Semana Trick or Treat, Blogs Fantásticos e Onde Habitam | curiosidades sobre o Halloween

domingo, outubro 22, 2017

fonte: Pexels
E está começando a semana Trick or Treat do Blogs Fantásticos e Onde Habitam! Mas o que diabos é isso, Ruh? Você se pergunta. Bom, isso nada mais é do que durante os sete dias dessa semana cada participante do Blogs Fantásticos e Onde Habitam vai publicar um post em determinado dia relacionado ao Halloween. Legal, não? Eu me encarreguei de começar essa semana e já vamos começar com histórias e curiosidades sobre a origem do Halloween, essa data tão interessante para alguns e terrível para outros. O post está um pouco longo mas está bem interessante, juro.

Eu pesquisei bastante para escrever esse post e em cada site que encontrei tinha uma história diferente e isso até que é compreensivo já que o Halloween é uma tradição celta e diferente dos romanos e gregos os celtas não registravam tudo que faziam, tudo era transmitido oralmente. Por tanto, talvez tudo que eu diga nessa post não seja realmente a verdade, vai saber...

A origem 

No dia 31 de outubro era comemorado o Samhain que tem mais de dois mil anos. O Samhain era um festival onde se comemorava com muita alegria e muita comida o fim da colheita, o fim do ano velho celta assim como o fim do verão e o inicio do inverno (os celtas tinham apenas duas estações, verão e inverno). Alguns dizem que o Samhain durava três dias, dia 31 de outubro e dia 1 e 2 de novembro, atualmente sendo os Dias das Bruxas (31), Dia de Todos os Santos (1) e Dia dos Finados (2).

Acreditasse que nesse época do ano o véu entre o mundo dos vivos e o dos mortos ficava mais fino permitindo assim que os espíritos pudessem vagar pelo mundo dos vivos voltando para suas casas em busca de alimentos que eram oferecidos como oferendas pelos vivos.
Também tem quem acredite que os mortos voltavam para possuir os corpos dos vivos e para amaldiçoar colheitas, os vivos então usavam fantasias para confundir e/ou assustar os espíritos malignos.
Mas também tem aqueles que acham que o Samhain nada tem haver com a morte.

Mas o que tem a ver o nome Halloween e Dia das Bruxas com o Samhain?

O Papa Gregório III vendo o Samhain como uma festividade pagã resolveu tornar o dia 1 de novembro o Dia de Todos os Santos (antes ele era comemorado em maio). Daí surgiu o Hallowen que deriva de All Hallows' Eve (véspera de todos os santos em uma tradução beem livre).

Já o Dia das Bruxas foi um apelido aparentemente dado também pela igreja católica na Idade Média quando eles passaram a associar os espíritos dos mortos com as bruxas e qualquer coisa que eles achavam maléfico. Foi nessa mesma época em que quem comemorava o Halloween era acusado de bruxaria e consequentemente essa pessoa era condenada a fogueira.

E as abóboras?

O que mais se comenta sobre o assunto é que tudo isso começou graças ao Stingy Jack ou Jack O’Lanterns. Stingy Jack é uma antiga lenda irlandesa que também tem várias versões uma um pouco diferente da outra. Resumindo: Jack era um bêbado trapaceiro que um dia tomou umas bebidas com o próprio diabo, na hora de pagar a conta Jack convenceu você sabe quem a se transformar em uma moeda para que pudessem pagar pelas bebidas mas ao invés de fazer isso Jack colocou a moeda (você sabe quem) junto com um crucifixo impedindo que o diabo pudesse voltar a sua forma original. Os dois então fizeram um acordo, Jack liberaria você sabe quem contanto que este o deixasse em paz. Tudo resolvido um belo dia Jack morreu e foi para o céu mas lá ele não foi aceito por ter feito um acordo com o diabo então Jack foi para o inferno mas o diabo não o aceitou pois fazia parte do seu acordo deixar Jack em paz. O homem bêbado então foi condenado para ficar vagando pela eternidade apenas com um pedaço de carvão e um nado que serviam de lanterna para iluminar seu caminho.

Foi aí que as pessoas começaram a fazer caras assustadoras em nabos e batatas na intenção de afugentar Jack e outros espíritos malignos. Só quando muitos irlandeses fugindo da grande fome imigraram para os Estados Unidos e levaram consigo a cultura do Halloween que as pessoas começaram a usar abóboras no lugas das batatas e nabos.

Doces ou Travessuras?

Essa tradição surgiu na Europa aparentemente no século XIX quando no dia dos Finados pessoas pobres batiam de porta em porta pedindo comida. As famílias lhes davam um pedaço de bolo chamado soul cakes (bolo de alma na tradução livre) em troca de uma oração para algum familiar que já havia morrido. Foi no século XX que começaram a adaptar essa tradição do soul cakes onde as crianças passaram a pedir doces de porta em porta, caso não ganhassem faziam alguma travessura.

No Brasil

Por aqui o Halloween chegou que faz pouco tempo e chegou é claro, graças aos Estados Unidos. Quando os brasileiros começaram a aprender inglês ou assistir filmes americanos eles começaram a conhecer o Halloween, foi aí que o Dia das Bruxas começou a ganhar força. Mas nem todos aprovaram a tradição alegando que ela nada tinha a ver com a nossa cultura e foi nos anos 2000 que foi criado o Dia do Saci comemorado também no dia 31 de outubro.
Vemos que esse Dia do Saci deu tão certo que eu nunca tinha ouvido falar sobre ele. O que é uma pena, seria legal se a nossa cultura fosse mais valorizada por nós brasileiros. E mesmo gostando tanto do Halloween eu concordo que ele não tem muito a ver com a nossa cultura.

Nos dias de hoje

Ao longo dos anos as pessoas passaram a tentar tornar o Halloween menos sobrenatural e no início do século XX a maioria das superstições envolvendo a data já tinham desaparecido.

Hoje em dia o Halloween é comemorado principalmente nos Estados Unidos (lá o Halloween é uma das datas mais lucrativas perdendo apenas para o Natal) mas outros países também o comemoram, no Brasil como já sabemos apesar de muita gente gostar da data o Dia das Bruxas não é um costume nosso, no máximo as pessoas vão a festas a fantasia.


Eu mesma não conhecia boa parte dessas histórias e achei elas bem interessantes, principalmente a lenda do Stingy Jack que quase chega a ser assustadora. Sabe, quando era criança eu ficava vendo o filme Abracadabra e ficava morrendo de medo ao mesmo tempo que achava aquilo tudo muito legal, fazer o que, eu sempre adorei tudo relacionado a fantasia e como Halloween tem toda essa coisa de magia e bruxas eu sempre gostei da data, sem falar que quando era mais nova era louca para que no Brasil as pessoas começassem a comemorar a data como a galera dos Estados Unidos.

♦♦♦

Esse foi o post, eu acabei tendo um mini bloqueio criativo na hora de escrevê-lo então acabei não dando o meu melhor mas espero que tenha gostado e claro não deixe de comentar o que achou dessas curiosidades e se já conhecia elas ou não. Ah aproveita e passe lá no Essência de Flor amanhã (23) que a Anna vai estar dando dicas do que fazer nesse Halloween. Mas calma, ainda não acabei, volta aqui na sexta (27) que terá um post extra para essa semana especial :)

Informações encontradas nos sites: Wikipédia (aqui e aqui), Sua PesquisaObservador e BBC.

Não deixe de dar uma olhada nos outros posts dessa semana tão inspiradora: dia 2 - Essência de Flor, dia 3 - Capricati, dia 4 - Disse o Corvo, dia 5 - Profano Feminino e dia 7 - Viletória.

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

12 comentários

  1. Genteeee! Amei, apesar que eu já conhecia a história toda do Halloween. Fala sério eu sou uma garota Dark, vampirica, Witch e por ai vai. Com toda certeza eu tinha que saber da história. E concordo com você, nossa cultura brasileira é mais americanizada do que o normal. Mas, vamos lá, isso anda mudando um pouco. Estou vendo os jovens mais centrados no nosso nacionalismo, principalmente no quesito música nunca se tocou tanto MPB, Rock e Pop quanto tem tocado ultimamente. Parece até que estamos seguindo um novo futuro ai.

    Até mais! O/
    Karolini Barbara

    ResponderExcluir
  2. Seu post foi super explicativo, e não parece que teve o bloqueio criativo, arrasou!
    Eu nunca havia pesquisado sobre a origem do nome e é de fato bastante interessante, principalmente sobre as abóboras.
    Beijinhos ♥

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu não sabia quase nada sobre o Halloween rs.
    Agora eu entendi sobre as fantasias e nem imaginava que o nome tinha vindo de véspera de Todos os Santos.
    Já o dia do Saci eu sabia uahauhauahua, graças ao Facebook.

    Beijos

    Camila Por Aí

    ResponderExcluir
  4. "Vemos que esse Dia do Saci deu tão certo que eu nunca tinha ouvido falar sobre ele." adorei a tua ironia aiuheiuheiuhaieuhiuh. Então, eu já sabia sobre a história do Dia de Los Muertos e sou fascinada por ela ♥ Aliás, você já viu Festa no Céu? É uma animação que fala exatamente sobre esse assunto, e nunca fiquei tão vidrada numa história quanto essa. Alguns fatos que mencionou ainda não tinha conhecimento, mas adorei saber mais sobre cada um deles, como o souls cake.

    ResponderExcluir
  5. Você me ganhou com blogs fantásticos e onde habitam! Adorei o post, e achei sensacional o fato de você ter explicado bem sobre o surgimento do Hallowee. Muito pouca gente conhece a celebração do Samhain (ou qualquer celebração das religiões pagãs e celtas na verdade) e achei muito legal a forma como você explicou.
    Amei o post!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Achei esse post super completo. Muitas vezes a gente curte algo, mas não sabe nada sobre a origem daquilo. A gente compra a ideia do Halloween americano, mas a gente não procurar saber os motivos por trás de cada coisa. Acredito que tudo que tem uma história, um significado fica mais interessante.

    ResponderExcluir
  7. Apesar de você ter dito que ficou com um mini bloqueio criativo ao escrever o post eu não senti isso, ficou muito bom. Sabe que eu nunca tinha pesquisado a origem do Halloween? Achava que era criação dos EUA e não celta. Sobre esse dia do Saci nunca tinha ouvido falar e concordo que o Halloween não tem muito a ver com o Brasil não. Adorei saber mais sobre o Halloween!
    Ô Morena

    ResponderExcluir
  8. Gostei bastante da leda do Jack, confesso que não sabia, não sabia quase nada pra ser sincera, queria que aqui no brasil fosse mais comemorado, queria sair pedindo doces e tudo mais ;-;

    Otimo post

    ResponderExcluir
  9. Uau seu post está super completo, as pesquisas valeram muito pena. Eu não sabia de nada da história de halloween e muito menos o que significava cada adereço. Eu realmente já tinha ouvido falar sobre os celtas, agora o restante foi novidade :)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post, está super bem escrito. Apesar de não comemorar o Halloween eu adorei conhecer o surgimento dessa data festiva. A história por trás do surgimento do Dia dad bruxas é muito interessante, adorei.

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bom?

    Nossa, nem sabia todas essas histórias. Eu fui descobrir o Halloween mesmo quando tinha 11 anos e uma professora pediu para que fizéssemos um trabalho sobre ele (era aula de inglês). Mas, mesmo se eu tivesse lido sobre essas histórias na época, não me lembro de nada (até porque se passaram 12 anos). Assim como você, o que eu mais achei interessante foi sobre a lenda do Stingy Jack, meio assustadora.
    Eu não me importo de "pegarmos" uma comemoração de outro país, já que o Haloween, na verdade, nem é americano. Porém, acredito que não tem muito apelo comercial/emocional para comemorarmos de verdade. No máximo, algumas festas a fantasia e assistir/ler coisas do gênero. Por outro lado, os EUA leva muito a sério, eu fico encantada com os enfeites que eles colocam nas casas, com algumas chegam até a cantar!

    Enfim, adorei a postagem e estou ansiosa para ver o que os outros blogs fizeram :)
    Abraços.

    https://instantesmemoraveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que post bem escrito!! Eu sou apaixonada pelo Halloween e viajei em cada palavra escrita por vc! Lamento que no Brasil não seja tão comemorado! O meu maior sonho é comemorar ele na Irlanda ❤️

    ResponderExcluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Normalmente os comentários são respondidos nos fins de semana.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos