Resenha: Cidade do Fogo Celestial de Cassandra Clare

segunda-feira, abril 06, 2015

Cidade do Fogo Celestial. Os Instrumentos Mortais - livros 6
Autora: Cassandra Clare.   Editora: Galera Record.
Páginas: 532.                      Gênero: Fantasia, sobrenatural, romance.
No Skoob                            Minha nota: ★★★★★

Pode conter spoilers dos livros anteriores da série.
Se você leu minha resenha de Cidade das Almas Perdidas (aqui), você viu que eu não curti muito esse livro, Cidade do Fogo Celestial superou bastante minhas expectativas. Logo de inicio conhecemos a pequena Emma Carstairs e os irmãos Blackthorn – que serão protagonistas da próxima série da Cassie – e sua luta pela sobrevivência, com Sebastian atacando o Instituto de Los Angeles e transformando todos os adultos em Crepusculares (Caçadores de Sombras Malignos). Esperando por próximos ataques os Caçadores de Sombras são mandados para Idris para se protegerem e se prepararem para uma batalha que obviamente se aproxima.

O livro todo é cheio de ação, nisso não poderia ter sido melhor. Eu já tinha dito que o quarto e o quinto livro de TMI não foram tão bons quanto os três primeiros e esse sexto livro eu até me arrisco a dizer que foi quase tão bom quanto Cidade de Vidro. Um ponto positivo para o livro é que o Jace praticamente voltou a ser o Jace de antes \o/  Já a Clary continuou irritante e inconsequente mas um pouco mais madura, assim como os demais personagens como Isabelle, Alec e Simon, que cresceram mas continuaram com sua melhor essência.

E também deu para conhecer um pouquinho mais sobre alguns personagens, como o Raphael ♥ e o Magnus, e é claro é apresentado alguns novos personagens como a Lily, o Malcolm, a Emma, e o Jules com seus irmãos. Adorei todos eles.

"Heróis nem sempre são os que vencem. Algumas vezes, são os que perdem. Mas eles continuam lutando, continuam voltando. Não desistem. É isso que faz deles heróis." p.79

Uma coisa que me incomodou bastante no livro anterior foi o relacionamento do Jace e da Clary, em Cidade do Fogo Celestial apesar desse relacionamento deles, não foi tãão irritante, porem se dependesse de mim eu deletaria todas as cenas desses dois sozinhos juntos. Quando chegava as cenas com os dois sozinhos eu tentava ler aquilo rápido para voltar as cenas legais. Mas falando em relacionamento amoroso, o relacionamento da Isabelle e do Simon não poderia ter ficado mais engraçado, adorável e perfeito. Esses dois provam que eu não sou anti-romance, sou anti-romance com gente que faz o romance ficar diabético de tão doce.

"– La belle Isabelle – disse ele – Sabe que é um caso perdido, você e ela.
– Porque sou um vampiro e ela uma Caçadora de Sombras?
– Não. Porque ela simplesmente é, como se diz?, muita areia para o seu caminhãozinho." p.151

Nesse livro a guerra foi declarada. Devido aos Crepusculares, é uma guerra é entre Caçador de Sombras VS Caçador de Sombras. A Clave sabe que existe um espião entre eles mas demora um bom tempo para começarem a desconfiar de quem é esse espião. O livro teve vários momentos legais, mas os meus favoritos foram: Simon bêbado. E todos os momentos em que apareciam a Emma ou o Zachariah ♥ Ah, lembrando que tem momentos dedicados apenas a Emma, uma forma do leitor conhecer um pouco a menina antes de The Dark Artifices.

"Armas, quando quebram e são remendadas, podem ficar mais fortes nos locais remendados. Talvez aconteça a mesma coisa com o coração." p.182

Para um último livro de saga, Cidade do Fogo Celestial é muito bom. A Cassandra Clare soube manter a ação em um bom ritmo e conseguir me fazer chorar horrores em algumas cenas.

E é isso gente, eu gostei muuuito desse livro devido aos personagens novos e aos de As Peças Infernais, quanto ao resto foi tudo ok. E é, recomendo Cidade do Fogo Celestial, porem eu recomendo que se você ainda não tenha lido As Peças Infernais, leia primeiro a trilogia para então ler Cidade do Fogo Celestial, assim a leitura vai ser mais fácil para ti :). E que venha Lady Midnight e a série Shadowhunters!

Fica mais um pouco. Talvez goste desses:

0 comentários

• Seu comentário é muito importante, portanto, sinta-se a vontade para me contar o que achou desse post, sempre mantendo respeito e bom senso, é claro.
• Normalmente os comentários são respondidos nos fins de semana.
• Lembre-se: espalhe o amor e não spam.
• Espero que tenha gostado daqui. Volte sempre! ♥

@rubyane_santos