Não seja Vaidoso(a)

segunda-feira, fevereiro 22, 2016

texto não seja vaidoso
Fonte: We Heart It
Depois que eu li um texto do Mark Manson comecei a perceber uma coisa que eu nunca tinha parado para pensar antes. A vaidade aqui no Brasil é considerada um elogio. Digo no Brasil porque não sei como as coisas funcionam lá fora mas por aqui ser vaidoso significa cuidar da sua aparência, se preocupar com o que veste e ter auto confiança. Quando alguém ouve um "Você é tão vaidoso" a pessoa fica feliz, não passa pela cabeça dela ou da pessoa que disse aquilo que a Vaidade é um dos 7 pecados capitais. Como essa mesma pessoa se sentiria se recebesse um "Você é tão invejoso"? Não seria tão agradável não é? O que eu quero dizer com isso é que nós nos acostumamos com coisas erradas e nem sequer nos damos conta.

Isso pode ser só bobagem da minha cabeça, é claro. Perfeccionista e meio controladora do jeito que eu sou, querendo mudar o mundo com coisas que talvez nem façam a diferença. Mas ser vaidoso(a) não é algo bom, uma pessoa vaidosa pode facilmente se tornar arrogante, fútil e com isso tratar mal as outras pessoas.

Cuidar da sua aparência e se amar não é algo errado. Acredito até que antes de você querer amar outra pessoa você tem que amar a si mesmo, se sentir confortável com o seu corpo e com a sua própria companhia, aí sim você estará pronto para amar outra pessoa. Mas como tudo precisamos tomar cuidado com a dose, precisamos de um equilíbrio.

Só pense nisso e não aceite a vaidade como um elogio. Se quiser, é claro.

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

15 comentários

  1. Perfeita colocação, Rubyane! O problema é quando nos tornamos narcisistas demais.

    Flor de Júpiter | www.flordejupiter.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Não vejo problema em haver certa vaidade, mas quando se torna algo exagerado realmente é hora de refletirmos. Tudo em excesso faz mal!
    Beijos.
    Nasci Gabriela - www.nascigabriela.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi oi!
      Concordo, qualquer coisa em excesso é prejudicial.

      beijos

      Excluir
  3. Gostei muito da reflexão. Vaidade demais às vezes acaba levando as pessoas à futilidade e distorce sua visão de si mesma e também do mundo. É legal se cuidar, mas não tornar isso uma obsessão!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso, Mari! E que bom que gostou :)

      beijos

      Excluir
  4. Gostei bastante da sua reflexão. Acho que um pouco de vaidade não faz mal a ninguém, mas o excesso é algo realmente preocupante.

    Beijos,
    vivendodedevaneios.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Sim, também acho que um pouco de vaidade não faz mal, pode até ajudar algumas coisas também.

      beijos :*

      Excluir
  5. Interessante, tenho pensado bastante nisso.
    Vaidade é um assunto bem amplo se for pensar tanto na aparência quanto nas decisões que tomamos na vida profissional e pessoal.
    É uma linha tênue que pode partir e deixar, como você disse, a pessoa arrogante e até infeliz sem saber, só esperando aprovação dos outros, o que é triste.

    Achei bem pertinente a discussão.
    Parabéns :)

    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! A vaidade alem de muitas vezes fazer mal as outras pessoas também prejudica o vaidoso.

      Obrigada :)

      Excluir
  6. Ruby, te enviei um email! Dá uma olhadinha lá na sua caixa de emails!
    bjss
    Marília do blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Pensando por esse lado aí, acho que a gente acaba tomando o termo vaidade de formas diferentes. Tem aquele "vaidoso" que é um elogio, tipo: " Nossa! Fulana é tão vaidosa, só anda bem cuidada". É aquela coisa que levamos para nós de sermos vaidosas cuidar de nós mesmas.
    Porém tem o termo vaidade que não é elogio, e é pecado para quem crê. Que é aquele ser humano que quer ser admirado, quer ser reconhecido, que ser "popular", e muitas vezes fazerem atrocidades, passam por cima dos outros simplesmente por querer ser "o melhor" e ser reconhecido por isso.
    Gostei da sua reflexão, me fez pensar e também lembrar que eu ultimamente não ando tão vaidosa (do lado bom da palavra), ou seja, preciso me cuidar mais ;)
    Beijinhos
    http://meroodetalhe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pensando nisso notei que não temos uma palavra para usar no lugar de vaidoso (do bom sentido) aí fica essa coisa de que uma palavra tem dois significados opostos.
      hahaha Somos duas, eu também ando precisando me cuidar mais.

      beijos

      Excluir
  8. Nunca tinha pensado nisso e é pura verdade! Ainda mais com toda essa onda de aceite seu corpo a vaidade pode quase parecer legal, mas você tem razão, não é a toa que a vaidade é um dos 7 pecados capitais, ela é o excesso de se amar, se amar a ponto de isso ser mais importante do que todo resto. Vou prestar mais atenção quando uso essa palavra, obrigada pela reflexão :)

    Beijoss
    Maeve

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e infelizmente a gente não tem uma palavra para usar no lugar de vaidade (quando se trata de um elogio) :/
      Por nada, que bom que gostou!

      beijo

      Excluir

Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
Os comentários serão respondidos o mais rápido possível.
Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos