Resenha: Perdão, Leonard Peacock

terça-feira, junho 28, 2016

Resenha Perdão, Leonard Peacock Matthew Quick
É o aniversário de Leonard Peacock e para fazer do dia em completa 18 anos algo grande ele decide presentear quatro pessoas importantes para ele – seu vizinho, seu professor de alemão, um violinista iraniano e uma jovem cristã – e então matar seu ex melhor amigo com uma pistola nazista P-38 que seu avô usou na guerra e depois se suicidar. Esses são os planos de Leonard.

Perdão, Leonard Peacock | Autor: Matthew Quick | Editora: Intrínseca | 224 páginas | Adicione ao Skoob 

O que me fez querer ler esse livro foi que na sinopse tem uma espécie de “spoiler” que me fez lembrar os spoilers que a Morte dava em A Menina que Roubava Livros, mas um livro não tem nada a ver com o outro tirando a parte que eu acho que todo mundo deveria ler ambos – e quando eu digo que todo mundo deveria ler essa obra do Matthew Quick, é todo mundo com mais de 14 anos porque contém palavrões e fala de assuntos sérios e intensos.

A primeira coisa que eu notei logo no início do livro era que o Leonard estava com depressão e ao longo da leitura foi um tanto angustiante ver que as pessoas ao redor do garoto não percebiam uma coisa que para mim que estava lendo os pensamentos dele era tão óbvia.

O livro é narrado em primeira pessoa e isso me fez sentir mais próxima do Leonard, que é um dos personagens mais intrigantes que eu já conheci. Ele tem uma mãe ausente, é considerado estranho pelas pessoas que estudam com ele e não tem amigos, até aí ok. Tem muitos protagonistas com essas características. O que diferencia o Leonard é a forma como ele pensa e argumenta, e é assim que aos poucos a gente vai descobrindo através de lembranças ou explicações nas notas de rodapé o quão fragilizado e perturbado ele está naquele momento e porque isso aconteceu.
Os personagens secundários não têm muito destaque, mas eles foram importantes porque foi por causa deles que o Leonard tomou cada decisão. Mesmo sendo superficial a visão que Leonard nos dá de cada personagem o Matthew Quick conseguiu criar personagens convincentes, do tipo que qualquer pessoa conhece ou pode conhecer. É aquela mãe negligente, aquela pessoa que fala sobre suas crenças religiosas, aquela pessoa que está disposta a te ajudar não importa o que você faça, ou aquele amigo que a gente sempre procura quando precisa de conforto.

Perdão, Leonard Peacock é o tipo de livro que te faz pensar. Ele fala sobre negligencia, abuso, e morte, tudo isso sobre o ponto de vista de um adolescente que precisa de ajuda e narra o seu dia de forma simples e direta, e é essa simplicidade que equilibra a história já que os assuntos abordados são mais pesados. Os capítulos são curtos e em algumas páginas só tem uma palavra, ou seja, dá para ler ele em pouco tempo – eu li em dois dias.

Já o final do livro me deu esperanças mesmo sendo um pouco vago, mas não consegui não compará-lo com a vida. Não dá para saber o que vai acontecer amanhã.

Aviso de gatilho: com já disse, esse é um livro que fala sobre assuntos pesados como depressão, pensamentos suicidas e abuso sexual.
Resenha Perdão, Leonard Peacock Matthew Quick
“Por que as pessoas só gostam quando você faz perguntas que elas já sabem a resposta? Eu adoro perguntas que me deixam perplexo. Gosto muito de passar dias a fio pesando nas possíveis respostas. Será que as pessoas não gostam mais de pensar?” página 129  
“Ser diferente é bom. Mas ser diferente é difícil. Acredite em mim, eu sei.” Página 105  
“Eu acho que o mundo seria um lugar melhor se dessem medalhas para grandes professores, em vez de darem apenas para os soldados que matam os inimigos nas guerras.” Página 100  
“[...] É uma coisa simples, mas coisas simples importam.” Página 99

E você, já leu esse livro?

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

52 comentários

  1. Não li esse livro, só tinha visto a capa dele por aí, não tinha nem ideia do que ele falava sobre. Gostei da sinopse e pelo que você disse, parece ser bem interessante e falar de assuntos bem sérios. Vou tentar ler. :)
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Eu tenho curiosidade em ler esse livro, mas nunca me aventurei em nenhum livro do Matthew - até tenho O Lado Bom da Vida, mas ainda não tive aquele "animo" para lê-lo. Gostei da sua resenha e espero, quem sabe, em breve, conhecer mais sobre esse escritor.

    Não conhecia o seu blog e adorei! Já estou seguindo :D Convido você para conhecer o meu cantinho também: http://psamoleitura.blogspot.com.br

    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Sei como é isso. Perdão, Leonard Peacock ficou na minha estante por um bom tempo até eu ter vontade de ler ele, mas depois me surpreendi com a forma que o autor escreve. Não sei muito sobre O Lado bom da Vida mas acho que deve ser um bom livro também! Espero que você consiga esse animo logo :)
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e do blog! Seja bem-vinda ♥

      Beijos

      Excluir
  3. Não li mas não aguento mais de curiosidade haha Eu já tinha visto uma resenha e tinha ficado levemente curiosa, mas com essa, você conseguiu me deixar louca para ler o livro! Adoro a temática e adoro a profundidade que o livro parece ter. E, além de tudo isso, o que é essa capa!!!??? Que tipografia mais linda! Ótima resenha! Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que te deixei curiosa para ler esse livro! Espero que leia ele logo e que goste :)
      Sim, a capa é linda! Simples, diferente e linda.
      Obrigada ♥

      Beijos

      Excluir
  4. Eu li esse livro em poucas horas e nunca imaginei que me sentiria tão presa a história ahahaha. O que eu mais gostei do livro foi a mensagem e a decisão dele no final...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E é assim mesmo, em um primeiro momento não da para imaginar o quanto o livro vai nos prender e surpreender kkkk
      A mensagem que o livro passa é muito boa! Uma coisa que eu gostei foram as cartas do futuro e o significado delas. Tão emocionante!

      Excluir
  5. Chocada que esse livro tem essa profundidade toda. Eu via o pessoal falando dele mas nem dava muita bola.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, olhando a capa e até mesmo lendo a sinopse não da para saber o quão profundo ele é. Esse é um dos motivos dele ser tão surpreendente.

      Excluir
  6. Que livro intrigante, fiquei curiosa!
    Tenho a sensação de que esse é um daqueles personagens que eu vou me identificar muito, por todos os fatos/problemas que você citou.
    Eu gosto de livros com essa pegada, e escritos em primeira pessoa são melhores ainda. Dá uma intimidade incrível com o personagem. Da mesma forma que gosto quando os blogs que leio postam com uma escrita mais pessoal, sabe?
    Sua resenha ta linda!

    Beijos,
    Priih ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o livro te deixou curiosa!
      Sei, eu também sou assim. É muito bom quando a gente consegue se identificar com um personagem ou ao menos conseguir entender o que ele realmente está pensando ou sentindo, e a mesma coisa é com os blogs!
      Obrigada ♥

      Beijos

      Excluir
  7. Eu fiquei atraída por esse livro agora, já vi falarem dele tantas vezes, mas nem a sinopse eu sabia como era. Não é bem o tipo de leitura que eu estou acostumada, mas irei coloca-lo na minha lista de compras. Desse autor eu li O Lado Bom da Vida, tomara que seja tão bom quanto ele.

    Livros e Nerdices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou! Se você ler o livro me conta o que achou :)
      Olha, até agora eu só li Perdão, Leonard Peacock do Matthew mas desconfio que tudo que ele escreve é bom. hahaha

      Excluir
  8. Não conhecia esse livro. Mas a história parece ser bem forte, gostei muito das citações.

    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não chega a ser muito forte, a forma como o personagem narra deixa as coisas um pouco mais leves :)

      Beijos

      Excluir
  9. Aquele momento da vida em que eu me controlo para não comprar mais um livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha Sei bem como é isso. Mas quando tiver oportunidade compra esse livro sim, vale a pena :)

      Excluir
  10. Não é um livro que me chame atenção, já que eu gosto de coisas que sejam completamente contrárias à vida "real", então fujo bastante desses livros que falam sobre o poder psicológico do ser humano, entende? Mas sua resenha foi tão leve e gostosa de ler que eu não me importaria de passar perto de uma história assim, sério! :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo, eu também gosto de ler livros desse tipo.
      Own fico feliz em ler isso *-*

      Excluir
  11. Menina, fiquei querendo ler. Adorei as colocações sobre ele.

    ResponderExcluir
  12. Gostei da resenha, não conhecia este livro e já vou colocar na minha lista para ler este ano. O tema é atual e muito sério. Gostei das frases do livro que você postou abaixo, me deu mais curiosidade para ler. Beijão
    Charme-se

    ResponderExcluir
  13. Que livro sensacional, amei a temática dele e confesso que já quero ler! Será que encontro um pdf dele? Irei procurar para ler haha. Beijos

    www.abitoffashioneb.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Encontra sim! Eu vi que ele o pdf dele disponível no lelivros :P

      Beijos

      Excluir
  14. Nunca tinha ouvido falar desse livro (perdão mundo), mas fiquei bem curiosa com a sua resenha (que por sinal tá muito bem escrita), me senti como se alguém estivesse falando sobre um conhecido que eu tinha que conhecer (?) hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normal, acho que esse livro não chega a ser muito conhecido.
      Obrigada! Que legal que você se sentiu assim *-* hahaha

      Excluir
  15. Não conhecia a história do livro, apenas o nome e a capa. Porém, gostei da sua resenha e fiquei curioso. Fiquei na dúvida sobre o livro ser forte, mas vi que você respondeu isso em um comentário, então. Quem sabe eu não comece a ler? Estou precisando voltar mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Espero que leia o livro e goste :)

      Excluir
  16. Leonard é um menino pertunado. Não sei o que aconteceu no passado com ele para ele se sentir asssim, tão revoltado,frustrado. Mas atitudes iguias a dele sempre tem uma explicação por traz. Gostei de saber que o livro e narrado em.primeira pessoa, parece que é a gente que está escrevendo né? Adorei mesmo, beijos <3 http:// joicyrecco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem uma boa explicação por traz de tudo isso. Sim, livros narrados em primeira pessoa deixam os personagens muito mais próximos da gente. Que bom que gostou ♥

      Beijos

      Excluir
  17. Nunca li o livro e nem o conhecia.
    A menina que roubava livros sim, eu tenho interesse em ler.
    Gostei das suas considerações sobre o livro, mas na verdade, prefiro mesmo um romance meia boca, uma comédia ou algo do tipo! rsrs...

    bjO e tenha um ótimo sábado!

    Dany
    Blog Breshopping da Dany
    Instagram @breshopping_da_dany
    Curta no Facebook
    Conheça também o Breshopping da Dany KIDS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Menina que Roubava Livros é ótimo! Recomendo ele também *-*

      Beijos

      Excluir
  18. nao conhecia esse livro,mas gostei da resenha,vou procurar le o livro deve ser muito bom ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Sim, ele é muito bom :)

      Excluir
  19. Eu já devo ter topado com esse livro por aí, mas nunca tinha ouvido falar sobre sua temática. Achei interessante... Conheço o Lado Bom da Vida do mesmo autor, tá na minha lista pra ler, mas minha lista sempre cresce haha Talvez eu adicione esse também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em vez da nossa lista de livros para ler diminuir, ela só aumenta. Sei como é hahaha

      Excluir
  20. Fiquei bem curiosa ao ler a sinopse dele também... Parece ser bem tenso e dramático. Nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Ficou bem explicativa sua resenha, mais sem spoilers (o que é bom pra gente que ainda não leu, haha).
    Beijo,
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é um pouquinho tenso sim, mas é bem pouco na verdade.
      Obrigada ♥

      Beijos

      Excluir
  21. Achei muito interessante o livro, pena que minha lista de leitura está enormeeee caso contrário iria procurar para ler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando sua lista diminuir procure por esse livro, vale a pena ler ele :)

      Excluir
  22. Ta tinha ouvindo falar deste livro, mas não tinha lido nenhuma resenha dele, mas lendo a sua me deu uma certa aflição sabe. Imagino que lendo o livro esse sentimento desse ser maior ao conhecer tudo que está acontecendo com o protagonista.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, acho que se você se sentiu assim lendo sobre o livro ao ler ele provavelmente vai sentir mais aflição ao ler o livro...

      Excluir
  23. Oie, tudo bem? Já vi muito sobre esse livro pela internet mas confesso que não sabia qual sua temática. Pela sua resenha parece ser bem interessante. Gosto de livros mais sérios e que nos fazem pensar na vida. Excelente post. Já anotei aqui para ler em breve. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bem e você?
      Que bom que gostou, espero que também goste do livro :)

      Excluir
  24. Não conhecia e nem o tinha visto ainda, e olha que sou visitadora frequente de livrarias. Achei a sinopse e o mote da história muito interessantes. Vou colocá-lo na lista de livros que vou conhecer (e decidir se trago para a casa) na Bienal de São Paulo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça isso! Espero que goste do livro :)
      E aproveite a Bienal por mim!

      Beijos

      Excluir
  25. Amei essa sinopse e super me interessei pelo livro!
    Acho que vale a pena a leitura!

    Cheiro de Pipoca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Sim, na minha opinião super vale a pena ler esse livro!

      Excluir
  26. Não conhecia o livro e nem o autor ,já adorei a sinopse e tenho certeza que vou adorar mais ainda o livro .Já anotei a nome para eu procurar aqui <3 <3

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que se interessou! Quando ler o livro vem me contar o que achou dele :)

      beijo

      Excluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Normalmente os comentários são respondidos nos fins de semana.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos