resenha literária | Manipulação, mortes, muito sangue e surpresas em King of Thorns

sábado, setembro 16, 2017

resenha literária King of Thorns
King of Thorns. Trilogia dos Espinhos – livro 2 | Autor: Mark Lawrence | Editora: DarkSide Books | 528 páginas | Skoob

Essa resenha contem spoilers do primeiro livro da trilogia.
Leia também: resenha | Prince of Thorns.

King of Thors é o segundo livro da Trilogia dos Espinhos e diferente de muitos ele não passa pela maldição do segundo livro, na verdade, para mim ele é bem melhor que Prince of Thorns.

Jorg conseguiu o que queria, se tornou rei antes de chegar aos 15 anos, mas agora suas ambições são maiores, agora ele quer vencer uma guerra centenária e se tornar o Imperador do Império Destruído. Mas não é só ele que quer isso, em seu caminho surge Orrin, o honrado e carismático príncipe de Arrow. Cabe então a Jorg encontrar o maior número de aliados possível para tentar vencer essa guerra.
"Nada de tabardos escarlates aqui ou traçados dourados, nada de leões exuberantes ou dragões exibidos ou merdas de rãs coroadas, apenas vestes surradas em tons de rocha. Eu não estava ali para uma competição de uniformes. Eu estava ali para vencer." página 110
Assim como em Prince of Thorns King of Thorns é narrado em primeira pessoa pelo Jorg do presente, agora com 18 anos no dia de seu casamento lutando para vencer uma batalha contra um novo inimigo, e o Jorg de quatro anos atrás – pouco tempo depois do final de Prince of Thorns – viajando pelo Império Destruído a procura de possíveis aliados. Diferente do primeiro livro, nesse aqui temos algumas partes do diário da Katherine Ap Scorron que faz com que o leitor conheça um pouco melhor a personagem e ver como ela enxerga de forma diferente do Jorg alguns acontecimentos. Uma coisa interessante e que pode assustar em alguns momentos é que todo o presente (titulado como Dia do Casamento) acontece em um ou dois dias (agora não me lembro direito) ou seja, parte das mais de 500 páginas do livro acontecem em só dois dias! O que faz com que em alguns momentos a leitura se torne maçante por detalhar uns momentos e pensamentos do Jorg que não são tão interessantes.
resenha literária King of Thorns
Mas ainda assim, todas as surpresas e reviravoltas que o livro proporciona faz com que os momentos maçantes sejam quase totalmente esquecidos. Sério, o livro é tão imprevisível que é basicamente um plot twist atrás do outro. Já a parte mágica do livro é F-A-N-T-Á-S-T-I-C-A! Rola muita manipulação da parte dos magos e o autor fazendo o leitor e os personagens de trouxas é muito bom!
"Contei a Coddin que a teimosia me levou a escalar, e talvez tenha mesmo, mas é mais que isso. As montanhas não tem memória, não têm julgamento. Há uma pureza no esforço em alcançar um pico, Você deixa seu mundo para trás e leva somente o que precisa. Para uma criatura como eu não há nada mais próximo de redenção." página 107
Quanto ao Jorg dá pra notar uma certa mudança desde o livro anterior, eu diria até que ele está um pouco mais sensível, agora ele não é mais um rebelde sedento por vingança, agora ele tem um propósito maior. É claro que ele continua torturando e matando pessoas mas é porque ele “precisa” (entre aspas pois ninguém precisa matar ninguém) e não porque simplesmente deu vontade. E teve duas personagens que chamaram bastante minha atenção, a Katherine que se mostrou ser uma mulher forte e decidida e a Miana que para mim é a versão jovem, feminina e sem a maldade do Jorg. Adorei ela!
resenha literária King of Thorns
Lá na minha resenha de Prince of Thorns eu falei que o mundo criado pelo Mark além de interessante é bem confuso e aí acabei criando a teoria de que alguma coisa bem ruim aconteceu no nosso futuro fazendo com que a humanidade voltasse a viver como se estivessem em uma época medieval. Nesse livro quase dá para ter certeza de que esta teoria esta certa e dessa vez o Jorg cita Sun Tzu, Pitágoras, Sócrates, Platão e é até dito que determinado lugar tem uma placa escrito estacionamento embora ninguém ali saiba o que aquilo signifique.
"Um livro que tenho fala do vento e dos rios e do gelo esculpindo o mundo há muito tempo, mas isso parece história para crianças, e uma bem idiota. Melhor falar de demônios do vento, deuses do rio e gigantes do gelo em Jotenheim. É uma história mais interessante e tão provável quanto." página 122
E por último mas não menos importante, vamos colocar defeito nas coisas. Achei bem desnecessária a nota do Rick Riordan na quarta capa do livro. Quer dizer, eu adoro o tio Rick mas o público alvo dele não é o mesmo do Mark Lawrence. Então fico me perguntado o que diabos a pessoa que decidiu colocar essa nota na capa do livro estava pensando? Algo como “Ah, vamos colocar essa nota do Riordan para fazer com que crianças queiram ler um livro adulto e cheio de violência!” ?. Mas eu tenho que concordar com o tio Rick, Jorg é o cara!

King of Thorns é um livro cheio de ação, reviravoltas e com uma boa dose de comentários engraçados e citações interessantes. Se você gostou de Prince of Thorns com certeza também vai gostar de sua continuação.
"– Um príncipe, Jorg? E agora um rei?
– Eu teria entalhado um trono para mim, não importa a mulher da qual eu sai – respondi. – Se eu fosse filho de um carpinteiro, nascido no estábulo, eu teria entalhado.
– Não duvido." página 156

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

2 comentários

  1. Olá, tudo bem? Li o primeiro livro e não fui cativada pelo principal, por algum motivo não gostei muito dele e estava até pensando em desistir da trilogia. Porém, lendo a resenha e vendo que esse livro foi melhor que o primeiro, além do personagens esta "menos ruim", acho que vou dar uma chance. No momento estou nas leituras leves, então vai cair bem uma pesadinha, né?

    http://www.meioassimetrica.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Comigo tudo bem e com você?
      Acho que você devia dar uma chance para King of Thorns sim. Vi algumas pessoas comentando que mesmo não tendo gostado tanto de Prince of Thorns elas acharam King of Thorns bem melhor, então não é uma opinião só minha hahaha Sem falar nesse livro está um pouco mais fácil ser cativada pelo Jorg.
      Espero que leia e goste do livro :)

      beijo!

      Excluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Normalmente os comentários são respondidos nos fins de semana.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos