5 motivos para assistir Skam

terça-feira, janeiro 17, 2017

motivos para assistir Skam
Sim, todo mundo falando sobre Skam, e eu também vou.
Skam foi uma série que eu descobri lá no Tumblr. Nos últimos tempos o que mais apareceu na minha dash foram gifs da terceira temporada dessa série. Sem saber o que diabos era aquilo fui procurar no tio google e acabei indo parar em uma página na wikipedia onde não fazia ideia de qual era o idioma daquela página, depois de pesquisar mais descobri que Skam é uma série norueguesa produzida pelo canal NRK P3 e foi lançada em 2015 mas que só foi começar a ficar conhecia mundialmente a pouco tempo graças a sua terceira temporada.

A série conta a história de um grupo de jovens estudantes que vivem em Oslo. Com 10 a 12 episódios de 20 a 40 minutos de duração mais ou menos cada temporada é protagonizada por um personagem. A primeira temporada foca na Eva, a segunda na Noora e a terceira no Isak.
motivos para assistir Skam

Uma coisa que eu queria ressaltar mas que não faz parte dos motivos é que não acho que Skam seja parecida com Skins. Vi algumas pessoas comparando Skam com Skins ou falando que Skam é a Skins de 2016, mas sinceramente não concordo muito com isso. Para mim, a única semelhança entre as duas séries é que ambas são sobre adolescentes, e se for pensar por esse caminho então Malhação também é parecida com Skins. Eu adorei Skins mas para mim ela é uma série sobre um bando de adolescentes curtindo a vida adoidado, já Skam além de ser menos intensa aborda assuntos que são mais fáceis dos jovens se identificarem.

Motivo 1. Não é uma produção americana.

Não que produções americanas sejam ruins, longe disso. Mas eu acho que é sempre bom e saudável a gente sair dessa bolha que são as produções americanas, tudo bem que elas são as mais famosas e mais comentadas mas tem muuuitos outros países que produzem séries tão boas ou melhores que as tão famosas séries americanas, e Skam é uma dessas séries.

2. Assuntos importantes que precisam ser discutidos.

Como transtornos alimentares, transtornos mentais, preconceito, homossexualidade e feminismo, por exemplo.

3. Personagens cativantes que te convencem.

Skam é uma série com personagens que eu acho que muita gente consegue se identificar com eles. Na série tem aquela garota que se preocupa demais com o que as pessoas vão pensar dela; tem o garoto que tem medo da reação das pessoas ao saberem que ele é gay; tem a garota que não confia no namorado, e acima de tudo tem o amadurecimento. Adolescentes aprendendo a crescendo aos poucos.

4. A trilha sonora.

Porque a trilha sonora importa sim. Logo no segundo episódio já toca uma música da Lorde. Como não gostar de algo que tenha Lorde e também Hozier?

5. Diálogos e frases de efeito que me faziam querer bater palmas.

"Legal você se considerar feminista e ficar chamando outras garotas de puta. […] Chris não tem essa reputação porque garotos não chamam os outros de puta. Então se acha que é injusto, para de chamar outras garotas de puta." 1x8
"O Islã diz o mesmo de sempre. Que todos os humanos nesse mundo são igualmente importantes e nenhum humano deve ser falado pelas costas, ser violado, julgado ou ridicularizado. Então se ouvir alguém usando religião para argumentar seu ódio, não escute. Porque ódio não vem da religião, vem do medo." 3x8

Você já conhecia a série? Já assistiu ela?

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

36 comentários

  1. Confesso que nunca tinha ouvido falar dessa série, mas só os gif já me conquistaram demais!
    Que coisa mais incrível!
    Com certeza vai entrar pra minha lista de próximos!

    Beijos
    www.jadeamorim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou, Jade!
      Quando assistir Skam vem me contar o que achou :)

      Beijos

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu também fiquei sabendo de Skam pelo Tumblr, eu vi algumas cenas e pensei: tenho que descobrir mais sobre isso. hehe
    Eu não ainda não assisti Skam, mais eu também achei que era um versão de Skin dá Noroega, eu já vi alguns episódios de Skin e eu nunca consegui gostar muito, como você é uma história de adolescentes vivendo a vida adoidado, pode ser que no desenrolar dá serie ela fique diferente.Esta na minha lista de quero ver algum dia.
    Já Skam mesmo só com as cenas e no trailer já vi que era diferente de Skin.
    Gostei muito dá postagem, deu mais vontade de ver, mas estou sem tempo, mas assim que eu tiver vai ser a primeira série que eu quero ver esse ano.

    Bjokas ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Comigo tudo bem e você?
      Tumblr nos apresenta as melhores séries, né? kkk
      Olha, sobre Skins, ao longo de 6 temporadas a série não muda muita coisa não, só muda de personagens mesmo...
      Que bom que se interessou por Skam. Quando assistir ela vem me contar o que achou :)

      Beijos

      Excluir
  3. Já tinha ouvido falar, porem nunca tive a oportunidade de assistir. O seu post me fez ficar interessada, as vezes só a sinopse não faz a gente querer assistir. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Rubyane. Tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar nessa série, o que me faz chegar a conclusão, que preciso visitar o tumblr com mais frequência. Gosto bastante de séries que focam na temática jovem, seja de uma forma mais leve (como essa me pareceu ser) ou de uma forma mais intensa. O que achei bacana foi o fato dela não ser americana e eu sempre me surpreender com trabalhos de outros países. Não tenho nada aos filmes americanos, mas é bom conhecer outras formas de se fazer dramas, romances e por ai vai. Inclusive, deixo uma recomendação: assista um drama francês chamado "Há Tanto Tempo que Amo" acho que você vai gostar.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Renato! Comigo tudo bem e você?
      O tumblr é um bom lugar para se conhecer novas séries, recomendo.
      Sim, Skam apesar de falar de assuntos sérios é uma série leve, não tanto quanto Degrassi: Next Class, por exemplo, mas é leve sim.
      Concordo com você. É sempre com conhecer filmes é séries de outros países.
      Ainda não conhecia esse filme mas já vou pesquisar sobre ele e assisti-lo. Obrigada pela dica :)

      Beijos

      Excluir
  5. Eu não conhecia, até porque sou um tiquim enjoada para séries, principalmente séries que parecem serem longas por um tempo. Mesmo assim me interessei por essa, não parece Drama Queen clichê de sempre.

    Até mais! O/
    Karolini Barbara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Skam não é clichê não. E outro ponto positivo é que não é uma série longa, são só quatro temporadas (a quarta temporada está passando atualmente) e os episódios tem pouco tempo de duração.

      Até mais ♥

      Excluir
  6. Eu nunca tinha ouvido falar dessa série, sequer esbarrado com o nome sem querer.
    Por um lado parece ser bem interessante e concordo com o seu ponto 1, temos que ver mais coisas de fora do eixo USA-Inglaterra.
    Por outro lado ainda me parece série de adolescente e eu estou velho demais pra isso.

    Parece bom. Não devo assistir por que não tenho tempo, mas estou convencido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Pelo jeito ela não está tão conhecida como eu pensava haha
      Bom, realmente é uma série que deve atrair mais a atenção do publico adolescente mas na falta do que fazer é uma boa opção até mesmo para nós que não estamos mais na adolescência.

      Excluir
  7. Ah, é sobre isso que é Skam! Vi muito no Tumblr também, mas não sabia sobre o que era. Gostei da maneira como ela parece abordar esses assuntos importantes.
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é sobre isso hehehe
      Que bom que gostou :)

      beijo

      Excluir
  8. Eu estou vendo diversos gifs dessa série por aí agora, de fato. E até fiquei curiosa, mas achei que ela era uma série enorme. Agora que sei que é menor vou colocar na grade (que já está lotada hahaha) Adorei as quotes inclusive, foi o que mais me fez querer ver. <3

    www.papodefangirl.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Sei como é isso. Que bom que gostou :)

      beijo

      Excluir
  9. O Tumblr algumas vezes nos traz dicas incríveis né. Conheci a série Being Erica por lá e se tornou uma das minhas favoritas da vida. Essa eu ainda não conhecia, mas confesso que me deixou curiosa. Então valeu a dica.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Algumas das minhas séries favoritas eu conheci lá no tumblr. Ainda não conhecia Being Erica, vou pesquisar para saber sobre o que é.
      Ah, que bom que ficou curiosa :D

      beijo

      Excluir
  10. Você acredita que eu nunca ouvi falar dessa série? O Tumblr me deixou na mão nessa! HAHAHA Honestamente, me pareceu um Skins mais sério e mais bem feito - o que pra mim é sensacional, apesar de eu ter amado Skins. Fiquei super curiosa para ver a série, e com certeza vou baixá-la num momento oportuno!!
    Sentimentaligrafia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Pelo jeito Skam não está tão conhecida como eu imaginava hahaha
      Caso assista Skam, venha me contar o que achou :)

      beijo

      Excluir
  11. Ola, tudo bem? Embora não goste muito de historias com a temática adolescente, seria bem legal ver uma produção da Noruega. Desteto esse conceito que só produções americanas são boas, tipo tem muita coisa boa no mundo a fora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Tudo bom e você?
      Sim! É muito chato isso, as vezes dão a impressão que só produções americanas são boas sendo que todos os países são capazes de criar algo fantástico.

      Excluir
  12. Já li algumas obras norueguesas, mas nunca vi nada de lá. Não faço ideia nem de como o idioma soa aos ouvidos! Tenho algumas ressalvas quanto a séries com pegada mais adolescente porque, como não faço mais parte do público alvo, muitas coisas me irritam mais do que me divertem, mas é bom saber da diversidade nas produções.

    www.coadjuvando.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O idioma soa um tanto estranho em um primeiro momento, admito haha
      Sim, é sempre bom quando colocam diversidade nas produções.

      Excluir
  13. SKAM <3333
    Comecei a assistir essa série mas acabei tendo que parar por causa da época de provas :( de qualquer forma, ACHO ELA SENSACIONAL! Ela aborda assuntos bem importantes de um ponto de vista mais "jovem" (os personagens tem mais ou menos a minha idade) e as frases de efeito são tão <333
    Fora que, meu deus, o amadurecimento dos personagens é GIGANTE (tipo o do Isak)

    Beijos, Ju!
    http://naosepreocupecomisso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, sim, sim!
      O amarecimentos dos personagens é ótimo! Uma personagem que eu acho que também amadureceu bastante foi a Eva, na primeira temporada ela era toda insegura e tals...

      beijo

      Excluir
  14. Nunca ouvi falar dessa série e confesso que no começo da resenha logo pensei em Skins. rsrsrs
    Mas conforme fui lendo percebi que ela vai muito além disso e fiquei genuinamente interessada, vou colocar na minha lista.

    ResponderExcluir
  15. Olá! Adorei a resenha, é uma boa dica, e gostei de saber que é fora do circuito de séries americanas, como você falou, claro que as americanas não são ruins, mas é sempre bom dar uma diversificada. Abraços e sucesso!

    www.pandapixels.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é ótimo sempre dar uma diversificada. Ah, que bom que gostou.
      Obrigada ♥

      beijo

      Excluir
  16. Nossa, fiquei surpreso. Sou mega ligado em séries e nunca, nunquinha ouvi falar dela! Sou bem fã do audiovisual europeu (principalmente do que não é britânico/francês), então vai ter feriadinho agora né, vou procurar <3 E SIMMMM, trilha sonora importaaaa. 13 reasons why me interessou mais pela trilha sonora que pela trama hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Quando estava criando esse post eu jurava que a série estava fazendo sucesso aqui no Brasil. Pelo jeito ela só está fazendo sucesso no meu feed mesmo hehe
      Que bom que gostou. E aí, já assistiu? Se sim, espero que tenha gostado :)
      AAAAH a trilha sonora de 13 reasons why é muito boa, inclusive estou ouvindo The Night We Met agora mesmo hahaha

      beijo

      Excluir
  17. Acho que tirando o fato da série falar sobre adolescentes e começar com a letra S, ela e Skins não tem nada em comum mesmo, elas tratam os jovens de formas diferentes. Acho que a série deve pouquíssima divulgação aqui, ela deveria ser bem mais divulgada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SIM! Concordo!
      Realmente, Skam deveria ser bem mais divulgada por aqui. Uma pena que tem gente que prefere exclusivamente séries americanas ou britânicas e as que não gostam de assistir algo com legenda :/

      Excluir
  18. Nunca tinha ouvido falar dessa série, mas o que me chamou atenção é o fato dela ser norueguesa. Certamente traz uma abordagem bem interessante da adolescência, e estou batendo palmas para os quotes

    Beijos, Vickawaii
    http://www.neverland.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem uma abordagem bem interessante. Tem até uns costumes um pouco diferentes do que estamos acostumados e isso é bem legal.
      Esses quotes são ótimos, né? Adoro eles haha

      beijo

      Excluir

Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
Os comentários serão respondidos o mais rápido possível.
Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos