estadunidenses mas se tratando de livros admito que dou pouca atenção para o país de onde cada autor é e não duvido nada de a maioria dos autores que já li são norte-americanos. Vou ter que pesquisar sobre os autores antes de sair comprando os livros mas acho que vai ser uma experiencia legal.

Ler pelo menos 2 livros em espanhol. O último desafio e talvez o mais difícil. Nunca li nenhum livro em espanhol mas preciso me desafiar a isso e sair da minha zona de conforto. Me desejem sorte.

TBR Maratona Literária de Verão (#AllStar)

Desafios literários para 2019 + TBR Maratona Literária de Verão (#AllStar)
Todo ano o Victor Almeida do Geek Freak faz uma maratona literária de verão, onde a proposta é aproveitar as férias e ler mais livros. A maratona vai acontecer do dia 5 ao dia 19 de janeiro e vai ter alguns desafios, como uma roleta onlite que vai sortear quais gêneros de livros que o participante da maratona deve ler nessas duas semanas e os níveis de dificuldade, que são: Principiante (dois livros durante a maratona), Intermediário (quatro livros) e Hardcore (seis livros). Para saber mais sobre a maratona esse é o vídeo do Victor explicando tudo.

Eu decidi que não vou usar a roleta para decidir os gêneros que vou ler (só quero ler os livros que estão encalhados na minha estante, mesmo) e que o meu nível de dificuldade vai ser o Intermediário, ou seja, quatro livros para serem lidos durante essas duas semanas que são:

O Corcunda de Notre Dame - Victor Hugo. Nunca assisti o filme da Disney inspirado nesse livro então não sei bem o que esperar mas essa capa é tão linda e é um clássico ♥

O auto da maga Josefa - Paola Siviero. Um livro nacional ♥ Ouvi falar desse livro esses dias e achei a proposta dele tão legal (pelo que entendi é uma fantasia que se passa no nordeste) que quero ler o mais rápido possível.

Nêmessis - Agatha Christie. Esse e o próximo livro da lista estão na minha estante desde 2017 e desde então venho enrolando para ler eles mas acredito que essa vai ser uma leitura interessante.

Sobreviventes do Holandês Voador - Brian Jacques. Encontrei esse livro no Sebo, nunca tinha ouvido falar dele mas gostei tanto do título e do trabalho gráfico no interior dele que trouxe para casa. Espero que a história seja tão boa quanto a aparência do livro é.

Ah, não falei sobre o que esses livros são pois nem eu sei e pretendo descobrir lendo eles. Mas me conta, já criou suas metas/desafios literários para 2019? Pretende ler algum livro especifico esse ano?

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

16 comentários

  1. Que bacana!
    Adoro esse tipo de coisas de desafios e tals, espero que você consiga cumprir.
    Vou ficar acompanhando daqui! Beijão.

    ResponderExcluir
  2. Adorei seus desafios, nunca parei para pensar na nacionalidade dos autores que leio, isso me deixou muito intrigada kkkk

    Também aproveitei janeiro pra entrar em uma maratona e super recomendo, parece que a "competição" consigo mesmo da um gostinho a mais na leitura e quando se pega o embalo, fica quase impossível parar.

    Dos livros da Maratona de Verão, eu só li Nemesis e super recomento, o começo é meio lento, mas o desenvolvimento super compensa!

    http://blink-moments.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esses desafios. Por enquanto estou apenas com a meta de ler 50 livros no ano e ler um terror/thriller todo mês em uma Leitura Coletiva que montei. Acho que o ano vai render bastante! Boa sorte nos desafios e o desejo de sempre: que a maratona não flope! haha

    ResponderExcluir
  4. Eu acabei de postar minha tbr da MLV 2019 no meu canal hehe. Estou muito animada com a maratona, mesmo que eu não consiga ler todos os livros que escolhi. Espero que esse ano seja cheia de leituras incríveis pra você e que consiga cumprir todos os desafios que listou!
    beijos :*

    ResponderExcluir
  5. Amei esse desafio literário. Vou fazer um igual pra ver se consigo ler mais livros esse ano.

    ResponderExcluir
  6. olá!
    Super bacana seu post, esse desafio é bem legal!
    Eu pretendo ler este ano a coleção do Harry Potter, ou pelo menos alguns. kkk
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Eu li muito pouco em 2018, só de pensar eu fico decepcionada, mas foi um ano difícil pra mim, deve ser por isso.
    Fiquei pensando em traçar metas literárias pra esse ano. Acho que vou fazer uma lista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu também adoro desafios! O próprio nome já da um empurrãao para comerçarmos animados e sabendo que podemos com o nosso esforço! Eu achei interessante esse desafio! Para quem já leu vários livros é ótimo que acha coisas novas! Eu to começando a ler livros esse ano! Espero que ganhe um amor por isso também ! Kissus

    ResponderExcluir
  9. O ano de 2018 para mim tbm foi um fiasco na leitura, só li 5 livros o ano todo :(
    Nao fiz metas literárias mas prometi para mim mesma que leria bem mais esse ano.
    Muito legal a maratona literária de verão !
    besitos

    ResponderExcluir
  10. Jornal Informal

    Eu não crio desafios, apenas monto uma lista de livros que preciso ler durante o ano, e até agora já li três livros. Literatura Nacional é maravilhosa, eu simplesmente amo de paixão! Leio muitos enredos escritos por autores brasileiros. Principalmente clássicos (Machado de Assis, Clarice Lispector são meus favoritos), e estou orgulhosa que queira ler tantos livros nacionais, seis já é um grande avanço. Vou desejar Boa Sorte a nós nesse ano de leitura! xD

    ResponderExcluir
  11. Espero que consiga cumprir tudo!! Achei tão legal os desafios que fiquei com vontade de voltar a ativa no mundo da leitura so pra poder fazer eles também

    ResponderExcluir
  12. Ano passado decidi ler mais livros de autores nacionais, não estadunidenses e que abordassem outros tipo de culturas. Esse ano pretendendo continuar e quem sabe tentar sair um pouco da minha zona de conforto literária.
    Quando li Um livro de um autor (a) egípcio fiquei pensando que não conheço nenhum, então estou curiosa pelas suas descobertas.

    ResponderExcluir
  13. Achei tão legal os desafios que fiquei com vontade de voltar a ativa no mundo da leitura preciso de ânimo e foco para voltar a ler algo

    ResponderExcluir
  14. Minhas leituras ano passado foram pouquíssimas e esse ano pretendo mudar isso. Estou pretendo variar os gêneros que leio.Coloquei a Christie na minha meta por sua causa, suas postagens sobre ela no ano passado me fizeram procurar mais sobre e esse não pretendo ler algumas obras dela. Enfim, adorei a sua lista 💗
    Brijos

    ResponderExcluir
  15. Que desafio mais legal! Boa sorte nessa aventura literária! ^^ Eu quero ler mais livros que estão encalhados na estante tem tempo, e mais livros publicados por escritoras (Leia Mulheres). Ao contrário de você, até que li bastante coisa ano passado, e quero manter em 2019. Vams ver se consigo... rs
    Bjks!
    http://mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Boa sorte com as leituras, ano passado tentei me dedicar mas fico sempre sem tempo para ler,, acabei ate deixando uma parceria com uma editora de lado pelo simples fato de não conseguir ter tempo pra fazer as resenhas =/

    Boa sorte!!

    ResponderExcluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Os comentários serão respondidos o mais rápido possível.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥