Resenha | Um trem, um assassinato e vários suspeitos em Assassinato no Expresso do Oriente

sexta-feira, junho 30, 2017

resenha | Assassinato no Expresso do Oriente
Assassinato no Expresso do Oriente foi o meu primeiro contato direto com a Rainha do Crime, Agatha Christie, tudo graças ao projeto literário 6 Meses com a Rainha do Crime organizado pelos blogs Eu Insisto e Leitura das Cinco, ao qual seus participantes deverão ler um livro específico da autora por mês durante seis meses. Para minha surpresa acredito que passei a entender porque Agatha Christie continua sendo tão conhecida e amada ao longo dos anos mas falo mais disso daqui a pouco.

Assassinato no Expresso do Oriente | Autora: Agatha Christie | Editora: Nova Fronteira | 224 páginas | Adicione ao Skoob

Pouco depois da meia-noite o Expresso do Oriente para devido a uma forte nevasca e na mesma madrugada um de seus passageiros é morto em sua cabina. Por sorte ou não, Hercule Poirot também é um dos passageiros daquele vagão e cabe a ele investigar o caso onde todos os passageiros são suspeitos e descobrir quem matou o falecido que tinha tantos inimigos.
"Escolho, de cada vez um passageiro, considero seu depoimento e pergunto a mim mesmo se está mentindo, onde e por quê? E eu mesmo respondo. E até agora temos tido o maior sucesso. Continuemos com este método para outras."
Ao contrario de muitos eu não me surpreendi com a revelação do assassino, acontece que enquanto lia o livro acabaram me dando o maior spoilers de todos então basicamente eu já sabia o que aconteceria no final por tanto não tinha como o livro me surpreender, mas isso não afetou o resto da minha experiência com a leitura. Mesmo o livro tendo apenas 200 e poucas páginas ele consegue contar toda a história sem deixar nenhuma ponta solta, fora que a autora descreve muito bem cada detalhe sem deixar a leitura cansativa, na verdade todos esses detalhes só deixam tudo mais instigante.
resenha | Assassinato no Expresso do Oriente
Já os personagens pra mim foram a melhor parte do livro. Todos eles são carismáticos e mesmo que sejam muitos personagens para poucas páginas cada um deles foi bem desenvolvido na medida certa. Mas o meu personagem queridinho foi o Poirot – que possivelmente entrou para a minha lista de personagens favoritos – isso porque ele não é o típico personagem que é muito inteligente e por isso é péssimo se relacionando com outras pessoas, Poirot não, ele é muito inteligente sim, ele sabe disso e ainda assim ele é simpático e não tem problema nenhum em fazer amizades.
"Se confrontado com a verdade, qualquer um que tenha mentido, em geral, confessa, com frequência por pura surpresa. É apenas necessário adivinhar certo para produzir este efeito."
Só para não falar que não achei nenhum defeito no livro, uma coisinha me incomodou um pouco, que foi a generalização dos personagens. Como o “fato” de que americanos não se importam em gastar dinheiro, italianos preferem usar facas, mulheres só teriam muita força se estivessem com muita raiva, etc... Mas levando em conta a época que o livro foi escrito tentei não me importar tanto com essas coisas.
resenha | Assassinato no Expresso do Oriente
Assassinato no Expresso do Oriente é um bom livro para quem quer começar a ler os livros da Agatha Christie ou para quem está procurando um livro instigante para ler em pouco tempo. Mas e quanto a você, já leu algo da Rainha do Crime?

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

14 comentários

  1. Eu tenho alguns livros da Agatha aqui no kindle, sabe aquela coisa de " está na fila"? então, é isso kkk
    Nunca li um livro dela, mas eu sempre ouço bastante sobre.
    O livro parece ser interessante , mas confesso, nunca li esse gênero.
    Achei legal o fato dele nao ser volumoso o que nos deixa mais perto de matar a curiosidade de quem é o assassino kkk

    Amei sua resenha.

    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Ah que legal que você gostou!
    Essa generalização que você falou, estereótipos e tal, pelo que percebi não são em todos os livros dela, mas costuma ter mesmo, e realmente deve ser por conta da época.
    Eu também li um da edição da Nova Fronteira, mas foi outra edição, o seu parece mais bonito hahahaha
    Ótima resenha! E vamos que vamos pro próximo!

    bj

    Debyh - Eu Insisto

    ResponderExcluir
  3. Que post maravilhoso! Já tinha ouvido muito falar dessa escritora e me deu muito vontade de ler um livro desse gênero.
    Super beijos!
    www.pausapracriatividade.com

    ResponderExcluir
  4. Oie

    Eu sou suspeita quando o assunto é Agatha.Amo os livros dela.
    Faz tempo que eu li esse livro , então não lembrava de ter tantos esteriotipos .

    A escrita da Agatha é otima e a gente acaba colocando o Poirot como personagem favorito.

    Amei a sua resenha.

    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir
  5. Nossa que saco que você pegou o spoiler do final, fico muito chateada quando isso acontece. Já li esse e é ótimo, a Agatha realmente é a rainha do crime e apesar ter lido mais alguns outros dela quero ler ainda mais :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
  6. Eu sou suspeita pq amo demais todos os livros dela, já perdi as contas de quantos li....fiz uma matéria lá no blog que fala "o que hercule poirot me ensinou" e espero que goste! bjs :)

    https://nanimoreira.wordpress.com/2016/10/14/livros-imperdiveis-o-que-eu-aprendi-com-o-hercule-poirot-agatha-christie-uma-dose-de-motivacional/

    ResponderExcluir
  7. Olá! Estou amando participar do projeto, é a primeira vez que leio algo da autora e gostei demais da escrita dela. Que chato terem dado spoiler para você, realmente tira toda a emoção. Parabéns pela resenha, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Me lembrou um pouco o jogo Clue/Detetive, um assassinato, vários suspeitos auhauah Eu estou muito interessada neste livro da Agatha, é o primeiro livro dela que realmente me desperta interesse.

    Bites!
    Tary Belmont

    ResponderExcluir
  9. Eu nunca li Agatha Christie e isso é um crime meu. Morro de vontade e já cheguei a quase comprar umas 3 vezes aquela box dela com cinco livros que tem na Amazon e nunca fechar a compra.
    Ouço super falar dela. Ainda lerei neste ano!

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
  10. Cada vez que vejo um post sobre essa autora mais fico curiosa para ler os livros dela. Sabe no momento ando um pouco apertada para sair comprando livro, o que é um tanto triste. Adorei sua resenha, foi bem direta e aumentou ainda mais minha vontade de ler.

    http://www.meioassimetrica.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie, tudo bem? Amo encontrar pessoas que gostem dos livros da Agatha Christie. Você acredita que comecei ler os livros dela quando tinha uns 12 anos? De lá pra cá minha admiração por mistério só aumentou. Esse é um dos que tenho aqui em casa. Ha dois meses comprei diversos livros no sebo agora tenho quase 20 livros só dela acredita? Você curte Sidney Sheldon também? Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Agatha é rainha demais!
    E Poirot mora no meu coração <3
    Esse livro é um dos meus favoritos e amo o mistério que ela faz. <3

    ResponderExcluir
  13. Eu adoro esse livro da Rainha do Crime, estou muito ansiosa para o lançamento do filme parece que vai ser muito bom!!
    bjsssssss


    visite o nosso blog, pfv
    https://gemanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu ganhei três livros dela há anos e só em março que peguei pra ler... mas foram os três num mês só, direto!
    Li esse, O Natal de Poirot e Cai o Pano. Esse último foi o meu favorito, mas Assassinato no Expresso do Oriente também é fantástico!
    To só aguardando o filme *-*
    Beijos!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
Os comentários serão respondidos o mais rápido possível.
Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos