Resenha literária | Arte, segredos e enganação em Os Cinco Porquinhos

sábado, novembro 18, 2017

resenha literária Os Cinco Porquinhos, Agatha Christie
Os Cinco Porquinhos foi a minha quarta leitura e a penúltima do projeto 6 meses com a Rainha do Crime. Dos quatro livros que já li da autora esse foi o que menos gostei e foi o que me fez pensar que bom, talvez os livros da Agatha Christie não funcionem tanto comigo.

Os Cinco Porquinhos | Autora: Agatha Christie | Editora: Globo Livros | 296 páginas | Skoob
“Esse homem, esse bem-sucedido homem de negócios, não estava impressionado com Hercule Poirot! Era um escândalo.” Página 77
A dezesseis anos Caroline Crale foi condenada pelo assassinato por envenenamento de seu marido Amyas Crale, um famoso pintor e infiel marido. Carla Lemarchant procura Hercule Poirot acreditando que Caroline Crale não foi a responsável pela morte de Amyas e acredita que se tem uma pessoa capaz de solucionar um caso que ocorreu a quase duas décadas esse é Hercule Poirot.

Existem cinco suspeitos do assassinato, o melhor amigo e a amante de Amyas, o vizinho e amigo da família, a governanta da casa e a irmã de Caroline. Ao longo do livro vemos Poirot conversar com todos eles e vemos a mesma história ser contada pelo ponto de vista de cada um e é aí que a leitura se torna tão repetitiva, é claro que cada pessoa tem uma visão diferente da mesma história (e isso no começo foi bem interessante) mas chegou em uma parte que o livro ficou cansativo e eu só continuei lendo porque deveria escrever uma resenha dele, do contrário provavelmente ainda estaria lendo ele.
resenha literária Os Cinco Porquinhos, Agatha Christie
Nesse livro eu não desconfiei que pessoa x era o assassino, quer dizer, eu desconfiei um pouco de todos os personagens (todos eles são um pouco suspeitos e estranhos) mas a pessoa que eu mais estava achando que era o culpado na verdade não era. O que fez com que o final do livro fosse interessante, não posso dizer que foi surpreendente pois eu não me senti surpreendida. Ao final do livro com todas aquelas descobertas jogadas na minha cara eu não consegui sentir NADA. O livro acabou e tudo que pensei foi algo como “Então é isso? Ok então”. Mas isso não faz do livro algo ruim, a trama dele é interessante, o Poirot é cativante e o final deve ser surpreendente para a maioria das pessoas. Talvez eu só não tenha lido o livro no momento certo, vai saber.

Os Cinco Porquinhos é narrado em terceira pessoa dando foco ao Poirot, óbvio, os capítulos são medianos, nem longos e nem curtos e essa edição que li está maravilhosa, tenho que dizer. Acho muito bonitas essas edições da Globo Livros, sempre bem coloridas e caprichadas.

Esse foi o segundo livro que li que tem o Poirot investigando o caso e tenho que dizer, eu gosto muito desse personagem. A forma como o detetive foi lidando com tudo e entrevistando cada personagem me lembrou bastante Assassinato no Expresso do Oriente e a melhor parte do livro para mim foi quando o Poirot estava contando a história verdadeira do crime (foi um pouco antes dele dizer quem era o assassino), essa foi a única parte do livro que me deixou empolgada.
resenha literária Os Cinco Porquinhos, Agatha Christie
Essa não foi o melhor livro que li da Agatha mas nem por isso eu deixaria de recomendar ele para alguém. O livro não deixa de ser interessante e se tratando de Agatha Christie muita gente deve amar esse livro. Mas agora me conta, já leu algo da autora? Tem vontade de ler? Qual é o seu detetive favorito (pode ser de livros, filmes ou séries)?

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

13 comentários

  1. Preciso urgentente criar vergonha na cara e ler Agatha Christie. Adoro essas histórias de assassinatos, e adorei vc dizer que todos pareciam culpados rs A gente fica perdidinha né?
    Amei suas fotos, realmente essas edições estão lindas
    bjs floooor

    http://cariocadointerior.com.br/index.php/2017/11/22/o-chato-martha-medeiros/

    ResponderExcluir
  2. Eu vivo encontrando citações da Agatha Christie por aí, mas nunca li livros dela, apesar de ficar tentada toda vez que entro nas livrarias iauheiuaheiuh. Eu adorei a capa desse, o enredo também parece ser bem construído ♥ É realmente uma pena que a leitura não tenha fluído como um todo para você, acaba sendo decepcionante quando acontece, né?

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia a autora e nem o livro! Gostei de sua resenha! O detetive favorito seria o Sherlock! O Bugiganga tbm entra na lista rs!

    ResponderExcluir
  4. Até hoje nunca li um livro da Agatha apesar de ter muita vontade, e sua resenha me deixou mais com vontade ainda! Adorei a capa dessa edição, é absolutamente linda!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu quase participei desse projeto, pois achei incrível a proposta dele. Ainda não li nada da autora, mas pela sua resenha fico feliz em saber por onde eu não devo começar. kkk


    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia a escritora nem o livro, mas parece algo que eu gostaria de ler, se eu achar pra comprar não vou hesitar

    ResponderExcluir
  7. Essa resenha veio em ótimo momento, hoje aproveitei o black friday e comprei a coleção inteira dela, Sou apaixonada por Agatha desde adolescente, e claro que esse livro está nos meus pedidos, louca e mega curiosa para que chegue logo e eu possa ler todos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Literatura é algo muito pessoal e, você tem razão, não quer dizer que todos vão amar a mesma coisa, o que torna tudo mais interessante ainda...kkk... Eu passei a adolescência lendo Agatha, mas esse eu não li. Poirot só rivaliza com Holmes no quesito detetives que amo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Suas fotos são tão conceituais.
    Nunca li um livro da Agatha, mas tenho uma tia mega fã.
    Parece uma leitura interessante.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Aaa eu adoro Agatha Christie! Esse livro não conhecia, mas estou morreeendo de vontade de ler, parece ser incrível ❤️

    ResponderExcluir
  11. Não tenho nem o que falar da Agatha! Sou simplesmente fã e defensora dela. Me prende a cada palavra ❤️

    ResponderExcluir
  12. Não aguento mais ler resenhas das obras de Agatha, eu PRECISO ler algo dela, vou até perguntar pro meu pai se ele não tem algo dela no meio dos montes de livros dele.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  13. Olá! Amei esse prijeto, foi uma delícia ter participado. Os Cinco Porquinhos também não foi uma leitura que tenha me agradado. Acho que foi pelo mesmo motivo que você disse, em relação aos relatos, claro que foram sob pontos diferentes de vista. Mas não fiquei tão instigada. Amo Poirot, ele é o máximo, A inteligência dele é maravilhosa, beijos

    ResponderExcluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Normalmente os comentários são respondidos nos fins de semana.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos