Resenha literária | Um crime quase perfeito em O Assassinato de Roger Ackroyd

sexta-feira, dezembro 08, 2017

Resenha literária O Assassinato de Roger Ackroyd, Agatha Christie
Retiro o que disse na minha última resenha (Os Cinco Porquinhos), acho que os livros da Agatha funcionam sim comigo, O Assassinato de Roger Ackroyd é a prova disso. Os Cinco Porquinhos não foi uma leitura muito positiva para mim então comecei a ler O Assassinato de Roger Ackroyd com certo receio mas felizmente o livro me surpreendeu e foi ótimo ler ele.

O Assassinato de Roger Ackroyd | Autora: Agatha Christie | Editora: Globo Livros | 368 páginas | Skoob

Três mortes acontecem em uma pequena cidade onde o maior hobbie dos moradores é fofocar sobre a vida dos outros. Um assassinato, um suicídio e outro assassinato. As três mortes estão interligadas mas o principal foco é a terceira morte, Roger Ackroyd, um homem rico e querido por todos. Por sorte na mesma cidadezinha está vivendo o já aposentado Hercule Poirot que decide ajudar a policia em mais um caso. Quem vai ajudar o excêntrico detetive é o Doutor Sheppard, o médico da cidade e amigo do falecido Roger.

Ainda me surpreendo quando percebo que o projeto 6 meses com a Rainha do Crime chegou ao fim, parece que foi mês passado que eu estava finalmente tomando coragem para ler os livros da autora e já se passaram seis meses! Para que tanta pressa, 2017?
Resenha literária O Assassinato de Roger Ackroyd, Agatha Christie
Se tem uma coisa que aprendi tendo uma irmã que é muito fã dos livros da Agatha e que vive me falando desses livros é a suspeitar de absolutamente TODOS os personagens. Então, de novo, eu suspeitei do personagem certo mas diferente de A Casa Torta acho que para a maioria das pessoas vai ser beeeeeeem difícil desconfiar desse personagem em questão, de todos os livros que já li foi a primeira vez que vi algo do tipo acontecer e mesmo que eu desconfiasse do personagem certo o livro para mim foi uma bela surpresa. Os personagens são cativantes (principalmente a irmã do médico) mesmo que só de para conhecer eles de uma forma superficial (mas isso é normal nos livros da autora) e o Poirot está muito mais divertido do que nos outros livros que já li, o que para mim foi muito bom pois isso somado ao grande ego e simpatia do personagem deixa ele ainda mais cativante ♥
“E também tinha um amigo – um amigo que por muitos anos não me abandonou. Algumas vezes era de uma imbecilidade que dava medo, no entanto era muito querido por mim. Imagine que sinto falta inclusive de sua estupidez.” página 36
O Assassinato de Roger Ackroyd é narrado em primeira pessoa pelo Dr. Sheppard de uma forma simples e direta. Uma coisa legal para um livro de investigação é que a autora não fica se enrolando em detalhes e descreve apenas o que é necessário. O livro tem capítulos medianos (umas 10 páginas mais ou menos) mas que foi uma leitura bem rápida, que logo no inicio me prendeu de uma forma que sempre que pegava ele para ler nem via o tempo passar. O final não me surpreendeu, como já foi dito, eu tinha quase certeza de quem era o assassino mas mesmo assim foi empolgante e muito interessante saber como e porque tudo aquilo aconteceu.

Uma coisa que é interessante em observar nos livros da Agatha é que ela não tinha medo em ser ousada com suas histórias. Se os desfechos de seus livros nos surpreendem em pleno 2017 imagine então nas décadas de 1920 e 1930 que foi quando vários de seus livros foram publicados pela primeira vez. Não é a toa que a autora também é chamada de Rainha do Crime. O Assassinato de Roger Ackroyd foi um ótimo livro para terminar esses seis meses lendo Agatha Christie e até agora esse é o meu livro favorito da autora e ouso dizer que se não fosse o Poirot o crime nessa história poderia muito bem perfeito.
Resenha literária O Assassinato de Roger Ackroyd, Agatha Christie
“É engraçado, quando se tem uma crença secreta, que não se quer reconhecer, quando alguém a expressa em voz alta, isto nos leva a nega-la veemente.” página 15 
Mas agora me conta, você já leu algum livro onde o vilão/assassino era quem você menos esperava?

Leia também:
Resenha literária | Um trem, um assassinato e vários suspeitos em Assassinato no Expresso do Oriente
Resenha literária | Mortes, muitas mortes, E Não Sobrou Nenhum
Resenha literária | Não confie em ninguém de A Casa Torta
Resenha literária | Arte, segredos e enganação em Os Cinco Porquinhos

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

30 comentários

  1. Depois das suas resenhas dos livros dessa autora, me vi querendo muito ler tudo dela. Já comecei a ler um e estou gostando bastante. Esse já esta na lista.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Owwn fico tão feliz em saber disso, Anna ♥♥

      Excluir
  2. Nunca me interessei muito em ler Agatha, mas após sua resenha acho que tentarei dar uma chance. Adorei sua sinceridade e como você fala da história, da pra ver que curtiu mesmo a leitura.

    Queria convidar vocês para conhecerem meu blog, falo um pouco sobre tudo lá, séries, filmes, música, etc.. Não deixem de dar uma conferida e se gostarem não deixem de seguir e curtir a page do facebook para ficar por dentro das novidades.

    https://spkyjmchrstms.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dê uma chance para a Agatha sim, nunca se sabe quando um autor pode nos surpreender.
      Fico feliz que tenha gostado da renha ♥

      Excluir
  3. Eu sou suspeita para falar dos livros da Agatha Christie, são os meus preferidos. É uma leitura que me prende, não consigo parar de ler. Foi os livros dela que instigou a minha leitura, e fez com que eu adquirisse o hábito de ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal! Teve ter sido muito bom ter ganhado o amor pela leitura graças a uma autora como a Agatha.

      Excluir
  4. Oi, tudo bem?
    Sou apaixonada por Agatha Christie. Já li dois livros dela, mas dos dois somente um era romance policial, o outro era romance mesmo, mas ambos são excelentes e pretendo ler vários outros livros da autora.

    Abraços!
    Cantinho da Lua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Eu ainda não li os romances/dramas da autora mas imagino que eles devem ser tão bons quanto os romances policiais dela :)

      beijo!

      Excluir
  5. Nossa que livro interessante! A capa as cores ilustrativas chamam muito atenção e a historia também gostei demaisssss gosto de livros de suspenses policial, eles sempre me prendem kkkk

    -Beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o livro te chamou a atenção!
      Realmente, esse tipo de livro é ótimo para nos prender.

      beijo!

      Excluir
  6. Sou louca para ler os livros da Agatha. E sempre enrolo para comprar. :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei bem como é isso :/
      Mas veja se você não tem nenhum amigo que tenha os livros dela para te emprestar ou mesmo, veja se não tem algum dos livros da autora no sebo na sua cidade, assim por um preço mais baixo você consegue ter uma ideia se vai gostar ou não dos livros da Agatha :)

      Excluir
  7. Olá Tay, tudo bem? Eu sou louca para ler todos os livros da Agatha, ainda não fiz porque quero comprar a coleção em capa dura e participar do projeto da Duda "Lendo Agatha Christie em Ordem Cronológica". Adorei o seu blog e depois dessa resenha estou mais curiosa ainda para começar a ler os livros da dessa autora incrível.
    Beijos e Abraços
    http://vickyalmeida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Esse projeto da Duda parece ser bem legal, até tenho vontade de começar ele também. Talvez esse ano eu faça isso.
      Fico feliz que tenha gostado do blog e se interessado mais ainda pelos livros da autora. Espero que consiga ler algum deles logo :)

      beijo!

      Excluir
  8. Minha sogra me deu uma coleção da Ágatha e eu comecei a ler vários, não tinha esse, mas todos que comecei a ler não consegui passar do primeiro capitulo, não gostei da narrativa da autora, sei lá. Nosso santo não bateu rsrsrsrs acabei doando todos os livros pra uma amiga que adora ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é a primeira pessoa que vejo falando algo assim hehehe
      Mas esse tipo de coisa acontece mesmo, te entendo.

      Excluir
  9. Não conhecia o livro, a resenha me fez ter curiosidade de ler!
    vc mostra na resenha que ama leitura né adoreiii!
    Vou procurar aqui no EUA livros da Ágatha me interessou!!!

    Bjooo

    www.thaubarbosa.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah fico feliz que com minhas palavras eu consiga expressar meus sentimentos! E que bom que se interessou pelo livro, espero que encontre algum livro da autora que te interesse e que goste da leitura :)

      beijo!

      Excluir
  10. Gosto de filmes que tem essa temática de desvendar algo. Quanto a livros confesso que não li muitos no estilo, então não tenho uma opinião formada sobre gostar ou não, pois tive experiencias boas outras nem tanto. Mas de um modo geral posso dizer que suas resenha sobre os livros da Agatha estão me deixando curiosa pelos livros dela. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Ane ♥ Fico feliz que tenha ficado interessada pelos livros da autora graças as minhas resenhas.
      Mas de uma chance para algum livro da Agatha, talvez você goste :)

      Excluir
  11. Nossa eu nunca li nenhum livro dela. Acho que preciso reciclar a estante com uns autores defasados, certamente vou buscar esse dessa vez. Já ouvi falar sobre o segredo de suspeitar de todo mundo na história, acho que ela confirma mais isso ou as pessoas são paranoicas com os personagens rsrs de qualquer maneira, vou ler sim, obrigado pela resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom dar atualizar nossa estante com autores diferentes.
      Olha acho que é um pouco dos dois. A autora confirma que qualquer um pode ser o assassino assim como nós leitores ficamos meio paranoicos com o tempo hahaha
      Por nada ♥

      Excluir
  12. Tenho aprendido a gostar de literatura policial. A gente aprende um monte de macete e truques que podem ser utilizados no dia a dia, ne? aiuehiauhe Acho essa junção sensacional. Como ver a forma que a pessoa tá mentindo, ou ver como ela parece suspeita. Sei lá! Acho muito interessante e curioso. Mas enfim, sobre o livro, não o conhecia, apesar de gostar da autora e de suas publicações. Gostei do enredo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! É ótimo essas coisas que vamos aprendendo com os livros desse gênero. E quando suspeitamos do personagem certo? Melhor sensação!
      Que bom que gostou do enredo, Kell, se você gosta de livros nesse estilo com certeza vai gostar desse :)

      Excluir
  13. Eu nunca li Agatha Christie, mas pretendo mudar isso logo, porque muita gente fala bem dos livros dela. Adoro livros de suspense, mas confesso que de cabeça não lembro de ter lido um que seja especificamente suspense policial, não ser que A Espera de Um Milagre, do Stephen King conte haha
    Adorei sua resenha. Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, a autora é bastante conhecida, fica até meio estranho quando a gente nunca leu nada de um autor tão famoso, né? Tipo eu que nunca li nada do Stephen King, preciso mudar isso logo, alias hahaha
      Fico feliz que tenha gostado da resenha ♥

      beijo!

      Excluir
  14. Na verdade nunca li livros desse gênero, mas fiquei tão interessada depois de sua resenha. Parece ser aquela leitura que te prende, faz vc pensar, cheia de mistérios! Gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é esse tipo de leitura. Que bom que se interessou :)

      Excluir
  15. Ainda não lê esse livro .Mais fiquei curiosa pra ler ele 😍 parece ser uma boa leitura .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado pelo livro! É uma ótima leitura :)

      Excluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Normalmente os comentários são respondidos nos fins de semana.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos