6 clichês que me incomodam

sexta-feira, junho 03, 2016

clichês que me incomodam
fonte: we heart it
Oi, oi todo mundo!

Ah, os clichês... O que mais tem nos livros/filmes/séries de TV são clichês e isso uma hora ou outra acaba cansando. Eu não tenho mais paciência para eles mas é claro que não é porque o livro/filme/série tem algum clichê que ele vá se tornar ruim, apenas que se não tivesse determinado clichê a história poderia se tornar muito mais rica e interessante.

Fazendo me*** em nome do amor. Que também pode ser chamado de Síndrome de Romeu e Julieta. Sim, Clary e Jace, eu estou falando de vocês. Sabe aquele personagem que está tão apaixonado por outra pessoa que faria qualquer coisa por ela? Qualquer coisa incluindo colocar outras pessoas em perigo.

Triângulo Amoroso.  Acredito que o triângulo amoroso é o clichê que ficou mais cansativo e são vários os motivos para que eu não goste dele. 1) Quando se trata de uma garota e dois garotos normalmente um dos garotos é legal e gentil e o outro é um badboy. 2) Deixa os leitores divididos, amando um personagem e odiando o outro. 3) É uma situação que eu acho difícil realmente acontecer, onde personagem X se apaixona por personagem Y e personagem Z ao mesmo tempo em que personagem Y e personagem Z se apaixonam pelo personagem X. Enquanto isso é muito comum nos livros não é na vida de quem está lendo um livro com esse clichê. 4) Esse tipo de romance tende a ofuscar o melhor que o livro pode oferecer. Está acontecendo uma guerra no país, os rebeldes estão atacando e a personagem está preocupada com qual dos seus amores ela deve escolher.

Síndrome de "O Escolhido" (peguei a referência aqui). Esse é um clichê difícil. Porque é difícil encontrar um livro de fantasia que não tenha um protagonista assim. Então para quem gosta de livros desse gênero (no caso eu) precisa engolir esse clichê. Normalmente o protagonista tende a ser uma pessoa loser no início da história, ele tem poucos amigos, problemas familiares e as vezes um romance problemático MAS o mundo precisa ser salvo e cabe a quem fazer isso? O nosso protagonista! Que uma hora é um perdedor e na outra descobre que tem super poderes (ele aceita isso numa boa sem se surpreender) e que tem que impedir que o vilão mate geral. Acho que acabei de descrever o Percy Jackson...

O BadBoy. Sim, eu estou falando de vocês Jace e Will. Eu falo badboy mas também serve para badgirl. O badboy é aquele cara lindo, charmoso e estiloso que a mocinha logo de cara sente atração. Mas como o mundo não é perfeito ele também é arrogante e muitas vezes trata a mocinha de forma mau-educada, mas ao invés dela se afastar dele e procurar alguém que a trate bem ela fica ali com o pensamento "Ele deve ter um motivo para ser assim, eu preciso descobrir o que é e consertar ele.", miga, para.

Efeito Smurfette. Esse é o que menos me irrita mas ainda assim acho que os autores poderiam usar um pouco mais de criatividade nisso. O grupo de amigos é composto por vários garotos e só uma garota e quando surge outra garota as duas se tornam automaticamente inimigas. E claro, sempre que aparece outra garota, ela é a bitch. Tipo, autores, qual é o problema em uma mulher ter amigas?

Personagens estereotipados. Felizmente eu não tenho encontrado muito disso nos livros que ando lendo. Mas ainda encontro muito nos filmes americanos. Personagens estereotipados seriam: o protagonista branco que tem um melhor amigo negro; um casal de melhores amigos onde um é apaixonado pelo outro mas esse outro não faz ideia disso; a protagonista sem sal que não tem um pingo de amor próprio mas é desejada por todos; a loira que é linda e popular mas trata todo mundo mal, aquela pessoa que é extremamente boa e outra que é extremamente má e etc...

Clichês que me incomodam
fonte: we heart it
♦♦♦

Não sei porque os autores continuam escrevendo esses clichês, talvez seja porque gostem ou é mais fácil. O triângulo amoroso vai fazer com que o leitor termine de ler o livro para saber quem o personagem X escolheu. O badboy traz todo um mistério para o livro. Como eu já disse esses clichês não tornam a história ruim, alguns autores conseguem tornar a história interessante mesmo tendo esses clichês, é só que em muitos casos a trama fica irritante ou maçante. Então, por favor autores, vamos tentar algo novo? Vamos ser mais ousados?

Mas e quanto a você, tem algum clichê que te incomoda?

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

10 comentários

  1. Oi, Rubyane!
    Então, eu acho que o clichê que mais me incomoda dos que tu citou é o triângulo amoroso. Não tenho paciência, até porque essa situação é muito irreal ao meu ver.
    E eu acho que os autores insistem nesses clichês porque é fácil, funciona e muita gente ainda gosta!

    Adorei o post!

    BLOG COISA E TAL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fêh!
      Concordo! Acaba sendo mais fácil colocar um desses clichês na história.
      Que bom que gostou :)

      Beijo

      Excluir
  2. Esse clichês me incomodam muito mesmo, principalmente triângulo amoroso e Efeito Smurfette, me desanima de assistir/ver alguma coisa.

    Livros e Nerdices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Desanima mesmo, e torna a experiência de assistir ou ler a tal história cansativa :/

      Beijo

      Excluir
  3. Concordo que esses clichês já encheram o soco. Por isso, ultimante ando sempre procurando livros que tem um diferencial.
    Beijos
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Esses são os melhores livros!

      Beijo

      Excluir
  4. Eu simplesmente ODEIO triângulos amorosos. Sorte que é raro eu ler algo que tenha, até porque, os que eu leio são os livros dos "escolhidos" hahaha. Na verdade, todo e qualquer clichê que envolva romance, eu não suporto.

    Fanpage ZdC | Canal ZdC

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triangulo amoroso é o fim. Eu já não tenho tanta sorte nisso...
      O pior é quando "o escolhido" está no meio de um triangulo amoro x.x hahaha

      Excluir
  5. Ruby, concordo com a maioria, acho os triangulos amorosos o mais tedioso de todos, e claro... o efeito sumerffete... Não suporto !
    Acabei de chegar e amei seu blog, já estou seguindo <3
    Beijãoo !

    www.simplesmentecriativa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triangulo amoroso é realmente tedioso x.x
      Awn fico feliz que tenha gostado, seja bem-vinda! ♥

      Beijo

      Excluir

Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
Os comentários serão respondidos o mais rápido possível.
Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos