Resenha: Jackaby

quarta-feira, julho 20, 2016

resenha Jackaby William Ritter
Jackaby - livro 1| Autor: William Ritter | Editora: Única | Páginas: 254 | No Skoob

Jackaby foi um livro que comecei a ler com altas expectativas e em momento algum ele me decepcionou. A capa é linda, o título interessante, a sinopse intrigante e a história é MUITO BOA!

New Fiddleham – New England, 1892. Abigail Rook é uma jovem que fugiu da casa dos pais em busca de uma vida com mais aventuras (porque vamos combinar, isso não era nada fácil para uma mulher naquela época), quando ela chega a New Fiddleham sem nenhum dinheiro ela logo encontra uma vaga como assistente do estranho detetive R. F. Jackaby que diz ser capaz de identificar o sobrenatural. Abigail é contratada como assistente provisória e logo em seu primeiro dia de trabalho surge a dúvida: quem é o serial killer que está matando as pessoas da cidade? A polícia acha que é um assassino comum, mas Jackaby está investigando o caso, então talvez o vilão não seja humano.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Abigail, o que é ótimo porque a moça é iniciante em todo esse mundo de criaturas sobrenaturais então ela e o leitor vão aprendendo sobre essas coisas juntos. Abigail é uma protagonista cativante. Ela é inteligente, corajosa, independente e tem seus momentos de insegurança como qualquer pessoa. Me identifiquei bastante com ela.

"Creio que a maioria dos homens já é mais que feliz em acreditar que uma jovem mulher é uma coisinha frágil. Portanto, tecnicamente, a enganação já estava ali, eu só a empreguei de modo conveniente." página 33

Já o Jackaby é todo peculiar e em alguns momentos ele me lembrou o 11º Doctor (sendo meio sem noção), ele é um pouco frio, distante, e claro, extremamente inteligente. Na capa do livro está escrito “Para os fãs de Sherlock Holmes e Doctor Who”, então de fato o livro tem suas semelhanças com Doctor Who e Sherlock Holmes, mas eu só vi essas semelhanças na personalidade do Jackaby e no relacionamento que ele tem com a Abigail, bem no estilo Doctor e compenion ou Sherlock e Dr. Whatson.

A trama gira em torno mesmo da Abigail e do Jackaby, entre os personagens secundários temos uma banshee (eu adoro banshees!), um pato e uma fantasma, mas eles não tem grande destaque. Enquanto em alguns livros a falta de destaque dos personagens secundários pode incomodar para mim o William Ritter conseguiu cuidar bem dessa parte de forma que mesmo esses seus personagens sendo tão cativantes não senti necessidade de que eles estivessem mais presentes.

Jackaby é um livro que tem seus momentos divertidos, tensos, emocionantes e o tempo todo ele é carregado de mistério. Não é um livro apenas para quem gosta de Doctor Who e/ou Sherlock Holmes, é um livro para quem gosta de mistério com sobrenatural. É aquele tipo de livro que te faz ficar desconfiado de todos os personagens e ficar pensando e montando um quebra-cabeça mental para tentar descobrir o que está acontecendo.

A única coisa que falhou nesse livro foi a edição, parece que na hora da revisão não deram a devida atenção ao livro e isso resultou em falas misturadas (clicar no enter algumas vezes já teria ajudado), tornou a leitura um pouco confusa em vários momentos. Tirando isso, tá tudo ok. Jackaby tem uma continuação (que ainda não foi publicada aqui no Brasil) mas felizmente no final do livro a gente descobre quem é o serial killer, o que me surpreendeu porque como sempre eu não suspeitava de tal pessoa.

"- A ignorância é uma alegria, não?
- Isso é enfadonho. A felicidade é a verdadeira alegria. Mas a ignorância é anestesiante e, diante do que está por vir, é o melhor que podemos esperar para os nossos conhecidos infortunados." Página 173  
"O fato de que as batalhas geralmente estejam dentro de sua cabeça não diminui sua bravura. As batalhas mais difíceis sempre estão." página 93

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

20 comentários

  1. Gostei da resenha! A história parece ser muito interessante, especialmente com uma personagem feminina nessa época, e com essa capa bonitona!
    Estou terminando um livro que eu até que não gostei muito, mas nõa consigo parar de ler hehe, vou colocar sua sugestão como próxima da lista! :)

    Beijos!

    www.camilaperes.com/blog/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Quando ler Jackby me conta o que achou :D

      Beijo

      Excluir
  2. Não conhecia o livro mas sua resenha ficou tão impecável, amei <3
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! ♥
      Seja muito bem-vinda ♥

      Excluir
  3. Estou louca para ler esse livro. Adorei a resenha.
    Beijos
    www.florecencia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia ele sim, não vai se arrepender! Que bom que gostou ♥

      Beijo

      Excluir
  4. Ei, que interessante. Não tinha ouvido falar do livro e adoro suspense com sobrenatural. Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito de livros, mas achei interessante.....
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Me interessei super, só pela sua resenha eu senti uma enorme vontade de le-lo, exeto por essa questão da edição que você citou que me deixou meio com o pé atrás.
    Amei a resenha 💞

    www.simplesmentecriativa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lance da edição incomoda um pouco sim, mas mesmo assim vale a pena ler esse livro, a história é muito boa!
      Que bom que gostou ♥

      Excluir
  7. Amo esse tipo de livro, fiquei super curiosa pra ler.

    Ps: muito boa a resenha

    www.heyflordeliz.com

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros de mistérios e esse definitivamente acabou de entrar para minha wishlist, parece ser íncrivel. Beijinhos Eletromagnéticos, Maby.

    http://atmosferadamaby.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Gosto muito de livros assim, que trazem mistérios e mexem com coisas sobrenaturais. Não sei porque mais esse livro me lembrou a coleção da Kimberly Derting com os livros Ecos da morte, desejos dos mortos e outros 2 que não lembro o nome. E você falando sobre ter semelhanças com Doctor Who e Sherlock Holmes me lembrou que preciso criar vergonha na cara e assistir essas séries haha Amei a resenha, beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não conheço essa coleção, vou dar uma pesquisada, quem sabe eu não me interesso.
      Sim! Você precisa assistir essas series! São ótimas!
      Que bom que gostou <3

      Beijo

      Excluir
  10. Jackaby sempre me chamou a atenção pela capa, bom saber que a história parece ser interessante! Mas nossa, esses erros de edição são super irritantes, né? Tava lendo um livro que também tinha uns erros desses e me irritou muitooo, me tirou a concentração da história várias vezes hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que você iria gostar de ler Jackaby :)
      Sim, incomoda bastante. Principalmente quando esses erros tornam a leitura confusa x.x

      Excluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Normalmente os comentários são respondidos nos fins de semana.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos