Guest Post BFOH, resenha literária | Estudo sobre Veneno, de Maria V. Snyder

quinta-feira, agosto 31, 2017

 
Estudo sobre Veneno. As Lendas de Yelena Zaltana - livro 1 | Autora: Maria V. Snyder | Editora: Harlequin | 416 páginas | Skoob
“Escolha morte rápida na forca, ou agonia lenta com veneno.”
Trancafiada em uma escuridão de mausoléu, não há alago que possa me distrair da lembrança de ter matado Reyad. Ele merecia morrer. Porém, de acordo com a lei, eu também mereço. Aqui em Ixia, a punição para assassinato é a execução. E agora espero pelo enforcamento. Mas a mesma lei que me condena também poderá me salvar. O provador de comida de Ixia, aquele designado para assegurar que as refeições do Comandante não estão envenenadas, foi morto. E, pela lei, ao próximo condenado à forca – eu – deve ser oferecida a posição.

Esse foi um dos livros que adquiri na 33º Feira do Livro de Brasília. Não o li de imediato, ainda levei um tempo até retira-lo da minha estante e me agraciar com sua história. O que temos de incomum nesse livro? Uma garota forte, magia, caso de abuso sexual, psicológico e verbal, morte por vingança e o mais inesperado: caso de transgenero (se ficou tão “rosa chiclé” quanto eu, imagine quando começar a ler?). Yelena foi mandada para o calabouço por ter matado o filho do dono de um “Orfanato” em que a menina vivia, Reyad. De início não sabemos o motivo da mesma ter ido parar lá, mas, com o desenvolver do livro descobrimos que a história é muito mais “cabeluda” do que aparenta ser. Yelena teve seus motivos para matar Reyad, e não se arrepende de tê-lo feito, mesmo que não tenha como provar o porquê do ato.
“Durante as duas semanas seguintes, o treinamento prossegui de modo tão semelhante ao do primeiro dia que me deixei cair em uma rotina, indo ao escritório de Valek diariamente para treinar. Após quatorze dias cheirando venenos, descobri que meu olfato estava mais apurado.”
Valek está à procura de um novo provador de venenos para que fique em seu lugar, Yelena foi escolhida por ser a próxima a ser enforcada. Valek é um rapaz estudado no ramo de venenos e um exímio assassino a sangue frio. Trabalha para o Comandante que governa Ixia, e foi responsável pela morte do Rei que governava Ixia antes do Comandante.

Nesse primeiro livro (fiquem felizes porque temos mais três livros ai na fita!) Yelena vai descobrir que ela é muito mais do que se esperam, os verdadeiros feiticeiros, a qual pensaram estarem mortos, vivem em uma cidade vizinha de Ixia. No entanto, Yelena não acredita que possa ser uma feiticeira, ou um mago, mas pessoas estão atrás dela e querem mata-la antes mesmo que descubra quem ela é de verdade. A única garantia que possui é um suposto antídoto dado a ela diariamente por Valek, para que o veneno Pó de Borboleta não a mate antes da hora.
“ – Suas reservas serão registradas. Minha decisão permanece. – o Comandante disse. Ele virou-se para Valek . – É melhor sua provadora de comida estar à altura de seu endosso. Um deslize que seja e você estará treinando o substituto dela antes de ser transferido. Dispensando.”
Esse aqui é aquele tipo de livro em que temos um enredo do início ao fim cheio de ação, sangue e reviravoltas. Temos sim um romance entre Valek e Yelena que só vai dar em alguma coisa lá no final do livro. Sendo este o único ponto de romance mesmo, enquanto isso Yelena tenta se livrar do fantasma de Reyad (dá um ódio desse cara!) e da presença do pai do mesmo (quer porque quer matar Yelena a todo custo).

A autora nos faz adquirir uma empatia sem igual para com a nossa querida personagem principal, afinal o livro contará a sua história (a vá Karol? Pera, quem é Karol? Só vai descobrir no final do post.). Em alguns momentos temos uns flashbacks de Yelena lá no passado, onde podemos entender o que a colocou no calabouço e porque a mesma matou Reyad. Quando terminei de ler este livro, fiquei pensando se haveria continuações, pois Yelena teve que deixar Ixia, e eis que lá no nosso Skoob de todo dia eu encontrei: são mais três livros!
Infelizmente não achei informações sobre o quarto livro, e o que temos até agora (pelo menos data desde 2014 ou 2015) é a capa em inglês do último livro. O segundo livro foi publicado fisicamente pela editora Harlequim, no entanto, o terceiro livro foi lançado apenas digitalmente. Ainda sim Maria V. Snyder criou um reino diferente e surpreendente, é uma história encantadora e cativante. Vale a pena ler!
Para conhecer o blog da Karol clique aqui >> Women Rocker << E não deixe de conferir o blog das outras meninas e descobrir para qual blog eu (Rubyane) escrevi :)
Profano Feminino e Viletória.

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

12 comentários

  1. Não conhecia esse livro, nem a autora, mas lendo tua resenha confesso que ao mesmo tempo que fiquei aflita fiquei curiosa. Gosto de livros de fantasia e que tragam reflexão. Mas não sei se teria psicológico para esse. Ainda assim valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiquei muito curiosa depois de ler essa resenha.
      Livros de fantasia já são bons e quando trazem assuntos importantes são melhores ainda! Que bom que gostou da dica ♥

      beijo!

      Excluir
  2. Nossa! *-*
    Ficou tão lindo post! Foi uma hora trazer uma história incomum (bem eu mesma) para seu cantinho Rubyane!

    Até mais! O/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do resultado final do post, Karol!
      Eu adorei sua resenha e esse livro parece ser tão minha cara! Uma fantasia com assuntos que não costumam ser tão comuns nesses livros, amei! *-*

      beijo!

      Excluir
  3. Oie, ainda não conhecia esse livro, valeu pela dica
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  4. MUITO boa a resenha!
    O enredo do livro é muito interessante, eu ia gostar, com certeza!
    Mas sou só eu que fico agoniada com essas séries que não têm continuação certinha ou garantida? Como desapegar depois, gente?!

    Beijos.
    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho que concordar, a resenha está a ótima *-*
      Não, eu também fico agoniada com séries que ainda não tem uma continuação garantida, da um desespero em não ter certeza se um livro vai ter ou não continuação x.x hahaha

      beijo!

      Excluir
  5. Oi, tudo bem? Não conhecia o livro mas fiquei impressionada com o enredo. Primeiro que essas capas são incríveis tem um "que" de mistério que nos deixa curiosos desde o início. Meio estranho não ter notícias da continuação. Imagina iniciar a leitura e não saber como termina os quatro livros? Apesar de que algumas editoras no Brasil já fizeram isso e os leitores tiveram que ler a versão em inglês =/ Ótima resenha. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Tudo bem e você?
      Eu também fiquei impressionada com o enredo do livro, ele parece ser ótimo! E sim, as capas são lindas mesmo *-* É bem tendo começar uma série, gostar dela e depois não ter uma garantia de que ela vai ter continuação :/ Mas vamos torcer para que o último volume dessa série seja lançado logo!
      Que bom que gostou da resenha :)

      beijo!

      Excluir
  6. Olá Rubyane e Karolini, que projeto legal! Gosto muito de guest posts, acho super interessante, e, além de conhecermos assuntos novos e dividirmos experiências, conseguimos também conhecer outros blogs bem legais!

    Nossa, é um livro forte né? Trata de assuntos profundos e coisas bem complexas, parece ter um enredo envolvente, e com certeza daria um bom filme! Parabéns pela resenha, ficou bem completa e deu vontade de ler o livro!

    Beijos,
    Blog Senhorita Deise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deise!
      Que bom que gostou do projeto! Concordo com você, é ótima a experiência que ganhamos com projetos assim.
      Sim, o livro parece ser ótimo! Fico feliz que tenha gostado da dica da Karol :)

      beijo!

      Excluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Normalmente os comentários são respondidos nos fins de semana.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos