6 livros Jovem Adulto (Young-Adults) para nos fazer pensar + Dica para economizar nas suas compras online

segunda-feira, abril 23, 2018

Recentemente rolou uma discussãozinha pela internet sobre livros Jovem Adulto (o famoso Young-Adults ou YA) o que me fez ficar pensando em como infelizmente ainda existe muito preconceito nesse mundão literário. Ainda tem pessoas por só ler clássicos se acham melhores do que as que preferem livros contemporâneos ou ainda aqueles leitores que se acham superiores aqueles que não gostam de ler, mas a realidade é que ninguém é melhor que ninguém e qualquer tipo de conteúdo é capaz de nos ensinar algo, até mesmo aqueles livros jovem adulto que não exigem que a gente preste tanta atenção nele para entende-los. Por isso resolvi fazer essa lista com 6 livros Jovem Adulto para nos fazer pensar. Os primeiros quatro livros eu já li e recomendo e os outros dois são livros que quero ler e acho que todos também deveriam.

Ela Não é Invisível - Marcus SedgwickSe já é difícil encontrar diversidade LGBT+ nos livros imagine então encontrar personagens com alguma deficiência física.
Laureth é uma adolescente cega de 16 anos, e seu pai é um autor que tem trabalhado em um livro sobre coincidências, mas nunca consegue termina-lo. De repente seu pai desaparece em uma viagem para a Áustria e seu caderno de anotações é encontrado misteriosamente em Nova York. Acreditando de que algo está errado Laureth decide roubar o cartão de créditos da mãe, "sequestrar" seu irmão de sete anos e partir para Nova York com ele para procurar seu pai.
Eu simplesmente amo esse livro! Com certeza ele é um dos meus favoritos ♥ e é bem interessante ver como a Laureth lida com o fato de ser cega e como as pessoas lidam com isso também.

"Mas eu sabia o que ele estava sentindo, no fundo. Era uma coisa que todos nós sentimos de vez em quando: por que logo eu?" 

Os 13 Porquês - Jay Asher. Hannah Baker cometeu suicídio mas antes gravou os 13 motivos que a fizeram tomar a decisão de colocar um fim em sua vida, cada um desses motivos foi consequência de um ato de alguma pessoa e essas 13 pessoas vão receber essa gravação, ouvi-la e então enviar para o próximo porque da lista. Clay Jensen é o narrador do livro e é um dos 13 porquês, ao longo do livro ele vai descobrir o que aconteceu para aquela garota aparentemente feliz e por quem ele tinha quedinha se suicidar tão de repente.
Provavelmente você já deve ter ouvido falar desse livro ou da série e se está aí pensando que como já assistiu a série não quer ler o livro, pare com isso. Uma coisa legal é que mesmo tendo a mesma essência a série toma alguns caminhos diferentes do livro então dá para se surpreender com os dois. Os 13 Porquês fala acima de tudo sobre bullying, a cultura do estupro e suas consequências.
"É importante estarmos consciente do modo como tratamos os outros. Mesmo que alguém pareça ignorar um comentário casual ou não se deixar afetar por um boato, é impossível saber tudo o que se passa na vida daquela pessoa e o quanto podemos ampliar sua dor."
Com amor, Simon - Becky Albertalli. Simon é uma adolescente que tem bons amigos e um bom relacionamento com sua família mas ele tem um segredo, Simon é gay e sair do armário é um drama que ele não está afim de passar no momento. Simon tem um crush por um garoto misterioso que troca e-mails com ele e se identifica como Blue, e estava tudo ótimo até que um outro garoto da mesma escola descobre a troca de e-mail e passa a chantagear o Simon.
Uma coisa que eu adorei no livro foi como a Becky conseguiu humanizar todos os personagens, até mesmo o Martin, que mesmo fazendo uma coisa horrível que é chantagear alguém ele ainda assim tem sentimentos. De uma forma encantadora a autora levanta questões bem pertinentes como os padrões sociais.
"Branco não devia ser o padrão, assim como hétero não devia ser o padrão. Não devia existir nenhum padrão."
Eu te Darei o Sol - Jandy Nelson. Os gêmeos Noah e Jude competem por tudo, a atenção dos pais, do garoto novo no bairro, uma vaga em uma importante escola de Artes, mas mesmo assim eles são inseparáveis, até que uma tragédia acontece e muda tudo. Agora eles mal conversam entre si, por isso precisam enfrentar os problemas de estar apaixonados sozinhos.
Eu adoro histórias sobre relacionamentos familiares e de uma forma delicada e intensa a Jandy Nelson fala sobre como as pessoas mais próximas de nós são as que mais são capazes de nos machucar.
"Eu não atrai o azar para nós, por mais que tenha me sentido assim. O azar veio sozinho. Ele sempre chega sozinho."
Todos, nenhum: simplesmente humano - Jeff Garvin. Riley é um adolescente de gênero fluido. Em alguns dias, se identifica mais como um menino, em outros, mais como uma menina. Em outros, ainda, como um pouco dos dois. Em meio ao bullying, pressão e angustia Riley decide criar um blog sob o pseudônimo de Alix para falar sobre o que o reprime.
“A primeira coisa que você vai querer saber sobre mim é: sou menino ou menina?”
O Ódio que Você Semeia - Augie Thomas. Starr logo cedo aprendeu com seus pais como pessoas negras devem se comportar na frente de um policial. 1) Não faça movimentos bruscos, 2) deixe sempre as mãos à mostra, 3) só fale quando te perguntarem algo, 4) seja obediente. Um dia Starr e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, Starr esperava que seu amigo assim como ela soubesse das regras para se comportar na frente de policiais mas em um movimento em falso uma arma é disparada e Khalil é morto. Em luto e indignada Starr precisa decidir o que vai fazer já que é a única testemunha de um crime que pode ter um final tão injusto quanto seu começo.

♦♦♦

Falando em livros se você é assim como eu que prefere comprar livros em lojas online (até porque sai bem mais barato) eu tenho uma boa dica para você. O site Cupom Válido reúne e disponibiliza cupons de desconto das principais lojas online e você não paga nada por isso e nem precisa fazer nenhum cadastro.
É bem fácil de conseguir um desconto, é só ir no site Cupom Válido, procurar pela loja que você quer fazer sua compra, clicar nela, escolher qual cupom vai querer usar e clicar em 'clique para ver cupom'. Aí é só copiar o código e colar no seu carrinho de compras. Bem simples, não? Você compra o que quiser na comodidade da sua casa e ainda economiza um pouco :D

♦♦♦

Mas me conta, você gosta de ler livros Jovem Adulto? Já tinha ouvido falar dos livros que citei? Já conhecia o Cupom Válido?

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

20 comentários

  1. Olha, vou confessar que eu amo os YA viu, e olha que é uma horror fã que tá falando isso. Hahaha. Não sei como tem gente ainda com esse preconceito todo, é cada livro lindo e reflexivo que o povo deveria parar para ler antes de ficar de mimimi né? Amei as indicações de livros e ainda mais de saber dessa do Cupom Válido, hohoho, porque tô precisando economizar nos livrinhos. Manda mais dicas assim amore, vou amar ler. Beijão para ti (e que saudade eu estava de ler teu blog omg).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nem como não gostar de YA, né não?
      É triste como algumas pessoas ainda julgam as coisas sem nem conhecer ela, tipo, ficam julgando todo um gênero por causa de UM livro que virou best-seller :/
      Dicas para economizar são sempre bem vindas, né? hahaha Fico feliz que tenha gostado da dica Pri ♥♥

      abraços!

      Excluir
  2. Eu sou apaixonada pelo gênero, tanto que meu blog só tem ele. Adorei a dica. Tem alguns que eu ainda não li e fiquei interessada. Com amor, Simon e perfeito. Ainda não superei a leitura. Eu não conhecia esse site de cupom, mas já tenho interesse kkk
    Amo tanto seu blog <3
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da dica, Anna!
      Com amor, Simon é muito amorzinho né? Também não superei ele ainda.
      Não sabe como fico feliz em ler isso! Obrigada pelo carinho ♥♥

      abraços!

      Excluir
  3. Eu não sabia dessa denominação Young Adult, porque pra mim livro é livro e as pessoas complicando demais e chegam a ser chatas com essa imposição de "Não leio esse tipo de livro ou não assisto esse tipo de programa porque sou inteligente demais pra isso". Aaaaaaa me respeita, pra mim o primeiro sinal de inteligência é a humildade, mas enfim, voltando aos livros hahahaha
    Agora sabendo que existe essa categoria YA descobri que amo livros assim, pois já li muitos e tenho muitos em casa inclusive. Desses que vocês listou eu gostaria muito de ler "Com amor Simon". Você sabe se tem disponível para o Kindle?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "pra mim o primeiro sinal de inteligência é a humildade" falou tudo!
      Livros jovem adulto são ótimos, né? Não sei se Com Amor, Simon está disponível no Kindle :/ Mas eu comprei o ebook dele na Amazon e estava bem barato.

      abraços!

      Excluir
  4. Adorei a suas dicas e algumas ja conhecia e outra não.
    Precisamos muito de informações sobre as compras virtuais e neste post encontrei...
    Muito obrigado.
    www.robsondemorais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Eu te Darei o Sol é realmente ótimo ♥

      abraços!

      Excluir
  6. Adoro young adults e estava mesmo pensando em pegar um para ler este mês. Adorei os livros que você citou, o que eu mais tenho curiosidade em ler no momento é "O Ódio que Você Semeia "

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Também estou com muita curiosidade para ler O Ódio que Você Semeia, ele parece ser ótimo.

      abraços!

      Excluir
  7. Realmente é muito bom fazer comprinhas de livros e ainda assim poder economizar. ótima dica!

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante esse post, realmente livros Jovem Adulto muitas vezes não são levados à serio, mas alguns ajudam e tem lições bem legais. Eu já li uma da Thalita rebouças sobre amigas, achei até pesado e realista sabe? Adorei as recomendações , quero ler Com amor, Simon! O resto não conhecia. Kissus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, por costumar ser uma leitura mais fácil de entender e rápida muita gente ainda julga mau os jovem adulto mas ultimante são justamente eles que mais trazem mensagens interessantes para os leitores.
      Nunca li nada da Thalita mas bom saber disso, fiquei curiosa. Já vou procurar por algum livro dela.
      Que bom que gostou ♥

      abraços!

      Excluir
  9. Olá, tudo bem? Dos livros que você indicou eu li apenas O ódio que você semeia ano passado, confesso que fiquei encantada com a leitura e a escrita da autora, preciso ler mais livros desse gênero porque não tenho esse hábito.

    Eu também não conhecia esse site de cumpons, vou lá fazer uma visitinha..rs!

    Beijos e abraços
    http://resenhasdaviviane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Comigo tudo bem e você?
      Aaah eu estou louca para ler O Ódio que Você Semeia, cada vez mais minha curiosidade com ele aumenta.
      Espero que goste do cupom válido :D

      abraços!

      Excluir
  10. Ela não é invisível e os treze porquês eu já li e gostei muito, quero ler O Ódio que você semeia parece incrível, aliás sua lista tem dicas muito bacanas e já vou acrescentar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz que tenha gostado ♥

      abraços!

      Excluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Normalmente os comentários são respondidos nos fins de semana.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥