Resenha literária | Universos paralelos, poder, ação e Um Tom Mais Escuro de Magia

sexta-feira, março 09, 2018

resenha literária | um tom mais escuro de magia - v. e. schwab
Já imaginou vários mundos paralelos que tem apenas uma coisa em comum, uma cidade chamada Londres? É assim que são as coisas em Um Tom Mais Escuro de Magia. Tem uma Londres que é próspera onde a humanidade e a magia vivem em equilíbrio; tem uma que é violenta e cruel; uma que seus habitantes se esqueceram que a magia já existiu (que é basicamente a nossa Londres dos anos 1800); e tem outra onde perderam o controle da magia, mas ninguém mais fala dessa Londres.

Um Tom Mais Escuro de Magia - livro 1 de 3 | Autora: V. E. Schwab | Editora: Record | 420 páginas | Skoob.
“Cinza para a cidade sem magia.
Vermelho para o império vigoroso.
Branco para o mundo faminto.” Página 15
Os únicos capazes de viajar entre uma Londres e outra são os Antaris, uma espécie de magos que está praticamente em extinção. Kell, o nosso protagonista, é um Antari da Londres Vermelha (a mais próspera das quatro Londres) que trabalha levando a correspondência da realeza de uma Londres para outra e que como um “passatempo” ele contrabandeia objetos e os troca com pessoas que nunca vão ser capazes de conhecer outra Londres, é em uma dessas que Kell cai em uma armadilha e com um objeto poderoso em suas mãos ele precisa levar esse objeto até a Londres certa, é na mesma situação que o garoto conhece a ladra de rua Lila Bard, que primeiro o rouba, depois salva sua vida e então o convence a leva-la junto com ele.
resenha literária | um tom mais escuro de magia - v. e. schwab
Sabe aquele livro que logo que você descobre a existência dele já sabe que vai gostar da leitura? Foi isso que aconteceu comigo em Um Tom Mais Escuro de Magia que eu conheci graças ao Tumblr (que é na verdade o melhor lugar para se conhecer livros e séries de TV) e foi um dos melhores livros que li em 2017.

Esse é um livro bem rápido e fácil de ser lido, mesmo que seja cheio de detalhes a autora torna tudo simples, intrigante e divertido, mas não vá esperando que essa seja uma fantasia muito complexa porque ela não é. Os capítulos são bem curtinhos e são intercalados entre o Kell e a Lila e o livro é narrado em terceira pessoa focando nesses dois personagens. Uma coisa legal é que mesmo o livro fazendo parte de uma trilogia ele termina de uma forma bem fechada, quer dizer, a autora deixa algumas pontas soltas para dar continuidade depois mas o fim do livro não me deixou desesperada querendo ler mais, o que para mim foi ótimo pois não gosto de ficar ansiosa querendo ler um livro que ainda não tenho.

Sobre os personagens, eu adorei eles, sério! Vi uma galera falando que faltou a autora desenvolver melhor os personagens mas isso não foi algo que notei enquanto lia. E além disso tanto a Lila quanto o Kell são interessantes e eles tem um passado misterioso que acredito eu, vai ser mais desenvolvido nos próximos livros. Falando em passado e mistério a autora contou uma coisa sobre um personagem de forma não direta ao longo da história que me fez ficar na dúvida se era a intenção dela deixar aquele detalhe tão obvio ou se ela simplesmente subestimou a inteligência dos seus leitores... mas enfim, Kell é um personagem com uma personalidade muito humana, ele é amigável, gentil, se irrita e tem ressentimento por pessoas próximas a ele. Mas ele não tem uma personalidade marcante, sabe? O que não acho que seja bom em uma história onde ele divide a atenção com outros personagens, o Kell não só não se destaca como também é ofuscado pelos outros, até o Holland e o Rhy que mal aparecem conseguem ser mais interessantes que ele que é o protagonista.

Já a Lila é uma ladra que sonha em ser pirata e viver grandes aventuras, ela usa roupas masculinas e finge ser um homem para roubar as pessoas e com isso se tornou "o homem mais procurado de toda Londres" e eu achei ela muito incrível! Ela tem uma química muito boa com o Kell o que faz com que a história seja mais agradável ainda. Lila é uma mulher forte, é sarcástica (e a dona das frases marcantes), não tem medo de enfrentar o desconhecido, ela também é impulsiva e não pensa muito antes de agir mas é interessante observar que quem fica se metendo em problemas é o Kell e não ela, sobra então para a Lila ficar salvando ele e eu gostei dessa inversão de papeis, pois o “““normal””” é ver o mocinho salvando a mocinha e não o contrario.
“– O que você é? – perguntou ele, maravilhado.
Lila apenas deu de ombros.
– Teimosa.” página 403

E uma coisa que achei bacana foi que ambos os personagens não estão naquele limbo dos livros de fantasia onde a maioria dos personagens tem 16/17 anos e foi bem legal conhecer personagens com uma idade mais próxima a minha. MAS acho interessante observar (de novo) que mesmo os dois personagens já sendo adultos e com isso o livro sendo considerado adulto, tirando umas cenas um pouco violentas para mim ele pode ser considerado um infando-juvenil numa boa.
resenha literária | um tom mais escuro de magia - v. e. schwab
E também tem outros detalhes que me fizeram gostar um pouco mais da história, como o fato de que esta é uma fantasia onde o foco é a fantasia e não o romance (o livro quase não tem romance, se tiver romance na trilogia isso vai ser nos próximos livros), e tipo, pelo que eu entendi uma realeza de uma das Londres é negra. Isso deixou meu coração mais quentinho, não vou negar.

Esse foi um livro que gostei muito de ler, sério, quando terminei ele fiquei encantada. A Lila entrou para a minha lista de personagens favoritas, o mundo criado pela V. E. Schwab é FANTÁSTICO (como não amar mundos paralelos?), tem muita magia e ação, é uma história criativa e diferente, e é aquele tipo de livro que vou querer reler logo, logo. Portanto, se você gosta desse tipo de livro, leia Um Tom Mais Escuro de Magia ♥
resenha literária | um tom mais escuro de magia - v. e. schwab
“– Eu não vou morrer – falou ela. – Não até ter visto.
– Visto o que?
O sorriso dela se alargou.
– Tudo.” Página 213
Priste ir Essen. Essen ir Priste.
Poder no Equilíbrio. Equilíbrio no Poder.” página 89 
Agora me conta, qual é a sua personagem feminina favorita?

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

26 comentários

  1. Eu já estava muito ansiosa para ler esse livro e sua resenha me deixou ainda mais intrigada, ficou bem completa, as fotos estão lindas e amei as citações.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado, Andy!
      Se ler o livro vem me contar, para gente conversar sobre ele :)

      abraços!

      Excluir
  2. Esse livro é realmente incrível. Li ano passado e gostei bastante e quero em breve ler as continuações. Sua fotos ficaram bem legais, curti a ideia dos potinhos de tinha, assim como a resenha desperta nossa curiosidade pelo livro.

    obs: Gostei do novo visual do blog! =)

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A história é ótima, né?
      Que bom tenha curtido as fotos e a resenha :) Deu um pouco de trabalho encontrar objetos que combinassem com o livro para colocar nas fotos hehehe

      Aaaah sério? Fico feliz que tenha gostado ♥

      Excluir
  3. Adorei a resenha,se eu tivesse dinheiro eu comprava. tem coisas que me identifico com a Lila e algumas com o Kell. Lila- ser impulsiva tem horas que sou impulsiva. Kell- eu sou gentil quando eu quero e amigável depende da pessoa e eu as vezes tenho ressentimentos com algumas pessoas próximas. E bem legal uma história diferente onde nós mulheres também salvamos eles. bjs e sucesso no blog!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Lila e Kell são bem legais, também me identifico um pouco com eles.
      Sim! Gostei bastante desse detalhe na história já que ainda é difícil encontrar esse tipo de representatividade feminina nos livros de fantasia.

      abraços!

      Excluir
  4. Nao sou adepta em leitura.. mas me interesseu.. irei ler pois os trechos me deixou com vontade de ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou! Caso leia ele depois vem me contar o que achou dele :)

      Excluir
  5. Adoro usar o Tumblr para conhecer novas coisas. Tenho usado mais para inspirações visuais. Esse livro parece ser bem instigante. Gosto dessa temática. Adorei a quote que você destacou. ♥

    ResponderExcluir
  6. Ahhh London ❤️
    Já fiquei super curiosa por essa história 🤗

    ResponderExcluir
  7. Nunca havia passado pela minha cabeça que tumblr poderia servir para descobrir novos livros! Acho que vou adotar esse hábito!

    Quanto ao livro, não me pareceu trazer nada realmente inédito, o que não me soa como defeito, em seu caso. As diferentes Londres me pareceram interessantes... Talvez eu leia algum dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Tumblr pode ser bem útil as vezes. Eu sempre encontro umas dicas bem legai por lá quando não estou procurando nada hahaha
      :)

      Excluir
  8. Eu estou há tanto tempo querendo ler essa história, porque o hype é gigante né? A autora até veio na Bienal ano passado. Mas sempre que eu falo que vou comprar algo acontece e puff nada de livro hahaha Adorei suas opiniões! Um beijo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Ano passado parece que todo mundo começou a falar desse livro hahaha
      Sei bem como é isso de querer um livro mas sempre surgir um imprevisto para impedir de compra-lo :/
      Que bom que gostou, Lett!

      abraços!

      Excluir
  9. Olá, Ruby!
    Já ouvi falarem muito bem desse livro, mas admito que a curiosidade ainda não despertou, por mais que eu tenha vontade de conhecer alguma obra da V. E. Schwab (acho que, talvez, eu não saiba por onde começar). Outra coisa que me deixa desanimada é começar a ler trilogias ou séries, gosto de livros únicos. Mas, deixarei a dica guardada para um futuro próximo. Quem sabe um dia esse história seja exatamente o que eu estarei procurando. E fico feliz que tenha ficado tão encantada com a história! Sei o quanto essa sensação é maravilhosa!

    Até mais.
    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Olha, ultimamente eu também tenho optado por livros únicos, são bem mais práticos hehehe Uma pena que seja meio difícil encontra livros únicos de fantasia que já foram publicados aqui no Brasil :/
      Pois é, quem sabe um dia essa história te interesse mais.
      Sim! É ótimo gostar logo de cara de um livro e ler ele e gostar mais ainda ♥

      abraços!

      Excluir
  10. Já havia lido resenhas elogiosas desse livro, mas acebei não dando muito atenção. Agora, com sua resenha, fiquei instigada. Não sabia que os protagonistas são adultos. Gostei de saber. Outro ponto que me agrada é o fato de não focar no romance.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se tem uma coisa que me irrita é livros de fantasia que focam no romance e foi muito bom perceber que Um Tom Mais Escuro de Magia não é assim.
      Fico feliz que a resenha te deixou instigada :)

      abraços!

      Excluir
  11. Achei a proposta do livro muito criativa e totalmente diferente. Adorei saber que é um livro de leitura rápida e agradável. Vou tentar encontrar ele por aqui! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou! Espero que leia e goste dele :)

      abraços!

      Excluir
  12. Issk de viajarem entre dois tipos da mesma cidade me lembrou um pouco do filme O Vingador do Futuro. Mas só isso também rsrs.
    Fiquei bem curiosa hein, vou aguardar ter os três lançados pra me jogar na leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que nunca ouvi falar de O Vingador do Futuro, vou procurar para saber mais hehehe
      Que bom que se interessou! Espero que leia e goste da trilogia :D

      abraços!

      Excluir
  13. Gente, eu adorei a personalidade da Lila! Aliás, eu curto muito esse tipo de história que aborda realidades paralelas, e esse livro parece ser muito bem construído!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Lila é ótima! Particularmente também acho que o livro é ótimo e bem construído, mas eu sou suspeita para falar já que gostei muito dele hehehe

      abraços!

      Excluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Os comentários serão respondidos o mais rápido possível.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥