Resenha literária | Girl power, muita ação e estratégias em Six of Crows

terça-feira, março 21, 2017

Six of Crows. Sangue e Mentiras - livro 1 | Autora: Leigh Bardugo | Editora: Gutenberg | 372 página | Skoob

Sabe quando você vê uma resenha super positiva de um livro e pensa: “Eu tenho que ler ele”? Foi isso que aconteceu com Six of Crows. A alguns anos li Sombra e Ossos e até que gostei, mas não o suficiente para querer ler a sua continuação, até que ano passado vi uma galera falando de Six of Crows e a vontade de ler novamente algo da Leigh Bardugo voltou e não me arrependi nem um pouco, tanto que esse livro está na minha lista de favoritos de 2016.

A oeste de Ravka fica Ketterdam um lugar onde pelo preço certo, pode-se conseguir qualquer coisa. Kaz Brekker é um ladrão estrategista que em pouco tempo construiu uma reputação sobre si. Kaz acaba recebendo uma proposta complicada, em troca de uma boa quantia de dinheiro ele precisa entrar em uma prisão de segurança máxima e roubar algo de lá para evitar que uma droga caia nas mãos erradas. Para que essa missão tenha êxito Kaz reúne um grupo de elite para ajuda-lo. A missão em si já é praticamente impossível e para complicar fantasmas do passado atormentam cada um dos seis integrantes do grupo.
“– Eu sou um homem de negócios – ele disse a ela. – Nem mais, nem menos.
– Você é um ladrão, Kaz.
– Não foi isso que acabei de falar?”
Aqui a fantasia e elementos mágicos não tem tanto destaque quanto em Sombra e Ossos. Até tem um pouco de digamos, magia, mas como a maioria dos personagens não são grishas eles lutam do modo clássico por assim dizer, usando armas de fogo ou laminas. Então Six of Crows tem muito mais ação do que fantasia. O livro é narrado em terceira pessoa pela perspectiva de cinco personagens. Capa capítulo foca em um personagem o que faz com que o leitor conheça melhor cada um deles e também tem vários flashbacks, dando assim para entender o que aconteceu no passado desses jovens. Apesar de o livro focar na missão de entrar e sair da prisão sem grandes problemas o enredo também conta com uma boa dose de drama. Drama esse que foi muito bem construído. Cada personagem tem uma história, cada um teve que enfrentar problemas em seu passado e agora eles tem que lidar com traumas, medo, raiva ou ressentimento

Mas o melhor do livro são os personagens. Eles não são aqueles típicos heróis bonitinhos, fofinhos e que adoram salvar o mundo no fim do dia. Não, eles são apenas pessoas que passaram por problemas e tiveram que tomar decisões difíceis. E também tem a diversidade (porque sim, aqui temos personagens gays, e não brancos) e sabemos como a diversidade importa e faz diferença.
“Quando todo mundo acha que você é um monstro, não é preciso perder tempo fazendo monstruosidades.”
O Kaz é talvez o personagem mais clichê desse livro, ele é aquele cara muito esperto que as pessoas acham incrível (de certa forma), que fala e faz coisas sem se importar se aquilo vai machucar alguém e que esconde um segredo sobre si que quando descobri o que era achei que fazia sentido o lance de ele usar luvas o tempo todo.

Inej acabou entrando para a minha lista de personagens favoritos por ser A-M-E-L-H-O-R! Ela é bem calma, reservada e é quem chamam de Espectro por conseguir passar por lugares despercebida coletando informações valiosas. Mas o que eu mais gostei na personagem foi a forma que ela agia com os outros personagens. Era a amizade dela com o Jasper, o relacionamento dela com a Nina – é tão raro encontrar uma amizade entre mulheres em livros desse tipo que quando encontro me surpreendo e me encanto. Não que as duas sejam melhores amigas mas é muito legal ver elas ajudando uma a outra, conversando entre si e não enxergando a outra como uma inimiga invejosa – e a decisão que ela tomou no final sobre um certo personagem foi incrível! Do tipo: Meu querido, gostar de mim não é o suficiente, se quer que eu fique vai ter que deixar de ser um babaca. Minhas palavras, não da Inej.
“Tudo nela queria dizer sim, mas ela não se contentaria com tão pouco, não depois de tudo o que havia passado.”
Kaz e Inej são quem mais chamaram a minha atenção no livro mas a Nina o Wilan e o Japer também são ótimos, só que eu não nada para falar deles.

Das coisas que não gostei em Six of Crows – porque né, nem tudo é perfeito – está o detalhe de que em momento nenhum os seis personagens principais aparentam ter a idade que tem. Todos tem entre 16 a 18 anos mas a forma como tomam decisões parecem que eles tem mais de 20 anos. E quando o livro acabou, no calor do momento achei que tudo estava perfeito mas depois quando parei para pensar percebi que o final não foi tão bom quando o resto. Não é que o final não tenha sido bom, mas né, poderia ter sido melhor e menos... clichê.

Mesmo assim a forma como tudo terminou me deixou bem desesperada querendo ler sua continuação (que ainda não foi lançada aqui em terras BR). Sabe aquele livro que quando termina de ler você não consegue parar de pensar nele e de tão bom te deixa com uma ressaca literária? Então, foi isso que me aconteceu. Nem preciso dizer que Crooked Kingdom é um dos lançamentos literários desse ano mais aguardados por mim, né?
“Ela não desejaria amor para ninguém. Ele é como uma visita a quem você dava as boas-vindas e depois não conseguia se livrar.”
“O coração é uma flecha. Ele precisa de mira para acertar. Seja decisiva. Você precisa saber aonde quer ir antes de chegar lá.”
“Melhor verdades terríveis do que mentiras gentis.”

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

46 comentários

  1. Quero muito ler *_*
    sua resenha me deixou com mais vontade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom!
      Quando ler Six of Crows vem me contar o que achou :D

      beijo

      Excluir
  2. Que livro interessante! Gostei
    Soube falar tão bem sobre ele nesse post,que deu até vontade de ler ♥
    Beijos :)
    http://saracastelloni.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz por isso! E que bom que gostou ♥

      beijo

      Excluir
  3. Nunca li e fiquei com vontade, gosto de histórias assim...já tinha ouvido falar e já peguei na mão esse livro na Saraiva, rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Eu li esse livro online então estou louca para comprar a edição física. Deve ser tão linda *-*

      beijo

      Excluir
  4. Ótima resenha gostei da dica do livro, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vontade de ler o livro. Vai ficar na minha lista de livros a comprar. Beijo bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Se ler o livro vem me contar o que achou dele :)

      beijo

      Excluir
  6. Olá!
    O pior é que acontece muito comigo, sou bem influenciável pelas resenhas e vários livros entraram para a minha wish List assim, incluindo esse.
    O que mais me chamou a atenção foi o fato da trama ser fundamentada nos personagens e suas personalidades e relacionados.
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      hahaha Eu sei bem como é isso, também sou assim.
      Sim, esse foi um dos pontos que eu mais gostei no livro, o foco que os personagens tiveram.

      beijo ♥

      Excluir
  7. Parece ser bom... mas não sei se leria, embora tenha chamado a minha atenção. Sua resenha está muito bem construída. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  8. Fiquei feliz de saber que não preciso ler os outros livros para conseguir entender esse. Essa premissa me lembrou um pouco duas trilogias de livros que eu amo, embora neles tenha muita magia. Fiquei curiosa para saber o destino dos cinco heróis <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, não precisar ler os outros livros é muito bom, né?
      Quais trilogias são essas? Fiquei curiosa hehe
      Ah, que bom que ficou curiosa *-*

      beijo

      Excluir
  9. Você resenha bem o livro e adoro livros que contam cada personagem, as histórias deles além do principal que o livro conta.
    Fiquei curiosa em poder ter um para ler!

    Universo Prático Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, obrigada! Fico feliz por isso.
      E que bom que ficou curiosa *-*

      beijo

      Excluir
  10. A resenha ficou incrível, já está na minha listinha de livros pra ler <3 Continue arrasando no post!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Nossa, não sou muito fã do gênero, mas meu marido é bastante, acho que vou mostrar pra ele, porque ele vai ser animar. Mas achei interessante e adorei a resenha. Abraços e sucesso.

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Se o seu marido gosta de livros desse tipo provavelmente vai curtir esse :)
      Obrigada ♥

      beijo

      Excluir
  12. Adorei o livro, que legal, adoro fantasia misturado com ação! Já que muito ler ele. Eu também amo livros que envolvam amizade!
    Beijos, Gi.
    Blog About Girls

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro fantasia misturada com ação!
      Que bom que se interessou pelo livro :)

      beijo

      Excluir
  13. Que incrível! Apaixonada por livros que sou, essas resenhas sempre acabam me prendendo e fazendo a gente parar de julgar o livro pela capa, hehhe

    ResponderExcluir
  14. Você já me ganhou na primeira linha "Eis um livro para quem gosta de girl power" hahaha
    Fiquei curiosa pela descrição da história e dos personagens. Essa questão da amizade entre as mulheres de uma ajuda a outra também é ótima. Obrigada pela dica :) ótima resenha ^^

    www.soltavoz.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou! Espero que leia o livro e que goste dele :)
      Obrigada ♥

      beijo

      Excluir
  15. eu simplesmente amo livros do gênero e depois dessa resenha maravilhosa vou procurar pra comprar com certeza! Essa capa tbm ganhou meu coração <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Quando ler o livro vem me contar o que achou dele :D

      beijo

      Excluir
  16. Não conhecia essa saga e só pela capa compraria certo, sabendo dá estória então... Está na lista. Quando tiver oportunidade vou ler com certeza.
    Isso de personagens femininos é difícil mesmo, com masculinos tbm, mas tem a broderagem, com femininos nem isso! Tenso!!
    Queria ver fotos do livroooo

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando ler ele vem me contar oque achou.
      Também queria que tivesse fotos :/ Quando eu tiver o livro físico eu atualizo o post com imagens bonitinhas do livro ♥

      beijo

      Excluir
  17. Nossa, parece ser muito bom!! Já fiquei com vontade de ler. Ainda não li nenhum livro da autora, mas sua resenha me deixou instigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bem? Ainda não conhecia o livro e nem a trilogia anterior mas pela sua resenha parece ser interessante. Uma pena o fim não ter sido como você esperava, é triste quando alimentamos uma expectativa e acaba acontecendo outra coisa. Mesmo assim, uma ótima indicação. Beijos, Érika ^.^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Tudo bem sim e você?
      Pois é, é chato mesmo. Mas pelo menos não foi tão ruim assim hehehe
      Que bom que gostou :)

      beijo

      Excluir
  19. Confesso que não sei se daria conta de ler os outros livros, para poder ler este, mas adorei a última frase do livro que você compartilhou: "O coração é uma flecha. Ele precisa de mira para acertar. Seja decisiva. Você precisa saber aonde quer ir antes de chegar lá."
    Abraços
    Blog do Ben Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente? Eu nem recomendo muito que você leia a outra trilogia, o primeiro livro (o único que eu li) é bom mas não tanto quanto Six of Crows.
      Essa frase é ótima, né? *-*

      beijo

      Excluir
  20. Oi! Que bom que gostou da leitura. Aparentemente não é o tipo de livro que me agrada. Mas quem sabe mais para frente. Bjos ❤

    Click Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Quem sabe um dia você não se interesse, né?

      beijo

      Excluir
  21. Oi flor, tudo bom?
    AI ME ABRAÇA AKNASUOGBABASUOBGASUOASGOA esse livro é um dos meus favoritos da vida. Amo tudo que a Leigh escreve, mas SoC conseguiu arrebatar esse amor e transformar numa coisa ainda maior.
    Eu amei profundamente a relação de amizade entre a Nina e a Inej, como tu bem citou. Cheia de sororidade, diálogos importantes, tudo o que uma amizade entre personagens femininas precisa na literatura!
    Inej e Kaz são meus favoritos nessa trama, apesar de amar absurdamente cada um deles. Achei a profundidade e o emocional dos dois uma coisa tão arrebatadora que li uma linha e já estava no chão, chorando pelos dois.
    Sua resenha ficou ótima!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    www.queriaestarlendo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AAAAAAAAAAAAAAH SÉRIO QUE ESSE TAMBÉM É UM DOS SEUS LIVROS FAVORITOS? *o*
      Concordo com tudo! Uma coisa que eu também adorei foi a decisão da Inej em relação ao Kaz lá no final do livro, fiquei até com vontade de bater palmas hahaha
      Obrigada ♥

      beijo

      Excluir
  22. Eu amo ler livros de estratégias! A sua resenha tá muito boa mesmo! Amei! Ainda não conhecia a obra, mas você me convenceu a querer me aventurar nessas páginas! Amei!

    Bjos, Marinspira <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha se interessado! Espero que leia e goste desse livro ♥

      beijo

      Excluir
  23. Achei super interessante o fato de os personagens serem anti-heróis. Os heróis que me desculpem, mas eu gosto muito mais dos vilões, haha. Também gostei do fato de a história ser narrada por personagens diferentes, creio que isso no dá uma melhor perspectiva da trama como leitores.
    Gostei da resenha e de conhecer mais sobre esse livro.
    Estou seguindo o blog pra não perder as atualizações.
    Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os anti-heróis são os melhores! *-* hahaha Sim, por ser narrada por vários personagens da para conhecer e entender melhor as coisas.
      Que bom que gostou e seja muito bem-vinda ♥

      beijo

      Excluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Normalmente os comentários são respondidos nos fins de semana.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos