Resenha: Dama da Meia-Noite

sexta-feira, maio 27, 2016

1) Essa resenha não contém nenhum spoiler da série Os Instrumentos Mortais MAS tem um spoiler lá do final de Princesa Mecânica (As Peças Infernais), mas eu aviso quando for falar disso. 2) Não é necessário ter lido As Peças Infernais e/ou Os Instrumentos Mortais mas para ler Dama da Meia-Meia. 3) Se prepara que a resenha está um pouquinho grande.
Resenha Dama da Meia-Noite Cassandra Clare
Dama da Meia-Noite. Os Artifícios das Trevas - livro 1
Autora: Cassandra Clare.   Editora: Galera Record.
Páginas: 555.                      Gênero: Fantasia, romance.
Skoob.                                  Minha nota: 5/5 ♥

Cinco anos se passaram desde os acontecimentos de Cidade do Fogo Celestial, Emma Carstairs agora com 17 anos vive no Instituto de Los Angeles com seu parabatai, Julian Blackthorn, e os irmãos dele, Tiberius, Livvy, Drusilla e Octavian. Quando corpos de humanos e fadas começam a ser encontrados da mesma forma que os pais de Emma foram encontrados a cincos anos atrás Emma vê a chance de encontrar o assassino e se vingar. Devido aos assassinatos a Corte Unseelie propõe um acordo, em troca de os moradores do Instituto descobrirem quem está matando as fadas Marck Blackthorn será devolvido a sua família. Tudo sem que a Clave descubra já que ela mantém a Paz Fria, lei que proíbe que o povo das fadas tenha qualquer contato com caçadores de sombras. Em meio a tudo isso Emma se vê confusa com seus sentimentos em relação a Julian mesmo sabendo que a lei proíbe qualquer relacionamento romântico entre parabatais.

"Lex malla, lex nulla.
Uma lei ruim não é lei" página 153

Eu estava esperando para ler esse livro desde que li Cidade do Fogo Celestial, ou seja tinha expectativa envolvida e felizmente não me decepcionei. Algumas coisas não mudaram, a escrita da Cassie continua a mesma, intrigante e com um leve humor. O livro não me surpreendeu muito – provavelmente porque eu procurei por spoilers antes de começar a leitura – mas o que eu mais gostei foram os personagens e suas peculiaridades.

Jules teve que abandonar a infância aos 12 anos para cuidar de seus irmãos mais novos, e em alguns momentos fica claro que ele não vê mais as crianças como irmãos e sim como filhos. O melhor é que ele não sai por aí sendo arrogante ou desagradável com as pessoas para esconder um segredo (como Jace e Will), ele esconde segredos sim (até mesmo da Emma), mas faz isso sendo um bom irmão e amigo.
Emma é diferente tanto de Clary quanto Tessa, ela é mais madura e ousada. Não só pela idade mas acho que pelos problemas que enfrentou desde criança sendo caçadora de sombras. E ela tem uma amiga! Foi tão legal ver duas mulheres conversando sobre assuntos diferentes e ajudando uma a outra em um livro!
Eu não sabia muito o que esperar de Cristina, mas a moça me surpreendeu. Ela é compreensiva, inteligente e enquanto todo mundo estava meio desesperado Cristina estava lá tentando acalma-los.
Mas os personagens mais interessantes – e que eu espero que tenham muito mais destaque futuramente – foram Ty e Dru. Ty com o seu jeitinho todo sério, demonstrando alguns traços de Autismo; gostando dos livros do Sherlock Holmes; querendo ser uma espécie de detetive caçador de sombras e não gostando de mudanças. E Dru que não é um dos gêmeos, nem a mais velha ou mais nova dos Blackthorn; que parece ser mais velha do que realmente é; que não tem o mesmo corpo magro e esguio dos irmãos e que adora filmes de terror.

Como eu disse lá em cima não é preciso ter lido Os Instrumentos Mortais ou As Peças Infernais para entender Dama da Meia-Noite. O livro explica tudo que se precisa saber sobre o mundo dos Caçadores de Sombras o que para mim foi bem entediante no começo, sabe quando te explicam uma coisa que você já sabe? Então...

Dama da Meia-Noite é narrado em terceira pessoa pela perspectiva principalmente de Emma ou Jules e as vezes pela perspectiva de Cristina, Mark ou Kit Rook. Particularmente gostei bastante quando a narração focava no Kit, o garoto tem uma personalidade legal e a história que envolve a sua família é interessante, confusa, intrigante e eu já comecei a shippar ele com um certo Blackthorn aí.... Espero que o garoto tenha mais destaque nos próximos livros (e acho que vai ter sim).
Resenha Dama da Meia-Noite mapa de Los Angeles
Quanto a edição física, ela está razoável (pelo menos a edição de colecionador). A capa do livro é linda e a edição ainda veio com um mapa dos arredores de Los Angeles só que eu encontrei vários erros de digitação, isso não chegou a me incomodar mas parece que revisaram o livro às pressas sem dar muita atenção para ele.

Apesar de Dama da Meia-Noite ser um livro um pouco longo é bem fácil e gostoso de se ler. Recomendo ele principalmente para quem leu As Peças Infernais e/ou Os Instrumentos Mortais e quer rever alguns personagens ou saber o que eles estão fazendo com suas vidas. Porque sim, alguns personagens antigos aparecem, tipo o Magnus ♥

[spoiler de Princesa Mecânica] A melhor parte do livro foi quando Jem e Tessa apareceram. Eu passei o livro todo esperando pelo momento e quando aconteceu por pouco eu não surtei. Jem foi um fofo com direito até a contar segredos da Clave para a Emma. ♥ [/fim do spoiler de Princesa Mecânica]

Então juntando os novos personagens com os de As Peças Infernais, Dama da Meia-Noite se tornou o meu livro favorito da Cassandra Clare! Só teve uma coisa que me deixou confusa, dava para pedir pizza através de aplicativos no celular em 2012?

"– Não é esse o espírito da Lei, Emma. Lembra? A Lei é dura, mas é a Lei.
– Pensei que fosse “a Lei é irritante, mas também é flexível”." página 26 
"– Toda história é uma história de amor. [...] Leis não significam nada, menino – disse Malcolm, com uma voz baixa que mesmo assim ressoou. – Não há nada mais importante do que o amor. E nenhuma lei superior." página 81

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

8 comentários

  1. Gente, que lindos esses livros! Sério, OLHA ESSAS CAPAS! Amo livros bonitos!
    Sua resenha ficou muito boa, Ruby! Fica legal de ler, não é cansativa. Gostei! Eu não conhecia esses livros, já conhecia os livros (e também filme, série) de Instrumentos Mortais, mas também não os li ainda. Mas tenho vontade, acho a história muito interessante!
    bjs
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é lindo? Eu também adoro livros bonitos.
      Obrigada, Mah! Fico feliz em ler isso. Esse é um dos meus medos, sabe? Escrever demais e acabar deixando o texto cansativo kkk
      Os livros da Cassandra Clare estão na minha lista de favoritos então tudo que eu posso te dizer é: leia os livros dela! *o*

      Beijo

      Excluir
  2. Ja ouvi falar da série, mas ainda não li nenhum livro </3
    Dama da meia noite tem uma capa tão bonita quanto a dos outros livros, né?
    Muito bom quando um momento que ficamos esperando acontece rsrs
    Ah e amo livros com mapas.
    Beijos!

    www.quetransborde.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta de livros com fantasia provavelmente vai gostar dos livros da Cassie :)
      Sim, a capa é linda! Todas as capas dos livros da Cassie são lindas mas essa de Dama da Meia-Noite é a minha favorita ♥
      Livros com mapas são os melhores!

      Beijo

      Excluir
  3. Sempre que encontro uma resenha de um dos livros da Cassandra, fico mais tentada a começar alguma leitura dela.. hahah
    Que capa linda!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia os livros da Cassie! Eu recomendo! *o*

      Beijo

      Excluir
  4. Hey!!!

    Eu preciso ler esse livro, tipo pra ontem!!! :D

    Sou fissurada nas obras de Cassandra, e não vejo a hora de conhecer mais sobre Emma e Jules.

    Beijos,

    http://tordodemorango.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Você provavelmente não vai se arrepender em ler Dama da Meia-Noite! E a Emma e o Jules são os melhores protagonistas ♥

      Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
Os comentários serão respondidos o mais rápido possível.
Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos