Resenha: O Substituto de Brenna Yovanoff

segunda-feira, maio 16, 2016

Resenha O Substituto Brenna Yovanoff
O Substituto.
Autora: Brenna Yovanoff.   Editora: Bertrand Brasil.
Páginas: 336.                       Fantasia: Fantasia.
No Skoob.                            Minha nota: 5/5

Em uma cidadezinha americana a cada 7 anos um bebê humano é substituído por outro bebê, não humano. O bebê substituto acaba morrendo poucos meses depois. Ninguém se opõe ou reclama por perder seus filhos, apenas aceita para a cidade continuar próspera. No submundo da cidade – conhecido como Casa do Caos – vivem criaturas não humanas, como garotas-cadáver, onde são governados pela jovem Morrigan.

Mackie Doyle é um substituto que sobreviveu graças a irmã e mãe adotivas, mas agora com seus 16 anos e alérgico a ferro e solo sagrado está enfraquecendo, morrendo. Não tendo opções Mackie aceita fazer favores aos moradores da Casa do Caos para conseguir um estranho remédio enquanto pensa em um jeito de encontrar a irmãzinha de Tate – garota que estuda com Mackie – que foi substituída.

“Todo mundo tem uma origem. Todos vieram de algum lugar. Só que o lugar de algumas pessoas é mais simples do que de outras.” página 18

O Substituto tem uma pegada um tanto sombria que combina bastante com a capa do livro e com esse friozinho que tem feito esses dias mas mesmo assim eu o recomendo para ser lido em qualquer época do ano ♥ O que eu mais gostei no livro? O amor de irmãos. Acaba sendo normal ver rivalidade entre irmãos nos livros e filmes então eu sempre acabo morrendo de amores quando os irmãos são amigos e apegados um ao outro e esse é o caso de Mackie e Emma. Além da relação dos dois ser fofa dá para notar que o Mackie só é quem ele é graças a Emma.

“- Emma, quem me manteve vivo todo esse tempo... foi você.” página 127
Resenha O Substituto Brenna Yovanoff
O livro é narrado em primeira pessoa pelo Mackie assim dando uma boa visão do que o garoto sente, algo que eu gostei foi que em alguns momentos eu consegui sentir a surpresa e a confusão que ele sentia.

Os personagens foram bem construídos de tal forma que todos foram úteis e se mostraram importantes em algum momento. Mackie é um menino fofo e intrigante. Ele não pertence 100% nem aos humanos e nem aos seres que vivem na Casa do Caos. E mesmo ele sendo considerado diferente, para mim ele é como muitos adolescentes que se sentem diferentes e sozinhos. Roswel me surpreendeu sendo tão compreensivo. Se houvesse um prêmio de melhor amigo do ano ele deveria ganhar. Tate me surpreendeu também, então apenas tenha em mente que ela é mais forte do que aparenta. Morrigan, quando não estava sendo extremamente fofa estava sendo extremamente irritante (para não dizer coisa pior). A questão é que além de aparentar ser uma criança, na maioria das vezes ela se comportava como uma, só que ela tem todo um povo para cuidar, assim tendo que tomar decisões difíceis. E isso fez dela a personagem mais interessante do livro.
Resenha O Substituto Brenna Yovanoff
Mas teve uma coisa que me incomodou, incomodou porque me deixou curiosa durante a leitura, me deixou esperando e desejando saber quem eram os pais biológicos do Mackie. Achei que teria sido interessante se eles aparecessem, colocar mais confusão onde já tem muita. Mas lá no final do livro a autora conseguiu me deixar sem palavras, que reviravolta foi aquela?! E o bacana é que mesmo com o plot twist lá no finalzinho a Brenna soube terminar a história de forma que fica agradável ao leitor, não deixando pontas soltas.

O Substituto é um livro todo especial, a forma como a autora cuidou de cada detalhe tornando tudo emocionante e bonito. É um história sobre solidão e amor familiar.

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

12 comentários

  1. Fiquei com vontade de ler!
    Ótima resenha, já coloquei na minha wishlist, mas falta os mais importantes: tempo e dinheiro. D:

    blogleitorit.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!
      hahaha Eu sei como é isso, mas quando ler o livro me conta o que achou :)

      beijo

      Excluir
  2. Nossa, parece ser um livro bem único, nunca vi nada parecido. Fiquei interessada!
    Beijos
    Mari
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é uma história única. Recomendo! ♥

      Beijo

      Excluir
  3. Vi esse "Brenna Yovanoff" e fiquei aqui quebrando a cabeça porque esse nome me parecia familiar, só não sabia da onde... até que li a sinopse do livro e lembrei, ela é uma das duas amigas escritoras da Maggie Stiefvater! Esse O Substituto foi o livro dela que mais me chamou atenção mesmo, e agora que vi que parece ser bom vou colocá-lo na minha lista. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Eu não sabia que elas eram amigas e quando vi um comentário da Maggie sobre o livro na capa dele eu meio que surtei hehehe
      Mas é um ótimo livro, se você gosta dos livro da Maggie por serem únicos e originais vai gostar também de O Substituto :)

      Beijo

      Excluir
  4. Eu adoro muito esate livro e gostaria que mais pessoas lessem ele eara perfei fiquei muito feliz com sua resenha. Parabéns! Só tenho um ponto para resaltar, as fotos estão um pouco escuras, melhore um pouco na iluminação que estara perfeita :)

    www.ilustrapyxis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que você leu o livro! Pelo que vi ele é bem pouco conhecido aqui no Brasil o que é uma pena, ele é tão bom.
      Obrigada pelo carinho e a dica ♥

      Beijo

      Excluir
  5. Menina, ainda não cheguei a ler esse livro, mas pela capa e pela Resenha do livro que você escreveu não tem como não amar. <3 <3

    Blog: http://www.estranhassensacoes.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que se você gosta desse tipo de livro mas gostar de O Substituto sim. Ele é muito bom! ♥

      Beijo

      Excluir

Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
Os comentários serão respondidos o mais rápido possível.
Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos