Resenha: Branca dos Mortos e os Sete Zumbis [...] de Fábio Yabu

terça-feira, agosto 25, 2015

Branca dos Mortos e os Sete Zumbis e outros contos macabros.
Autor: Fábio Yabu.            Editora: Globo Livros.
Páginas: 200.                     Gênero: Terror
No Skoob.                           Minha nota: ★★★★★

Como o próprio nome do livro diz, este é um livro de contos um tanto macabros, são 12 no total, baseados em alguns contos de fadas, como Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Cinderela e outros. Fábio Yabu foi bem criativo reescrevendo clássicos e mudando completamente as histórias, tirando delas o “e viveram felizes para sempre” e colocando muito sangue, mortes e maldições.

Obviamente tem contos melhores que outros, particularmente achei alguns contos sem sentido e que o autor poderia ter dado mais profundidade para eles. Sabe aquele lance de que toda história tem que ter um começo, um meio e um final? Me pareceu que alguns dos contos só tem começo e meio e que se tivessem sido melhor exploradas teriam sido incríveis mas para mim só estavam ali de enfeite. Mas por outro lado achei geniais alguns contos como por exemplo: Os três lobinhos, A vendedora de fósforos e o vingador, O cemitério e Samarapunzel, gostei bastante da mensagem que os dois primeiros passaram e Samarapunzel foi genial!

A diagramação do livro é ótima, adorei as fontes usadas. E outra coisa legal é que a cada início de conto tem uma ilustração representando o conto a seguir feitas pelo Michel Borges.
Em suma eu gostei bastante de um autor brasileiro ter tido a idéia de transformar clássicos da literatura infantil em histórias macabras. Branca dos Mostos e os Sete Zumbis e outros contos macabros dá medo? Nem um pouco. É macabro? Sim. Vale a pena ler? Com certeza, mas devido a parte do macabro não recomendo a leitura para pessoas com o estômago fraco.

E você, já leu ou pretende ler o livro?

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

2 comentários

  1. As ilustração são bem bizarras, no sentido de que têm uma pegada meio forte, não. No entanto me parecem ser bem divertidos de se ler pelo simples fato de ser uma releitura totalmente diferente daquela que estamos acostumados. Bacana, vou marcar o nome e de escritor brasileiro então...
    um abraço LP
    quatroselos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesse ponto é divertido ler o livro sim. É legal ver uma versão diferente das histórias que a gente cresceu ouvindo.
      Quando ler o livro me conta o que achou!

      beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
Os comentários serão respondidos o mais rápido possível.
Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos