5 livros mais bem escritos que j√° li ūüďö

terça-feira, novembro 27, 2018

5 livros mais bem escritos que j√° li
Parece f√°cil mas √© bem complicado fazer uma lista de melhores livros que j√° li, que √© diferente de uma lista como 'livros favoritos', afinal, aposto que assim como eu voc√™ j√° deve ter lido e gostado de um livro onde o autor falha em alguma coisa, seja na hora de descrever algo, desenvolver algum coisa ou no uso exagerado de clich√™s. Depois de pensar bastante percebi que para mim, um livro bem escrito √© aquele que prende a minha aten√ß√£o logo no come√ßo, onde os personagens s√£o realistas e bem desenvolvidos, onde o autor √© criativo e descreve o cen√°rio e a trama na medida certa, sem ficar narrando coisas desnecess√°rias ou faltando com informa√ß√Ķes... Agora eu s√≥ consigo me lembrar disso mas os livros que vou citar nesse post se encaixam lindamente nisso que eu acabei de falar.
5 livros mais bem escritos que j√° li

Kindred: Laços de Sangue - Octavia Butler

Kindred foi um dos melhores livros que li esse ano e n√£o √© para menos, a Octavia escreveu Kindred de uma forma simples de se ler, delicada e intensa ao mesmo tempo. Ela escreveu de um jeito que me fez sentir o que a protagonista sentia, medo, ang√ļstia, alivio e at√© mesmo amor e √≥dio por um personagem espec√≠fico. O livro foi escrito nos 70 mas continua sendo muito atual.

Nele a protagonista Danna acaba viajando no tempo para o s√©culo XIX (√©poca onde ainda tinha escravos nos Estados Unidos) e em meio a agress√Ķes f√≠sicas e psicol√≥gicas, Danna e o leitor v√£o aprendendo um pouco sobre como foi viver em uma √©poca que muitos j√° se esqueceram ou subestimam.

Carry On - Raibow  Rowell

Pode releitura de Harry Potter? Pode sim! Carry On foi uma surpresa muito bem vinda para mim, a Raibow simplesmente pegou clichês e estereótipos dos livros de fantasia e os desenvolveu para algo realista, algo que da para acreditar. Simon é O Escolhido que não tem segurança sobre seus poderes, as pessoas colocam expectativas demais em cima dele e como todo adolescente ele se vê confuso em relação a um monte de coisa e só quer que toda essa fase difícil acabe e ele possa viver seu "felizes para sempre". Carry On é um livro cativante, divertido e acima de tudo, surpreendente.

Simon é um bruxo que estuda em uma escola de magia na Inglaterra. Profecias dizem que ele é o escolhido, aquele capaz de derrotar o maior vilão de todos os tempos mas Simon não consegue controlar sua própria magia. Para piorar seu mentor o está evitando, sua namorada termina com ele e seu antagonista e colega de quarto desapareceu, provavelmente para arquitetar um plano para derrotar Simon.

Leia tamb√©m: 5 motivos para ler Carry On

O Assassinato De Roger Ackroyd - Agatha Christie

Em 2017 eu participei do projeto literário 6 meses com a Rainha do Crime e foi bem interessante conhecer essa autora tão famosa. Depois de ler alguns livros que não me surpreenderam tanto, peguei para ler O Assassinato De Roger Ackroyd e meu Zeus, que livro! Mesmo que já suspeitasse da pessoa certa foi uma leitura agradável, envolvente e foi fantástico como a Agatha fez aquela pessoa específica o assassino. Fora que a Rainha do Crime descrevia tudo muito bem sem exagerar ou ficar enchendo linguiça.

Um suicídio e dois assassinados acontecem em uma pequena cidade, as três mortes estão interligadas mas o maior mistérios é a terceira morte. Por que alguém mataria Roger Ackroyd, o homem que era querido por todos? Por sorte na mesma cidadezinha está vivendo o já aposentado Hercule Poirot que decide ajudar a policia em mais um caso.

Leia tamb√©m: Resenha | Um crime quase perfeito em O Assassinato de Roger Ackroyd
5 livros mais bem escritos que j√° li

Emperor of Thorns (Trilogia dos Espinhos) - Mark Lawrence

No caso, estou me referindo mesmo a Trilogia dos Espinhos todo um todo e não só a Emperor of Thonrs.
Esse eu at√© me sinto meio culpada em gostar do protagonista. O Jorg √© uma pessoa terr√≠vel, mas o autor faz com que ele seja um √≥timo personagem, o Mark constr√≥i o personagem t√£o bem que para mim foi imposs√≠vel n√£o simpatizar com ele. √Č claro que isso n√£o diminui as coisas horr√≠veis que o Jorg fez (principalmente no primeiro livro) mas √© muito legal ver o desenvolvimento do personagem, ver o crescimento dele ao longo dos livros, entender os traumas dele e sentir vontade de esfregar a cara dele no asfalto em alguns momentos.

Resumo do primeiro livro para n√£o dar spoilers caso n√£o tenha lido ele ♥: Em meio a um Imp√©rio Destru√≠do, Hon√≥rio Jorg Ancrath o pr√≠ncipe herdeiro, quando crian√ßa presenciou o assassinato de sua m√£e e seu irm√£o mais novo enquanto estava preso em uma roseira-brava, aos 10 anos Jorg foge do reino e se junta a uma irmandade de assassinos, aos quatorze anos, Jorg, agora l√≠der de sua irmandade pretende voltar para casa e reivindicar o que √© seu: seu lugar como herdeiro. J√° que o Rei se casou novamente e a nova Rainha est√° gr√°vida.

Leia tamb√©m: Resenha | Prince of Thorns • Resenha | King of Thorns


Ladr√Ķes de Sonhos (A Saga dos Corvos) - Maggie Stiefvater

De novo, vou me referir a toda a A Saga dos Corvos e n√£o s√≥ a um √ļnico livro.
Meu hobbie favorito é enaltecer esses livros então é claro que eu tinha que colocar eles nessa lista. Assim como a Raibow Rowell, a Maggie simplesmente arrasa na construção de personagens. Nesses quatro livros temos quatro personagens principais, cada um deles com sua própria voz, com sua própria história. Em meio a uma floresta mágica, objetos retirados de sonhos e mulheres médiuns, temos quatro adolescentes que vão crescendo ao longo da história, superando seus medos e na hora certa a autora vai apresentar cada um deles ao leitor, mostrando que as pessoas nunca são realmente aquilo que aparentam. Ronan Lynch é a prova disso.

Os quatro livros giram em torno da busca de Gansey pelo Rei Galês, Glendower, que segundo lendas está adormecido e concederá um desejo a quem o despertar. Em meio a isso Blue Sargent viu o espirito de Gansey o que significa que ele vai morrer dentro de um ano e que talvez ele seja o amor verdadeiro de Blue e se for, ela provavelmente vai acabar matando ele quando beija-lo.
√Č muito dif√≠cil explicar A Saga dos Corvos, mas eu juro que esses quatro livros s√£o fant√°sticos!

Leia tamb√©m: Resenha | Os Garotos Corvos • Resenha | Ladr√Ķes de Sonhos • Resenha | L√≠rio Azul, Azul L√≠rio • Resenha | O Rei Corvo

♦♦♦
Me conta qual é o livro mais bem escrito que você já leu?
Projeto Escrita Criativa

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

2 coment√°rios

  1. Esses dias terminei de ler 'Becos da memória' de Conceição Evaristo, e é um dos melhores livros que li na minha vida, completamente apaixonado.

    www.blogdodeivy.com

    ResponderExcluir
  2. N√£o li nenhum desses, mas gosto do jeito que a Agatha Christie escreve, sou f√£ dos livros dela.

    Beijos

    Camila Por Aí

    ResponderExcluir

• Seu coment√°rio √© muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, √© claro.
• Os coment√°rios ser√£o respondidos o mais r√°pido poss√≠vel.
• Lembre-se: espalhe o amor e n√£o spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥