Novembro Azul

domingo, novembro 29, 2015

Era para esse post ter saído antes mas sabe aquela pessoa que sempre acaba deixando tudo para a última hora? Prazer, eu. Novembro já acabou mas nunca é tarde para falar sobre o Novembro azul ou o Outubro rosa.

O Outubro Rosa é o mês dedicado em espacial para a campanha de conscientização contra o câncer de mama assim como o Novembro Azul é destinado para a campanha contra o câncer de próstata. Acho que todos já sabem disso mas talvez (talvez) não saibam que o câncer de próstata é um dos cânceres que mais mata homens, perdendo só para o câncer de pulmão.

E creio que isso aconteça por dois motivos. 1) Todo brasileiro tem a mania de deixar tudo para a última hora, principalmente ir ao médico. Muita gente só vai ao médico quando os remédios vendidos na farmácia e os caseiros não estão fazendo efeito. 2) Porque o homem, não generalizando mas muitos homens tem preconceito com o exame do toque retal e acredito que também tenham medo e vergonha.

Ao contrário das mulheres os homens não tem o costume de ir ao médico com frequência e muitas vezes, quando finalmente decidem ir ao médico já é tarde demais. Eu entendo que muitas vezes ir no pronto socorro do hospital não resolve nada e que ás vezes tirar algumas horas de folga no trabalho é algo impossível, mas cara, eu tô falando de saúde! "Ah, mas é só uma dorzinha, logo, logo passa." Ok, pode até passar mas já pensou no que essa dorzinha pode causar daqui à a 6 meses ou 1 ano?  Não pense apenas no presente ou em você mesmo, pense no que as pessoas ao seu redor vão sentir caso algo te aconteça.

E é claro, isso tudo não serve apenas para os homens, também vale para as mulheres, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres. Então, vá ao médico ;)

Este texto faz parte do projeto rejeitados do grupo Blogs Up.

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

12 comentários

  1. Bacana seu texto! Os homens devem se cuidar mais.

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Verdade, os homens deveriam deixar esse preconceito de lado e se preocuparem mais com a própria saúde.

      beijo

      Excluir
  2. Que o preconceito seja deixado de lado e que os homens se conscientizem.
    Saúde sempre mais importante! ^^
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. acho super importante essa conscientização, principalmente pq alguns homens ainda têm um preconceito besta, e preferem não ficar com a saúde em dia ;)
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. É uma pena alguns homens ainda terem esse tipo de pensamento.

      beijos

      Excluir
  4. Muito legal essas campanhas terem espaço em blogs, quanto mais o assunto é tratado, menos vira tabu e tem mais chance da vergonha e do medo de ir se tratar acabar :)
    Beijo.
    Choque Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também acho. Tomara que um dia (logo) esse assunto não seja mais um tabu para os homens.

      beijo!

      Excluir
  5. Tanto o outubro rosa como o novembro azul são campanhas muito importantes e que merecem uma visibilidade cada vez maior!
    Os homens costumam ser mais relaxados em relação a saúde do que as mulheres, precisam mesmo de uma campanha reforçada para se prevenir!

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, merecem mesmo.
      Não é? Os homens deveriam pensar mais na própria saúde.

      beijo!

      Excluir

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Normalmente os comentários são respondidos nos fins de semana.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos