Resenha literária | Uma viagem pelo espaço-tempo em Doctor Who: 12 Doutores, 12 Histórias

sexta-feira, março 03, 2017


resenha Doctor Who 12 Doutores, 12 Histórias
Doctor Who: 12 Doutores, 12 histórias | Editora: Rocco | Páginas: 480 | Skoob

Doctor Who: 12 Doutores, 12 histórias como o próprio nome já diz reúne 12 contos – uma para cada regeneração do Doctor – escrito por 12 autores aclamados atualmente. O livro foi criado para comemorar os 50 anos que a série britânica fez em 2013.

Acredito que esse seja um livro feito por fãs para os fãs de Doctor Who. O mais legal é que enquanto lia esse livro parecia que estava assistindo a série, cada autor conseguiu captar a essência e as peculiaridades do Doctor e transformar em palavras a serem lidas. Mesmo não tendo assistido a série clássica consegui entender as personalidades de cada Doctor e suas companions. Isso foi incrível!

É claro, teve os contos que eu gostei mais, os que gostei menos e o que me deu sono (Uma Mãozinha ao Doutor) mas todos são geniais! Nesse livro você vai encontrar pterodáctilos, daleks, outros Senhores do Tempo, um planeta árvore gigante e alienígenas nunca visto na série. E o melhor (pelo menos para mim) foi conhecer um pouco mais desses autores, alguns deles eu já tinha ouvido falar e tinha bastante vontade de ler algo deles (oi Neil Gaiman e Holly Black!) e outros nem fazia idéia de quem eram. Mas depois de ler as histórias que cada autor criou fiquei com vontade de ler outros livros desses autores e também de assistir logo a série clássica.
resenha Doctor Who 12 Doutores, 12 Histórias
Os contos que mais gostei:

A Lança do Destino do Marcus Sedgwick (já resenhei outro livro dele, Ela Não é Invisível aqui). Aqui o Doctor e sua companion Jo precisam fazer um trabalho para a UNIT (Força-tarefa Unificada de Inteligência), eles tem que “pegar emprestado” um artefato que está em exposição em um museu, mas tudo acaba saindo errado e o Doctor resolve fazer as coisas do seus jeito voltando no tempo e de brinde ele acaba tendo que enfrentar alguns Vikings. O melhor do conto foi que o vilão mais amado da série apareceu ♥

Hora Nenhuma do Neil Gaiman. Nesse deu para matar a saudade pelo Eleventh Doctor e a Amy Pond, e talvez seja por isso que eu gostei tanto do conto. Nele o planeta terra foi comprado e todos as pessoas que o habitavam acabaram morrendo, então o Doctor e a Amy voltam no tempo para tentar entender isso e descobrem que todas as casas e terrenos do nosso querido planeta foram vendidas para alguém usando uma máscara de coelho.

Luzes Apagadas da Holly Black. O Doctor está indo comprar café para a Clara, e onde seria o melhor lugar para comprar esse café se não na Estação Intergaláctica da Torra de Café? Logo o Doctor conhece Cinquenta e um e enquanto esperam na fila para comprar café as luzes são apagadas e quando elas voltam alguém foi morto. Cabe então ao Doctor e ao jovem Cinquenta e um descobrirem o que realmente está acontecendo.

Esses três contos além de terem sido os meus favoritos tiveram algo em comum, eles tiveram o elemento surpresa (coisa que eu adoro). Seja com o Doctor mostrando que ele não é ingênuo como muitas vezes ele aparenta ser ou com algo acontecendo e me fazendo ficar com aquele pensamento de “Não creio...” Por ser um livro de contos escritos por autores diferentes não é preciso ler eles na ordem. Cada autor escreve de uma forma diferente e talvez por isso para mim não foi um livro que precisava ser lido de uma vez, funcionou melhor ler cada conto dando intervalos entre cada um.

Já a edição física está linda! O livro não chega a ser um hardback mas a capa é mais durinha e cada conto se inicia com uma ilustração da silhueta do Doctor. Chega até dar certo orgulho em ter um livro com uma edição dessas na minha coleção ♥

Como eu disse ali em cima esse é um livro feito para os fãs da série Doctor Who mas isso não impede quem nunca assistiu a série de ler esse livro, mas eu recomendo que assista a série primeiro e leia o meu post sobre 6 motivos para assistir Doctor Who.

" – Você sempre foi assim?
– Assim como?
– Um louco. Com uma máquina do tempo.
– Ah, não. Demorou séculos até eu conseguir a máquina do tempo." pagina 422

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

10 comentários

  1. Oi.
    Nunca assisti a série, mesmo com muitas pessoas amando e falando sempre que preciso assistir ainda não bateu aquela vontade. Mas juro que vou assistir ainda.
    Exatamente por isso não posso opinar sobre o livro, apesar de sua resenha ter ficado completa, tanto que consegui entender mesmo sem ter assistido.
    Gostei que são vários autores, isso é ótimo.
    E para quem é fã esse livro deve ser maravilhoso.
    Um beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sei como é isso, eu mesma demorei bastante até tomar coragem e começar a assistir Doctor Who, mas depois disso não parei mais haha
      Sim, o livro é realmente maravilhoso!
      Que bom que gostou, Cami ♥

      beijo

      Excluir
  2. Eu sou suspeita porque meus corações são whovians hahahahahah

    Eu amei esse livro e fiquei super feliz em saber que a rocco trouxe pro Brasil.. E triste por saber que não foi lançado nenhum novo aqui ano passado =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ♥♥
      Como esse ainda é o único livro sobre o Doctor que li, eu espero que enquanto vou lendo os outros livros lancem logo mais livros sobre o Doctor. Porque né, precisamos rsrs

      beijo

      Excluir
  3. Eu amei o livro,verdade que demorei para ler e tive que ler duas vezes antes de engatar de vez kkkkk,mas valeu a pena,tbm amei o Luzes Apagadas e o Hora Nenhuma :D
    Gostei bastante de poder ver as peculiaridades de cada um e como isso os faz ser simplesmente inigualáveis,tbm recomendo muito ;)
    Beijos ^.^
    PS:Amei o estilo do blog,fazia tempo que não passava por aqui <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Eu também tive certa dificuldade, principalmente com o primeiro conto.
      Sim! Foi muito legal ver como cada Doctor tinha peculiaridades diferentes *-*
      Fico feliz que tenha gostado ♥

      beijo

      Excluir
  4. Eu nunca assisti ou li nada relacionada a Doctor Who, acredita? Tipo, minhas amigas são apaixonadíssimas pela série e etc, mas eu sempre achei tãaaaaao longa que não conseguia assistir.
    Mas só de ver nomes como o de Neil Gaiman na lista de autores fiquei morrendo de vontade de ler.
    Ótima resenha!

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim, moça?! Tu tem que assistir a série, ela é muito boa!
      Mas que bom que gostou ♥

      beijo

      Excluir
  5. Confesso que não me interessei muito porque nunca assisti Doctor Who mas acho que pra quem gosta deve ser demais. Sem contar que para alguém que queria conhecer um pouco esse universo mas sem assistir a série seria uma boa, já que tem todos os doctors :)
    Beijo!

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, acho que esse livro chama mais a atenção de quem já gosta da série mas também é uma escolha legal para quem quer ter uma ideia de como é a série.

      beijo

      Excluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Normalmente os comentários são respondidos nos fins de semana.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos