Resenha literária | Girl power, muita ação e estratégias em Six of Crows
terça-feira, março 21, 2017Sabe quando você vê uma resenha super positiva de um livro e pensa: “Eu tenho que ler ele”? Foi isso que aconteceu com Six of Crows. A alguns anos li Sombra e Ossos e até que gostei, mas não o suficiente para querer ler a sua continuação, até que ano passado vi uma galera falando de Six of Crows e a vontade de ler novamente algo da Leigh Bardugo voltou e não me arrependi nem um pouco, tanto que esse livro está na minha lista de favoritos de 2016.
A oeste de Ravka fica Ketterdam um lugar onde pelo preço certo, pode-se conseguir qualquer coisa. Kaz Brekker é um ladrão estrategista que em pouco tempo construiu uma reputação sobre si. Kaz acaba recebendo uma proposta complicada, em troca de uma boa quantia de dinheiro ele precisa entrar em uma prisão de segurança máxima e roubar algo de lá para evitar que uma droga caia nas mãos erradas. Para que essa missão tenha êxito Kaz reúne um grupo de elite para ajuda-lo. A missão em si já é praticamente impossível e para complicar fantasmas do passado atormentam cada um dos seis integrantes do grupo.
“– Eu sou um homem de negócios – ele disse a ela. – Nem mais, nem menos.Aqui a fantasia e elementos mágicos não tem tanto destaque quanto em Sombra e Ossos. Até tem um pouco de digamos, magia, mas como a maioria dos personagens não são grishas eles lutam do modo clássico por assim dizer, usando armas de fogo ou laminas. Então Six of Crows tem muito mais ação do que fantasia. O livro é narrado em terceira pessoa pela perspectiva de cinco personagens. Capa capítulo foca em um personagem o que faz com que o leitor conheça melhor cada um deles e também tem vários flashbacks, dando assim para entender o que aconteceu no passado desses jovens. Apesar de o livro focar na missão de entrar e sair da prisão sem grandes problemas o enredo também conta com uma boa dose de drama. Drama esse que foi muito bem construído. Cada personagem tem uma história, cada um teve que enfrentar problemas em seu passado e agora eles tem que lidar com traumas, medo, raiva ou ressentimento
– Você é um ladrão, Kaz.
– Não foi isso que acabei de falar?”
Mas o melhor do livro são os personagens. Eles não são aqueles típicos heróis bonitinhos, fofinhos e que adoram salvar o mundo no fim do dia. Não, eles são apenas pessoas que passaram por problemas e tiveram que tomar decisões difíceis. E também tem a diversidade (porque sim, aqui temos personagens gays, e não brancos) e sabemos como a diversidade importa e faz diferença.
“Quando todo mundo acha que você é um monstro, não é preciso perder tempo fazendo monstruosidades.”O Kaz é talvez o personagem mais clichê desse livro, ele é aquele cara muito esperto que as pessoas acham incrível (de certa forma), que fala e faz coisas sem se importar se aquilo vai machucar alguém e que esconde um segredo sobre si que quando descobri o que era achei que fazia sentido o lance de ele usar luvas o tempo todo.
Inej acabou entrando para a minha lista de personagens favoritos por ser A-M-E-L-H-O-R! Ela é bem calma, reservada e é quem chamam de Espectro por conseguir passar por lugares despercebida coletando informações valiosas. Mas o que eu mais gostei na personagem foi a forma que ela agia com os outros personagens. Era a amizade dela com o Jasper, o relacionamento dela com a Nina – é tão raro encontrar uma amizade entre mulheres em livros desse tipo que quando encontro me surpreendo e me encanto. Não que as duas sejam melhores amigas mas é muito legal ver elas ajudando uma a outra, conversando entre si e não enxergando a outra como uma inimiga invejosa – e a decisão que ela tomou no final sobre um certo personagem foi incrível!
“Tudo nela queria dizer sim, mas ela não se contentaria com tão pouco, não depois de tudo o que havia passado.”Kaz e Inej são quem mais chamaram a minha atenção no livro mas a Nina o Wilan e o Japer também são ótimos, só que eu não nada para falar deles.
Das coisas que não gostei em Six of Crows – porque né, nem tudo é perfeito – está o detalhe de que em momento nenhum os seis personagens principais aparentam ter a idade que tem. Todos tem entre 16 a 18 anos mas a forma como tomam decisões parecem que eles tem mais de 20 anos. E quando o livro acabou, no calor do momento achei que tudo estava perfeito mas depois quando parei para pensar percebi que o final não foi tão bom quando o resto. Não é que o final não tenha sido bom, mas né, poderia ter sido melhor e menos... clichê.
Mesmo assim a forma como tudo terminou me deixou bem desesperada querendo ler sua continuação (que ainda não foi lançada aqui em terras BR). Sabe aquele livro que quando termina de ler você não consegue parar de pensar nele e de tão bom te deixa com uma ressaca literária? Então, foi isso que me aconteceu. Nem preciso dizer que Crooked Kingdom é um dos lançamentos literários desse ano mais aguardados por mim, né?
“Ela não desejaria amor para ninguém. Ele é como uma visita a quem você dava as boas-vindas e depois não conseguia se livrar.”
“O coração é uma flecha. Ele precisa de mira para acertar. Seja decisiva. Você precisa saber aonde quer ir antes de chegar lá.”
“Melhor verdades terríveis do que mentiras gentis.”
46 comentários
Quero muito ler *_*
ResponderExcluirsua resenha me deixou com mais vontade
Ah que bom!
ExcluirQuando ler Six of Crows vem me contar o que achou :D
beijo
Que livro interessante! Gostei
ResponderExcluirSoube falar tão bem sobre ele nesse post,que deu até vontade de ler ♥
Beijos :)
http://saracastelloni.blogspot.com.br/
Fico feliz por isso! E que bom que gostou ♥
Excluirbeijo
Nunca li e fiquei com vontade, gosto de histórias assim...já tinha ouvido falar e já peguei na mão esse livro na Saraiva, rs.
ResponderExcluirSério? Eu li esse livro online então estou louca para comprar a edição física. Deve ser tão linda *-*
Excluirbeijo
Ótima resenha gostei da dica do livro, obrigado pela visita.
ResponderExcluirBlog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM
Que bom que gostou
ExcluirFiquei com vontade de ler o livro. Vai ficar na minha lista de livros a comprar. Beijo bom.
ResponderExcluirQue bom que gostou! Se ler o livro vem me contar o que achou dele :)
Excluirbeijo
Olá!
ResponderExcluirO pior é que acontece muito comigo, sou bem influenciável pelas resenhas e vários livros entraram para a minha wish List assim, incluindo esse.
O que mais me chamou a atenção foi o fato da trama ser fundamentada nos personagens e suas personalidades e relacionados.
Beijos!
Gatita&Cia.
Oie!
Excluirhahaha Eu sei bem como é isso, também sou assim.
Sim, esse foi um dos pontos que eu mais gostei no livro, o foco que os personagens tiveram.
beijo ♥
Parece ser bom... mas não sei se leria, embora tenha chamado a minha atenção. Sua resenha está muito bem construída. Parabéns pelo post!
ResponderExcluirObrigada ♥
Excluirbeijo
Fiquei feliz de saber que não preciso ler os outros livros para conseguir entender esse. Essa premissa me lembrou um pouco duas trilogias de livros que eu amo, embora neles tenha muita magia. Fiquei curiosa para saber o destino dos cinco heróis <3
ResponderExcluirSim, não precisar ler os outros livros é muito bom, né?
ExcluirQuais trilogias são essas? Fiquei curiosa hehe
Ah, que bom que ficou curiosa *-*
beijo
Você resenha bem o livro e adoro livros que contam cada personagem, as histórias deles além do principal que o livro conta.
ResponderExcluirFiquei curiosa em poder ter um para ler!
Universo Prático Feminino
Ah, obrigada! Fico feliz por isso.
ExcluirE que bom que ficou curiosa *-*
beijo
A resenha ficou incrível, já está na minha listinha de livros pra ler <3 Continue arrasando no post!
ResponderExcluirObrigada! Ah, pode deixar ♥ haha
Excluirbeijo
Olá! Nossa, não sou muito fã do gênero, mas meu marido é bastante, acho que vou mostrar pra ele, porque ele vai ser animar. Mas achei interessante e adorei a resenha. Abraços e sucesso.
ResponderExcluirwww.pandapixels.com.br
Oie!
ExcluirSe o seu marido gosta de livros desse tipo provavelmente vai curtir esse :)
Obrigada ♥
beijo
Adorei o livro, que legal, adoro fantasia misturado com ação! Já que muito ler ele. Eu também amo livros que envolvam amizade!
ResponderExcluirBeijos, Gi.
Blog About Girls
Eu também adoro fantasia misturada com ação!
ExcluirQue bom que se interessou pelo livro :)
beijo
Que incrível! Apaixonada por livros que sou, essas resenhas sempre acabam me prendendo e fazendo a gente parar de julgar o livro pela capa, hehhe
ResponderExcluirÉ bem assim mesmo haha
Excluirbeijo
Você já me ganhou na primeira linha "Eis um livro para quem gosta de girl power" hahaha
ResponderExcluirFiquei curiosa pela descrição da história e dos personagens. Essa questão da amizade entre as mulheres de uma ajuda a outra também é ótima. Obrigada pela dica :) ótima resenha ^^
www.soltavoz.com
Ah que bom que gostou! Espero que leia o livro e que goste dele :)
ExcluirObrigada ♥
beijo
eu simplesmente amo livros do gênero e depois dessa resenha maravilhosa vou procurar pra comprar com certeza! Essa capa tbm ganhou meu coração <3
ResponderExcluirQue bom que gostou! Quando ler o livro vem me contar o que achou dele :D
Excluirbeijo
Não conhecia essa saga e só pela capa compraria certo, sabendo dá estória então... Está na lista. Quando tiver oportunidade vou ler com certeza.
ResponderExcluirIsso de personagens femininos é difícil mesmo, com masculinos tbm, mas tem a broderagem, com femininos nem isso! Tenso!!
Queria ver fotos do livroooo
Beijos
Quando ler ele vem me contar oque achou.
ExcluirTambém queria que tivesse fotos :/ Quando eu tiver o livro físico eu atualizo o post com imagens bonitinhas do livro ♥
beijo
Nossa, parece ser muito bom!! Já fiquei com vontade de ler. Ainda não li nenhum livro da autora, mas sua resenha me deixou instigada.
ResponderExcluirBeijos
Que bom que se interessou :D
Excluirbeijo
Oie, tudo bem? Ainda não conhecia o livro e nem a trilogia anterior mas pela sua resenha parece ser interessante. Uma pena o fim não ter sido como você esperava, é triste quando alimentamos uma expectativa e acaba acontecendo outra coisa. Mesmo assim, uma ótima indicação. Beijos, Érika ^.^
ResponderExcluirOie! Tudo bem sim e você?
ExcluirPois é, é chato mesmo. Mas pelo menos não foi tão ruim assim hehehe
Que bom que gostou :)
beijo
Confesso que não sei se daria conta de ler os outros livros, para poder ler este, mas adorei a última frase do livro que você compartilhou: "O coração é uma flecha. Ele precisa de mira para acertar. Seja decisiva. Você precisa saber aonde quer ir antes de chegar lá."
ResponderExcluirAbraços
Blog do Ben Oliveira
Sinceramente? Eu nem recomendo muito que você leia a outra trilogia, o primeiro livro (o único que eu li) é bom mas não tanto quanto Six of Crows.
ExcluirEssa frase é ótima, né? *-*
beijo
Oi! Que bom que gostou da leitura. Aparentemente não é o tipo de livro que me agrada. Mas quem sabe mais para frente. Bjos ❤
ResponderExcluirClick Literário
Oie!
ExcluirQuem sabe um dia você não se interesse, né?
beijo
Oi flor, tudo bom?
ResponderExcluirAI ME ABRAÇA AKNASUOGBABASUOBGASUOASGOA esse livro é um dos meus favoritos da vida. Amo tudo que a Leigh escreve, mas SoC conseguiu arrebatar esse amor e transformar numa coisa ainda maior.
Eu amei profundamente a relação de amizade entre a Nina e a Inej, como tu bem citou. Cheia de sororidade, diálogos importantes, tudo o que uma amizade entre personagens femininas precisa na literatura!
Inej e Kaz são meus favoritos nessa trama, apesar de amar absurdamente cada um deles. Achei a profundidade e o emocional dos dois uma coisa tão arrebatadora que li uma linha e já estava no chão, chorando pelos dois.
Sua resenha ficou ótima!
Beijos,
Denise Flaibam.
www.queriaestarlendo.com.br
AAAAAAAAAAAAAAH SÉRIO QUE ESSE TAMBÉM É UM DOS SEUS LIVROS FAVORITOS? *o*
ExcluirConcordo com tudo! Uma coisa que eu também adorei foi a decisão da Inej em relação ao Kaz lá no final do livro, fiquei até com vontade de bater palmas hahaha
Obrigada ♥
beijo
Eu amo ler livros de estratégias! A sua resenha tá muito boa mesmo! Amei! Ainda não conhecia a obra, mas você me convenceu a querer me aventurar nessas páginas! Amei!
ResponderExcluirBjos, Marinspira <3
Fico feliz que tenha se interessado! Espero que leia e goste desse livro ♥
Excluirbeijo
Achei super interessante o fato de os personagens serem anti-heróis. Os heróis que me desculpem, mas eu gosto muito mais dos vilões, haha. Também gostei do fato de a história ser narrada por personagens diferentes, creio que isso no dá uma melhor perspectiva da trama como leitores.
ResponderExcluirGostei da resenha e de conhecer mais sobre esse livro.
Estou seguindo o blog pra não perder as atualizações.
Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br
Os anti-heróis são os melhores! *-* hahaha Sim, por ser narrada por vários personagens da para conhecer e entender melhor as coisas.
ExcluirQue bom que gostou e seja muito bem-vinda ♥
beijo
• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Normalmente os comentários são respondidos nos fins de semana.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥